Home » Economia

Os fundamentos da economia

A economia de um país além de ser importante é considerada, hoje, como uma das ciências mais admiráveis e fundamentais do mercado.

Fundamentos da economia

Vivemos em um mundo onde o pilar de toda sociedade é construído sob o peso do capital, o que é ampliado pela dimensão da globalização a níveis planetários, estando todos os países ligados por essa máxima que é a economia.

Deste modo, há quem diga que a economia é a ciência mais importante de nossos tempos, sendo ela, desta forma, a que melhor explica o mundo onde vivemos. E em um mundo onde tudo é definido pelos parâmetros da economia, compreender as bases pelas quais ela atua é fundamental para a compreensão de nosso próprio mundo. Conheça mais sobre as bases e os fundamentos da economia brasileira e a internacional nos tópicos abaixo.

Os fundamentos da economia brasileira

O Brasil vive sua era mais feliz do ponto de vista econômico. Mesmo que constantemente os balanços midiáticos realizados pelos jornais apontem quedas nos quadros econômicos, ainda vivemos a melhor época para as finanças de nosso país. E este é um ponto onde oposição, empresários, e principalmente o povo concordam. E muitos fatores explicam essa boa posição econômica, sendo eles os atuais balizadores de nosso quadro econômico, ou seja, os pontos que sustentam e mantém em plena atividade, ao mesmo tempo em que a impulsionam para frente, a economia.

Bandeira do Brasil

A primeira dessas bases é, sem dúvidas, a atual linha de crédito pessoal no país. Muito mais simplificada que de alguns anos atrás, o novo crédito nacional é descomplicado e de fácil acesso, permitindo que qualquer pessoa consuma (e se tem consumido). Na mesma moeda, a alta dos empregos, o aumento do salário, e a própria competição dentro do mercado interno, fez com que a economia sofresse um bum nunca antes alcançado no Brasil.

Atualmente, esse paraíso do crédito é o principal responsável pela atividade econômica do dentro do Brasil, ainda que outros fatores ligados à nossa política externa e a exportação de produtos nativos também desempenhem seu papel.

Os fundamentos da economia internacional

Para se compreender as bases da economia em níveis internacionais ou globais, é preciso que primeiro fique claro o que vêm a serem as bases da economia. Descomplicadamente falando, as bases da economia são todos os fatores principais e primários que promovem a manutenção e impulsão econômica de um país ou região.

Assim, levando isso para a economia internacional, a base da economia da Índia, por exemplo, é a exportação de produtos agrícolas, enquanto as bases da economia americana vêm a ser a indústria bélica e o consumo interno de bens de consumo. Assim, ao se falar de economia internacional, estamos falando dos elementos econômicos dominantes de cada país, e as relações que eles exercem mutuamente.

Economia internacional

Um país onde o centro de sua produção mercadológica é a produção de tecnologia, encontra justamente nisso sua base econômica. Por outro lado, outros elementos são indispensáveis para a existência de um mercado econômico.

O primeiro deles, naturalmente, é a existência de trabalho e de renda para a população, afinal, é necessário que exista um publico consumidor para que exista economia. E finalmente, é preciso que exista ao menos um tipo de mercado, para que se crie a atividade econômica.

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 23/01/2014

Compartilhar