Home » Brasil

Os parques nacionais brasileiros

Os parques nacionais são patrimônios importantíssimos para a humanidade, então saiba mais sobre a preservação deles e conheça alguns.

Homem fotografando

Quando se pensa nas belezas de um país, não se pensa apenas na beleza da arquitetura, da cultura, do povo, etc., mas também na beleza da natureza. As belezas naturais de um país constituem, muitas vezes, um dos maiores atrativos locais, sendo inclusive batizado como patrimônio natural de toda a humanidade, devido ao valor de sua fauna e flora.

Essas regiões que se tornam preservadas, viram parques, e passam a receber visitantes que procuram admirar todo esplendor da mãe natureza. Devido a sua extensão enorme, o Brasil possui muitos parques, como não podia ser diferente ao se pensar em toda beleza de nossa flora. Conheça alguns dos maiores parques nacionais brasileiros nos tópicos abaixo.

Os principais parques nacionais brasileiros

Parque nacional do Iguaçu

Devido ao seu vasto tamanho, o Brasil concentra um dos maiores cenários naturais do planeta, sendo que ele é muito diferente de região para região do país. Assim, é natural que para tanta grandiosidade sejam necessários espaços protegidos por lei para preservar essa biodiversidade. Um desses espaços já é inclusive um cartão postal brasileiro, muito conhecido no exterior. O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, possui uma extensão total de incríveis 185.262,20 hectares de pura área verde, e ocupa o espaço de mais dois países além do Brasil. É lá que também se encontram as cataratas mais famosas do mundo, as Cataratas do Iguaçu. É nela que também se concentra atualmente a maior parte da Mata Atlântica, e é nela que se concentra a maior biodiversidade de fauna do país. Só de borboletas, estima-se que há 800 espécies, quarenta e cinco espécies de mamíferos e mais de duzentas espécies de aves. O que faz do Parque Nacional do Iguaçu uma das maiores concentrações de vida do mundo.

Outro parque muito conhecido no Brasil é o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Com uma área de 152 000 hectares, que atravessam mais de cinco cidades, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é um dos mais antigos do país. Localizado na Bahia. O parque possui atração com a famosa Gruta da Lapa Doce, que tem nada menos que 24 quilômetros de extensão. Além de centenas de outras cavernas e grutas espalhadas ao longo do parque, o que lhe torna um paraíso para os exploradores.

Preservação dos parques nacionais brasileiros

Parque Nacional da Chapada Diamantina

Cada vez mais se torna evidente a importância da preservação da natureza. Quando, por sua vez, pensamos nos parques nacionais, não estamos apenas pensando na preservação da natureza enquanto elemento isolado, mas estamos pensando na preservação da própria consciência e história brasileira.

Muitos desses parques desempenharam papéis importantes na nossa história, e mais que isso, é o remanescente do que foi o Brasil de outrora. A preservação deles no país, é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o famoso ICMBio. Sendo um órgão do Governo Federal, ele atua mediante a Polícia Ambiental.

Esses parques são protegidos por leis federais, e tombados na UNESCO e demais órgãos internacionais como patrimônio da humanidade. Afinal, caso eles desapareçam, é como se parte da vida no mundo também sumisse.


Protegidos pela Lei 9.985/2000 os parque nacionais sejam eles estaduais ou municipais integram o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e são áreas de conservação que visa proteger a fauna, aflora e ecossistema de cada região. Ao todo, o Brasil conta com 68 parques nacionais espalhados ao longo do território, sendo que o primeiro a ser considerado parque nacional foi o de Parque Nacional de Itatiaia, fundado pelo presidente Getúlio Vargas em 1937.
Os parques têm como objetivo principal a conservação dos ecossistemas, além da realização de pesquisas científicas e a prática de atividades educativas, bem como a recreação, o turismo ecológico e o contato com a natureza. Administrados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), os parques são considerados patrimônio histórico e cultural da República Federativa do Brasil. Conheça mais sobre os principais parques nacionais brasileiros e a política de preservação.

Os principais parques nacionais brasileiros


Com uma média de 68 unidades espalhadas pelo território, os principais parques nacionais brasileiros concentram-se no estado de Minas Gerais, região Sudeste do país e entre eles estão o Parque Nacional do Itatiaia que atinge também o Rio de Janeiro, o Parque Nacional do Caparaó que se estende pelo Espírito Santo, o Parque
Nacional da Serra da Canastra e o Parque Nacional da Serra do Cipó.
Na região Nordeste, destaca-se o Parque Nacional dos Abroalhos na Bahia, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no Maranhão e Parque Nacional de Fernando de Noronha em Pernambuco. Já no Norte os principais são o Parque Nacional do Araguaia em Tocantins, Parque Nacional da Amazônia que vai de Amazonas a Pará, o Parque Nacional do Pico da Neblina em Amazonas e o Parque Nacional do Monte Roraima.
Outros parques nacionais brasileiros com destaque são o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em Goiás, Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro, Parque Nacional da Serra da Bocaina que vai de São Paulo ao Rio de Janeiro, Parque Nacional do Iguaçu no Paraná e o Parque Nacional da Chamada dos Guimarães no Mato Grosso.

Preservação dos parques nacionais brasileiros


Considerados de domínio público qualquer atividade realizada dentro dos parques nacionais são vigiados e controlados pelo órgão federal que visa à preservação e conservação dos parques. Em conjunto com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o governo estadual, municipal e federal as equipes percorre estradas e trilhas em busca de pessoas não autorizadas com o objetivo de evitar o desmatamento, a caça e a destruição dos ecossistemas, além disso, visam à proteção e a restauração de muitas áreas dos parques que sofrem degradação com o passar dos anos.
E, com o objetivo de protegê-los, muitos dos parques são tombados na UNESCO e em outros órgãos internacionais e são considerados patrimônio da humanidade.
Como a maioria dos parques nacionais brasileiros é considerado patrimônio histórico e cultural a visitação é aberta aos turistas e visitantes, entretanto, é preciso saber que a população se conscientize sobre a importância da preservação dos inúmeros parques nacionais espalhados por todo o território.

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 10/01/2014

Compartilhar