Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Religião

Os direitos humanos e a religião

Os direitos humanos e a religião, saiba até quando haverá esta discussão sobre a religião e seu ensino e entenda melhor porque ocorrem.

Os direitos humanos e religiãoDe acordo com a “Declaração universal dos direitos humanos” promulgada em 10 de Dezembro de 1948, somos pessoas livres e a igualdade deve existir para todos nós, independente de qualquer fator que a sociedade impõe, nossa sociedade é seletiva e não gosta de quem não esta “enquadrada” em seus padrões morais e éticos.

Lutamos tanto de pela liberdade de modo geral que hoje infelizmente algumas pessoas se esquecem das lutas já conquistadas e querem gerar novas lutas desnecessárias com o preconceito religioso. Cada um tem o direito de escolher a religião/crença que se sente à vontade, que faz bem para o corpo e mente.

Direitos humanos e diversidade religiosa

Liberdade religiosaÉ necessário que todos entendam que nossos um mundo multicultural, devemos respeitar todas as crenças e culturas existentes entre os povos, sendo sempre necessário o respeito mutuo a constituição federal em 1988 em seu Artigo 5 diz que: Somo iguais.

Este pequeno trecho do artigo 5º é bem claro em sua afirmação, onde não é necessário avaliar de onde surgimos, qual é a nossa cultura, à igualdade, liberdade e direito a vida com mais segurança é o que nos move.

Direitos humanos e liberdade religiosa

Liberdade religiosaSe analisarmos a constituição, conseguimos observar desta forma que ela deixa bem claro que o respeito e direito de ir e vir com segurança é fundamental, seja no contexto religioso ou não.

Todos nós somos “Sujeitos de direitos e deveres” sendo bem explicita a regra norteada entre os povos, o respeito, este que muitas vezes falta e que deixa muitas pessoas reféns de sua própria liberdade, passando a esconder o que acredita.

Direitos humanos e intolerância religiosa

Intolerância religiosaEntre tantas gerações, desde os primórdios ocorreram guerras devido a má interpelação de várias crenças existentes, um bom exemplo da falta de intolerância foras as dezenas de mulheres queimadas vivas na época da inquisição onde todas eram conhecidas como bruxas, condenadas por não se encaixarem nos padrões da época.

Hoje com os avanços da vida a própria constituição informa que deve haver a liberdade da crença, dos espaços onde cada indivíduo realizam seus cultos e, não devemos nos ater a detalhes de liturgias e sim ao que cada uma representa para cada pessoa, o respeito deve ser mútuo independe do que acreditamos e praticamos.

Direitos humanos e ensino religioso

Ensino religiosoE com regras assim que deveria ser de fácil compreensão a “Lei de diretrizes e bases” conhecida como LDB aprimorou as declarações contidas na Lei de número 9475 promulgada em 22 de julho de 1997 sobre a forma de realizar o ensino religioso nas instituições de ensino.

Mesmo que muitas escolas façam uma predeterminação da religião e as conhecemos como escolas confessionais à proposta ideal é que o ensino desta disciplina seja Laico, neste contexto de ensino não é imposta a religião ideal e sim somente a apresentação dos fatos como usa conversa onde todos se repetiam e aprenda um pouco mais sobre cada cultura e que possam fazer as suas escolhas.

A religião e os direitos humanos são sempre assuntos polêmicos e considerados tabus em meio a sociedade, por isso sempre existem discussões e opiniões conflitantes acerca deles.

Para saber mais sobre direitos humanos e religião, assista ao vídeo abaixo.

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 21/10/2013

Compartilhar