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Perigos do colesterol

Se o colesterol for em excesso pode ser prejudicial para a saúde o que exige mudança de hábitos alimentares para reduzi-lo.

Perigos do colesterol

É um tipo de gordura produzida e absorvida pelo organismo através do consumo de alimentos de origem animal (ovo faz mal para saúde?). O fígado produz 70% de colesterol. Está presente na corrente sanguínea, mas não se dissolve nela. Se for em excesso pode ser prejudicial para a saúde o que exige mudança de hábitos alimentares para diminuí-la.

Tipos de colesterol

- Colesterol bom (HDL): diminui a produção e o acúmulo de gordura nas artérias, regula o sistema hormonal e estimula a quantidade de vitamina D e ácidos biliares.

- Colesterol ruim (LDL): é o excesso de gordura nas artérias que formam placas de gorduras que são capazes de provocar doenças cardiovasculares pelo seu entupimento.

Causas

- Predisposição genética
- Obesidade
- Sedentarismo
- Alimentos de origem animal

Em relação à alimentação está não pode ser em excesso (exemplos: ovo, margarina e carne vermelha e gorda) por possuir gordura saturada que aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Assim prefira alimentos de origem vegetal (gorduras insaturadas). Substitua as gorduras saturadas por insaturadas (prefira margarina light à manteiga).

Perigos do colesterol 1Sintomas

O colesterol alto em pessoas obesas ou com aterosclerose não pode ser identificado. No caso da aterosclerose (endurecimento das paredes dos vasos sanguíneos) o sintoma aparece como o entupimento das artérias. A ocorrência de infarto é freqüente devido ao consumo de alimentos com gorduras saturadas e a vida sedentária.

Diagnóstico

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia o nível normal de colesterol no sangue deve ser:

- Colesterol total: abaixo de 200mg/dl de sangue
- Colesterol bom (HDL): acima de 35mg/dl de sangue
- Colesterol ruim (LDL): abaixo de 130mg/dl de sangue

Tratamento e prevenção

Para controlar o colesterol alto o uso de medicação é o suficiente, mas no caso da aterosclerose não resolve. Tem que haver uma mudança nos hábitos diários. Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física, eliminar o estresse, relaxar, normalizar a pressão arterial e não fumar são medidas que fazem toda a diferença no tratamento.

Recomendações

- Alimentação sem gordura saturada (origem vegetal)
- Consuma cereais integrais (exemplo: aveia)
- Evite frituras
- Substitua produtos integrais pelos desnatados
- Reduza o consumo de carnes vermelhas e gordas
- Diminua o consumo de bolachas recheadas
- Use óleo de canola e azeite de oliva
- Atividades físicas

Para quem possui diabetes a alimentação deve ser mais restrita, pois, o risco de aterosclerose é bem maior do que pessoas que não portam tal doença. Assim recomenda-se evitar os seguintes alimentos: bacon, chantilly, bolachas recheadas, doces ou sorvetes, pele de aves, queijo, creme de leite, queijo amarelo, carne vermelha e gorda e gema de ovo.

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Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

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