Home » Mundo

Pimentas mais ardidas do mundo

Importante na cultura brasileira, a pimenta faz bem a saúde e realça o sabor dos alimentos, porém algumas são extremamente ardidas.

pimentas ardidasExistem aquelas pessoas que não conseguem comer sem uma pimentinha ao lado para acompanhar a refeição. Elas realçam o sabor dos alimentos, provocam sudorese, vasodilatação e uma sensação de euforia, mas com tantas variedades o mais sensato é saber primeiro que tipo de pimenta se está comendo, pois o nível de ardência varia muito e existem pessoas que possuem alergias para certas pimentas.

Por que arde?

Mulher comendo pimentaAs pimentas ardidas possuem uma substância chamada capsaicinóide, que não tem sabor nem cheiro, mas que estimula as células nervosas da boca, provocando a sensação de que a boca está queimando. Existe uma unidade específica para se medir a ardência das pimentas, é a Unidade de Calor Scoville (SHU) em homenagem ao farmacologista Wilbur L. Scoville, pioneiro na medição do poder de ardência das pimentas.

Infinity Chili

infinity chiliCultivada em Grantham, no condado de Linconshire (nordeste da Inglaterra), desbancou uma variedade de mais de 4.000 tipos de pimenta, sendo considerada a mais forte do mundo com um nível de ardência de 1.176.182 unidades na escala Scoville. O responsável pelo desenvolvimento dessa pimenta foi Nick Woods, ele conta que tudo começou como um hobby, fazendo molhos picantes, hoje ele é dono da empresa de molhos Fire Foods. Extremamente forte, a pimenta tem uma duração de ardência de mais de 30 minutos e pode causar certos desconfortos, como dores.

Bhut Jolokia

Pimenta Bhut JolokiaTambém conhecida como Ghost Pepper, era a pimenta considerada pelo Guinness World Records como a mais ardida antes de ser desenvolvida a Infinity Chili. Logo que se morde, o efeito bombástico da capsaicina faz com que o cérebro ache que a língua foi queimada, liberando endorfina, responsável pela sensação posterior de bem estar. Tem um grau de ardência de 1.041.427 pontos da escala Scoville.
Outras pimentas são conhecidas no mundo pela sua ardência como a Red Savina Habanero(Califórnia, 580mil SHU), Scotch Bonnet(Jamaica, 250mil SHU) e a Habanero(México, 300mil SHU).

Tags: , ,
Publicado por Luis
Revisado em 17/02/2012

Compartilhar