Home » Música

Os grandes benefícios da música para sua vida

Além do encantamento que a música exerce sobre a maioria das pessoas, conheça os benefícios sobre sua vida, que a ciência explica.

Mulher com fone no ouvidoCom certeza todos já sentiram os efeitos de ouvir uma boa música, seja no trabalho, na academia enquanto faz os exercícios ou mesmo em um momento de descanso.
Bem, que a música traz um bem estar inexplicável e está presente em quase todos os momentos da nossa vida, isso é fato, mas o que muita gente desconhece é que a música traz benefícios para a nossa saúde, nossa vida e ainda tudo isso explicado pela ciência.

Benefícios da música no aumento da capacidade mental

A capacidade mental, como a memória, a concentração podem ser estimuladas através da música. No entanto, não é qualquer tipo de canção que é capaz de trazer esse benefício.
pessoa tocando violino e partitura
Segundo estudos, a música clássica com tons alegres e inspiradores, como o concerto Primavera das Quatro Estações de Vivaldi, é capaz de diminuir o tempo de resposta do cérebro em determinada atividade que exija extrema concentração (393,8 milissegundos), em comparação com o mesmo indivíduo realizando a mesma tarefa só que em silêncio (408,1 milissegundos).
É cientificamente comprovado que ouvir música clássica ajuda no aumento da concentração, auxilia a manter o foco nos estudos, e acreditem, tem a capacidade de deixar a pessoa mais inteligente!
Portanto, se você não era muito fã de música clássica, recomendo que comece a rever seus conceitos!

Benefícios da música para ajudar você a malhar melhor

Moça correndo com fone
A música também é uma peça fundamental no momento da malhação. Sei que muitos vão dizer que não é novidade, já que é bastante comum em academias ou mesmo nos parques ver as pessoas acompanhadas por seus fones enquanto se exercitam.
No entanto, muitos de vocês não sabem que além de distrair enquanto fazemos atividades físicas, as músicas têm o poder de aliviar dores e o cansaço, aumentar a resistência, elevar o humor e ainda podem aumentar a eficiência metabólica.
Quando se faz um exercício físico ouvindo música você aumenta o ritmo e o tempo de duração sem ao menos se dar conta. Portanto, se você está à procura de um estimulante para melhorar seu desempenho na malhação, faça uma seleção de músicas bem alto astral e dê o play, seu condicionamento físico irá agradecer!

Benefícios da música no tratamento de doenças

Se você pensa que os benefícios da música acabam por aqui, está enganado! Pois bem, já ouviu falar em musicoterapia? Bom, trata-se de um recurso terapêutico que utiliza a música como parte fundamental no tratamento de doenças, reabilitação física, mental e social de um indivíduo.
Musicoterapia
O recurso tem sido usado com pacientes com distúrbios de fala e audição, deficiência mental, na reabilitação motora de pessoas acidentadas ou, então que sofreram um AVC (acidente vascular cerebral), crianças com dificuldade de aprendizagem e na reabilitação de idosos.
Os resultados são surpreendentes, evidência disso, foram os de um teste realizado em 2007 pela fonoaudióloga Viviane Fontes e a psicóloga Eliana Cruz, que utilizaram a musicoterapia em pacientes que haviam sofrido AVC e apresentavam problemas na fala, memória e perda significativa da concentração.
Musicoterapia com idosa
Absolutamente todos os pacientes apresentaram melhoras admiráveis na concentração, na compreensão, na fala, memória, além de aumentar a autoestima. Segundo a fonoaudióloga, um tratamento que levaria em média dois anos para surtir efeito, com o auxílio da musicoterapia seria realizado com sucesso em apenas três meses.
Não são incríveis os benefícios da música para nossa vida? Não é a toa que dizemos que quem canta seus males espanta!
Confira uma reportagem emocionante sobre a musicoterapia.

Tags: , , ,
Publicado por Talita
Revisado em 26/03/2014

Compartilhar