Home » Vestibular

Os temas que mais caem nos vestibulares

Na hora de se preparar para o vestibular o melhor a fazer é estudar muito temas atuais ou que se repetem muito nos vestibulares.

Leia jornais, livros de atualidades e se ligue nas notícias para se dar bem no vestibular.

Preparação para o vestibular

Todos os adolescentes e também pessoas que desejam entrar em uma universidade, precisam passar por uma prova, isso causa uma grande dúvida sobre as questões que irão cair, o tema de redação e pode levar a uma grande ansiedade na maioria das pessoas que prestam esse tipo de prova e dependem dela para conseguir uma vaga na universidade pública.
Os temas que mais caem nos vestibulares
Muitos já estão a anos se preparando, através dos cursinhos, das escolas normais de ensino médio e até mesmo nas próprias casas, estudando por conta própria. Para quem deseja estudar por conta própria, é necessária uma grande responsabilidade e principalmente fazer com que o estudo seja a sua rotina, isso acontece geralmente com quem não tem muito dinheiro para entrar em um cursinho preparatório ou até mesmo para os alunos que estudam o ensino médio em escolas do governo. Apesar disso, muita gente consegue passar em uma faculdade, mesmo sem estudar em uma escola dita como boa ou até mesmo quando á tempos não estudava, desde o término do ensino médio.
Os temas que mais caem nos vestibulares
Quando o assunto é vestibular, a preparação é fundamental. É preciso começar desde cedo e também ter uma boa meta de estudos, uma rotina preparatória pode ajudar muito e isso reflete bastante nos jovens que conseguem passar no vestibular, no fim do ensino médio sem a necessidade do cursinho pré-vestibular.
Muitos após conseguirem afirmam que desde o começo do ensino médio, já almejavam tal fato e tinham rotinas de estudos regulares, de no mínimo três horas por dia, sem muito descanso. Passar no vestibular não exige nenhum truque nem mesmo segredo que os que conseguem podem revelar passar no vestibular é extremamente a demonstração da capacidade individual de conseguir traçar e definir metas de estudo, o que pode definir a total responsabilidade do aluno, ao conseguir passar em não só um, mas em vários vestibulares e poder escolher a qual deseja cursar.

Temas de Redação

Os temas que mais caem nos vestibulares
Os temas são relativamente tranquilos quando se trata da redação, o mais importante de tudo para conseguir tirar uma boa nota, é estar ligado sobre os principais assuntos do cotidiano, incluindo sem dúvidas, os acontecimentos atuais sobre política, economia e do setor social.
Os temas que mais caem nos vestibulares
É quase uma lei, em algum dos vestibulares que você irá prestar, os temas que são clichês sempre aparecerão de uma forma ou outra, mesmo que seja uma reelaboração do tema. Por exemplo, temas que envolvem os assuntos relacionados ao meio ambiente e o aquecimento global já caíram muitos anos e mesmo assim, tem a tendência de continuarem caindo, pois são temas que exercem muita influência e que causam diversos conflitos, o bom desses temas é que quase todos nós já ouvimos falar sobre eles, assim fica muito mais fácil escrever e desenvolver argumentos coesivos e que façam com que o corretor considere o seu texto em um bom patamar.
Para conseguir uma boa nota, siga dicas que são infalíveis, como ler bastantes jornais e revistas que falem de notícias e atualidades, neles sempre terá alguma notícia falando sobre temas que costumam cair nos vestibulares, assista bastante os telejornais diários, geralmente eles trazem a notícia de uma forma importante pois ela consegue ser assemelhada e bem guardada pelos telespectadores que de uma forma em geral, não tem o costume de ler muito jornal.

• ENEM

Os temas que mais caem nos vestibulares
Outro tema bastante frequente é sobre a política e também sobre programas sociais. No ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, é bastante comum e quase certeza de que caiam tipos de temas sobre as questões sociais, no ano passado, por exemplo, o tema foi escravidão nos dias de hoje, sem dúvidas um tema totalmente social, que mostra as vertentes do problema desde os tempos de escravidão no Brasil até os dias de hoje, onde muitas pessoas são escravizadas disfarçadamente, muitas vezes enganadas e chantageadas pelos seus patrões.
Em outros anos, temas como a fome e a pobreza no Brasil também foram pedidos, total comprovação de que o ENEM visa totalmente esse tipo de texto, sem contar que no fim o ENEM também deseja que o vestibulando escreva uma proposta de melhoria para aquele problema, isso é de total importância e tem uma grande porcentagem da nota que o aluno obtiver em sua redação. Temas como catástrofes naturais e também as causas que esses problemas sociais ou até mesmo a poluição e degradação do meio ambiente geram, também tem o costume de serem bastante cobrados.

• Outros Vestibulares

Os temas que mais caem nos vestibulares
Em outros vestibulares como a FUVEST, UNESP e UNICAMP, são cobrados também temas que abrangem outras perspectivas, o importante mesmo é a capacidade do aluno de saber interpretar os textos de apoio e também de mostrar a visão de mundo que possui, na UNESP é comum cair temas que são de fácil entendimento, no vestibular de inverno desse ano, por exemplo, o tema foi sobre o fim dos livros.
Já na FUVEST a coisa fica um pouco mais difícil, mas nada que um grande aprofundamento de vocabulário não facilite o entendimento dos textos de apoio e também o desenvolvimento mais coerente e mais rico do texto, com um vocabulário que faça com que o corretor corrija a redação com total certeza de que o aluno é um bom redator.
O mais importante de tudo é praticar, se você é vestibulando e muitas vezes se vê espantado e com medo das redações, fique tranquilo, procure baixar as provas passadas e junto com a resolução das questões, fazer as propostas de redações e se tiver a disposição, sempre leve para o seu professor corrigir, praticar é a melhor maneira de se aprofundar e melhorar a escrita, assim como o incessante hábito da leitura.

Tema e assunto, saiba a diferença

Dicas para fazer uma boa Redação no Vestibular


Tags: , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 20/01/2009

Compartilhar