Home » Política

Os partidos políticos brasileiros

Divididos entre direita, esquerda e suas extremidades, os partidos políticos brasileiros dividem os eleitores formadores de opinião.

imagem da bandeira do Brasil

Toda a legislação eleitoral brasileira e ainda a Constituição que foi promulgada no ano de 1988 permitiram uma existência de vários tipos de agremiações políticas aqui no Brasil. Com isto, com o final da ditadura militar que aconteceu entre os anos de 1964-1985 vários partidos políticos foram criados e outros ainda que estavam considerados como clandestinos voltaram a funcionar como se nada tivesse acontecido.

Foi então que aos poucos na época de Regime Militar, a Lei Falcão acabou estabelecendo uma existência de duas legendas, a chamada ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Enquanto a Arena reunia políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição apesar de ser controlada. Este sistema bipartidário não existe mais desde o começo da década de 80 e o país voltou a todo o seu sistema democrático com a existência de vários partidos políticos.

Partidos políticos brasileiros de direita

Os partidos de direita sempre defendem a economia de mercado e por este motivo são considerados como não intervencionais, já que a presença do estado na sociedade deverá ser algo mínimo. Podemos dizer que a essência do capitalismo é a otimização dos vários meios para se atingir a todos os determinados fins, inclusive os fins do mercado de trabalho, com isto o próprio trabalho acaba se inserindo na lógica de mercado e o liberalismo é o responsável direto pela legislação trabalhista contra as várias oscilações de mercado.

Partido Progressista

Aqui no Brasil não existem partidos de extrema direita, são todos altamente moderados, e os partidos surgiram da chamada extinta arena do período militar. Com isto podemos citar partidos extintos como, por exemplo, o PFL que acabou mudando a sua denominação para o Partido Progressista Brasileiro – PPB, em 1995 e em 2003 que mais uma vez mudou seu nome para Partido Progressista, ou PP. No caso dos democratas temos o partido chamado Partido Democrático Social – PDS, este que a partir do ano de 2007 começou a ser denominado de democratas. Um partido de direita moderada. O partido progressista por sua vez, o PP, o qual saiu do PDS se situa a direita do centro, optando por uma economia de forma moderada capitalista e de mercado.

Partidos políticos brasileiros de esquerda

Como partidos de esquerda, podemos contar com partidos políticos, estes que são contra os regimes autoritários e ainda tributosos de mercados e tributos. Eles veem o trabalhador como um importante membro do mercado e devem investir neste sentido para que todas as pessoas possam ter uma vida equilibrada, onde na teoria os ricos não se diferenciem muito dos pobres, e todos tenham uma boa qualidade de vida. Veja a seguir alguns dos partidos:

Partido dos Trabalhadores

Esquerda

PT - Partido dos Trabalhadores

PMN - Partido da Mobilização Nacional

PMB - Partido da Mulher Brasileira (está coletando assinaturas para ser legalizado)

PLH - Partido Laico Humanista (está coletando assinaturas para ser legalizado)

Extrema-Esquerda

PCdoB - Partido Comunista do Brasil

PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados

PCB - Partido Comunista Brasileiro

PCO - Partido da Causa Operária

PSOL - Partido Socialismo e Liberdade

PPL - Partido Pátria Livre

Existem atualmente pelo menos 30 partidos políticos registrados através do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Veja também neste vídeo do Youtube alguns partidos políticos brasileiros:

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 04/10/2013

Compartilhar