Home » Meio ambiente

Os insetos são animais?

Alguns insetos causam medo e nojo, e outros até são considerados bonitinhos. Conheça melhor e saiba se os insetos são animais:

Joaninhas das folhas

Sabe aqueles bichinhos que muitas vezes ficam te enchendo, voando por perto, fazendo um barulho irritante e certamente você já pisou em cima de vários deles?

São os insetos, eles fazem parte sim, do Reino Animal, tem função e contribuem para o eco sistema, é o grupo mais diversificado da terra, são milhares de espécies espalhadas por aí e neste texto você vai saber mais sobre os insetos, afinal que tipo de animal eles são? Como são compostos, divididos, como eles vivem?

Você vai conhecer ainda algumas ordens de insetos.

Que tipos de animais são insetos?

Abelhas na flor

Os insetos são os únicos animais invertebrados que podem voar, e por terem as patas articuladas são classificados no filo dos artrópodes.

Existem mais de 900 mil espécies de insetos, a maioria está concentrada na terra. Tais animais são segmentados em cabeça, tórax e abdome, as antenas dos animais tem a função de tato e olfato, alguns deles apresentam dois pares de asas, as borboletas, abelhas, baratas, besouros, outros apresentam somente um par de asas, que é o caso de mosquitos e moscas.

O corpo dos insetos é revestido por uma espécie de armadura chamada exoesqueleto que é composto por quitina. Existe mais de um tipo de aparelho bucal, o aparelho do tipo lambedor-sugador, comum em borboletas, mariposas, aparelho do tipo picador-sugador, encontrado em percevejo, cigarras, outro aparelho é o tipo mastigador, baratas, gafanhotos, aparelho bucal do tipo lambedor, comum nas moscas domésticas.

A respiração dos insetos é feita pela traqueia, chamada respiração traqueal, o sistema circulatório é composto por um coração que fica no abdome que bombeia sangue para apenas um vaso e este vaso maior distribui o sangue para outras regiões do corpo. A maioria deles se transforma por metamorfose que é a mudança do corpo e de vida destes animais.

Principais animais considerados insetos

Borboletas

Conheça algumas ordens de insetos e suas características. A ordem thysanura, os insetos possuem aparelho bucal mastigador, não possuem asas, não fazem metamorfose e seu corpo é achatado dorsoventralmente, um exemplo são as traças.

Ordem orthoptera, possuem aparelho bucal mastigador, pernas posteriores alongadas, a maioria herbívora, asas anteriores coriáceas, asas posteriores membranosas, temos como exemplo os grilos e gafanhotos.

Ordem hemíptera, o aparelho bucal é o mastigador-sugador e possuem subordens uma delas é a homóptera, pulgões, cigarrinhas.

Outra subordem é a heteroptera, percevejos, cigarras.

Ordem lepdoptera, os animais tem aparelho bucal lambedor-sugador, quatro asas membranosas com escamas, por exemplo, as borboletas, mariposas.

Ordem isoptera, o aparelho mastigador destes insetos é o mastigador, eles costumam se alimentar de madeira, já dá para saber de quem estamos falando não é? Dos cupins é claro.

Ordem hymenoptera, o aparelho bucal é o mastigador, pode ser herbívoros ou carnívoros, alguns possuem ferrão na ponta do abdome, um par de asas são membranosas, as anteriores que são as maiores estão unidas às outras posteriores por ganchos, as mais conhecidas são as vespas, formigas e as abelhas.

Bem, agora você já sabe que os insetos também são animais, eles têm classificação, nome, sobrenome e características únicas.

Nesse documentário, disponível em vídeo do Youtube, da Discovery na Escola você conhece o Mundo dos Insetos:

Tags: ,
Publicado por Juliane
Revisado em 13/02/2014

Compartilhar