Home » Gravidez

Pilates na gravidez

Sim! A prática adequada de Pilates durante a gravidez traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem estar da futura mamãe e do bebê.

Grávida com uma bola de pilates

Há diferentes práticas e atividades que podem desenvolver benefícios para determinado público, fazendo com que os interessados possam usufruir das vantagens disponibilizadas para, promovendo diferentes regalias que podem ser refletidas no corpo e organismo.

Para as grávidas, as mesmas poderão apostar no Pilates, sendo que o mesmo é um dos exercícios mais requisitados pelas gestantes, com uma série de benefícios que podem ser usufruídos pelas mulheres que estão esperando um bebê, possibilitando diferentes regalias para a fase de gestação e momento do parto efetivamente. É possível fazer Pilates na gravidez, podendo obter diferentes benefícios com esta atividade que movimenta o corpo por meio de diferentes exercícios.

Fazer Pilates na gravidez: Benefícios

Fazer Pilates na gravidez pode trazer uma série de benefícios para a gestante, sendo que a mesma pode colaborar tanto para seu bebê, quanto para si mesma com a prática de atividades deste gênero. Primeiramente o trabalho da respiração pode ser comprovado como um dos benefícios do Pilates para as gestantes, sendo que através deste processo é possível que a grávida aperfeiçoe os padrões respiratórios que serão utilizados no momento do parto, colaborando para os músculos do tronco e do abdômen, fazendo com que os mesmos possam ser trabalhados.

Grávida em posição de pilates

A correção da postura também é um dos benefícios do Pilates, sendo que, durante a gravidez, é possível que a mulher possua várias dores e complicações devido à má postura, devendo realizar atividades e exercícios específicos para tal finalidade. O fortalecimento do abdômen e do assoalho pélvico permite o relaxamento no momento do parto, fazendo com que o processo possa ser realizado com maior facilidade, conseguindo melhor circulação na região e causando menos dores no momento efetivo de obter o bebê.

A circulação também é um dos benefícios do Pilates na gravidez, fazendo com que tal benefício seja obtido para todo corpo, evitando inchaços e câimbras nas pernas. Além destes benefícios, o Pilates também permite auxiliar no bem-estar físico e mental, contribuindo para a preparação de uma gestante para o momento do parto e para que a mesma possa passar por todos os meses diminuindo as dores e aumentando a qualidade de vida.

Pilates na gravidez: Exercícios

Há diferentes exercícios que podem ser feitos em questão do Pilates da gravidez, sendo que os mais indicados para as gestantes são aqueles que permitem concentrar a atividade nos músculos do abdômen e do assoalho pélvico, fazendo com que os mesmos possam relaxar, sem que contraiam e possam causar dificuldades no momento do parto ou dores. Grande parte dos exercícios para as gestantes são realizados com os quatro apoios, fazendo com que tal posição possa diminuir os incômodos para as grávidas, devendo apostar em exercícios que ofereçam este tipo de equilíbrio, aliviando as tensões que são exercidas nas costas e bacia, também permitindo que os bebês possam guiar para a posição certa no momento do parto.

Grávida fazendo pilates

Pilates na gravidez: Quando começar

É indicado que uma gestante, que nunca realizou Pilates, inicie as atividades a partir do segundo trimestre, porém para as mulheres que já praticam os exercícios é possível que as mesmas continuem praticando de acordo com sua agenda, mantendo os hábitos.

Pilates na gravidez: Cuidados

É possível saber se você está exagerando nos exercícios quando começar a sentir dores fortes e incômodos, devendo diminuir a frequência, sendo um dos poucos cuidados que se deve tomar.

Veja mais informações no vídeo a seguir:

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 12/12/2013

Compartilhar