Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Meio ambiente

Poluição causadas no meio ambiente

A poluição causada no meio ambiente se deve a vários fatores, pode ser por fábricas, pelos automóveis e mesmo pelo lixo jogado nos rios.

poluição no rio Todos já ouvimos falar em “meio ambiente”, e quando ouvimos essa expressão pensamos imediatamente, não erroneamente, em natureza. Mas a verdade é que meio ambiente é algo muito mais complexo, que atinge, por exemplo, fundos sociais, como a vida do homem.

Logo, se estamos dentro do meio ambiente (qualquer meio ambiente), a agressão a este resulta em impactos diretos na vida humana, e podem sim prejudicar a sobrevivência do próprio homem.

Atualmente, a poluição corresponde a maior forma de degradação ambiental do planeta, e é, em absoluto, produzida pelo próprio homem. Saiba mais sobre a poluição ambiental.

Poluição do ar no meio ambiente

A vida humana se tornou muito mais fácil depois da descoberta de um elemento natural fantástico: petróleo. Mas essa descoberta desencadeou uma outra série de problemas graves, como, por exemplo a poluição. Hoje, o petróleo e seus derivados correspondem aos maiores agentes poluidores do planeta.

fumaça do carro

Um dos elementos mais afetados pelo petróleo no mundo de hoje é o ar. Basta pensar que mais da metade dos carros e outros veículos motorizados ainda utilizam derivados do petróleo para que seus motores funcionem, e depois imaginar os milhares de carros, aviões, barcos, caminhões, trafegado pelas estradas do mundo.

Esses veículos são os principais responsáveis pela liberação de CO2, que é hoje o poluente mais agressivo do ar, responsável, entre outras coisas, pelo efeito estuda, e o constante desequilíbrio ambiental. Enquanto o aquecimento do planeta sobe devido ao consumo destes poluentes, a economia mundial é movimentada pelo petróleo, não sem pagar um preço terrível, naturalmente.

Poluição do plástico no meio ambiente

Outra das grandes inovações e facilidades para a vida que o petróleo trouxe foi o plástico. Ninguém pode, em pleno século XXI, imaginar a própria vida sem o uso do plástico.

Ele está em todos os lugares: móveis, utensílios domésticos, eletrônicos, brinquedos, pneus, óculos, carros, ferramentas, etc. Mas essa inovação também representa um problema para a mãe natureza. Isso porque a vida útil do plástico é maior do que a vida útil do objeto que ele produz.

sacola de plástico na água

Ou seja, enquanto o mercado precisa funcionar, e por isso é necessário que se esteja sempre atualizando os produtos que sempre envelhecem ou quebram, o elemento plástico, desde a sacolinha do mercado, até o gabinete de seu computador, demora no mínimo cem anos para se decompor na natureza. Um século no qual ele vai contaminando e matando toda natureza ao seu redor.

Poluição do petróleo no meio ambiente

Atualmente, o dinheiro é a lei mais forte no mundo, e o petróleo representa uma das moedas de maior valor nesse universo. Não só por seus derivados, mas a própria extração do petróleo representa uma forma de degradação ambiental, pois muitas vezes exige que ecossistemas inteiros sejam destroçados para se alcançar uma jazida.

petróleo no mar

E além da violência da extração, todo processo é nocivo, seja o refinamento e os químicos utilizados, ou seja o transporte. Quantas vezes você não leu ou assistiu ao longo da vida noticias sobre um vazamento que matou milhares de animais e contaminou grandes espaços?

Para mais informações sobre a poluição no meio ambiente assista ao vídeo do Youtube:

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 13/02/2014

Compartilhar