Home » Meio ambiente

Plantas mais venenosas do mundo

Muitas espécies de plantas são nada inocentes: algumas apresentam venenos e mecanismos de defesa podem matar em pouco tempo.

Planta Aconitum napellus venenosa
O reino Plantae é composto por aproximadamente 350 mil espécies de plantas de características muitas vezes curiosas. Algumas possuem artimanhas como venenos mortais, espinhos afiados e enzimas digestivas. Em destaque,  algumas espécies apresentam potentes substâncias neurotoxinas, que são capazes de asfixiar, e outras que são carnívoras, digerem rapidamente os alimentos e roedores capturados. Conheça algumas das plantas mais venenosas do mundo:

Nepenthes attenboroughii

Planta Nepenthes attenboroughiiEncontrada nas regiões centrais das Filipinas, especificamente no cume do Monte Victoria, é uma planta carnívora descoberta há alguns anos. A espécie mede aproximadamente 1,5m de altura, possui formato parecido com um jarro e seu veneno é uma gosma de enzima misturada a ácidos que mata em segundos suas presas, que dificilmente escapam.

Ricinus communis

Planta MamonaApesar de ser uma espécie perigosa, a mamona, nome popular dessa perigosa planta, é encontrada frequentemente em qualquer local. Muitas indústrias químicas utilizam-se de seu óleo, que é conhecido como óleo de rícino, e que também é usado pela medicina, servindo de purgativo. Sua semente é tóxica, tornando-se mortal quando é ingerida. Uma criança, por exemplo, pode ir a óbito depois de ingerir 3 sementes.

Cicuta douglasii

Planta Cicuta douglasiiEncontrada na América do Norte, é uma planta muito perigosa, pois sua toxina,  arruína o sistema nervoso central, provocando muita dor e convulsões e levando à morte em apenas alguns minutos. O principal erro é confundi-la com a cherívia. A Circuta cresce em pântanos e pastagens, é pequena e apresenta flores brancas.

Ageratina adenophora

Planta Rugosum EupatoriumTambém conhecida como Branco Snakeroot, é uma espécie que cresce até 1,5 metros e que possui um veneno semelhante um álcool insaturado, que causa doenças mortais em animais. O perigo da planta começou a ser suspeitado quando animais envenenados acabavam transmitindo o veneno ao homem, através do consumo de leite.
Essas são algumas das plantas mais venenosas encontradas na natureza e presentes em nosso mundo.

Tags: , ,
Publicado por Roberto
Revisado em 30/01/2012

Compartilhar