Home » História

Origem da árvore de natal

O ano está passando rápido e logo estaremos comemorando as festividades de fim de ano, o Natal é uma das principais celebrações.

O significado do Natal

Todos comemoram o natal no dia 25 de dezembro, aqui no Brasil a festividade tem bastante significado e para os católicos significa o nascimento de Jesus Cristo.

Papai noel Porém essa data já é comemorada há muitos anos, antigamente até mesmo em datas diferentes o natal era comemorado, para celebrar o nascimento de Jesus, vários dias do ano eram considerados natal, já que não se sabia ao certo qual era o dia do nascimento de Jesus.

Estudos mostraram que antigamente, na Roma Antiga o dia 25 de dezembro também era celebrado, como a chegada do inverno, isso fez com que muitas pessoas acreditassem que a escolha dessa data para comemoração oficial do nascimento de Jesus tivesse alguma relação com a festa romana.

A Bíblia conta que os três reis Magos demoraram 12 dias para chegar até Belém e visitar o menino Jesus, portanto várias comemorações há tempos atrás duravam exatamente 12 dias.

Esses dias tem influencia nos costumes atuais, pois as pessoas desmontam suas árvores de natal 12 dias após a comemoração.

Árvore de natal

Qual o significado da árvore de natal

Não é só aqui no Brasil que as árvores de natal são montadas, essa tradição acontece em quase todos os países do mundo. Grande parte das pessoas monta as árvores como objetos de decoração, porém elas conseguem dar um clima ainda mais especial para esse período.

Árvore de natal com presentesSegundo estudos a origem da árvore de natal foi a Alemanha, com o protestante Martinho Lutero, que caminhando pela floresta ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos pela neve do inverno, como era noite, as estrelas ficavam bem em cima da copa das árvores e Lutero resolveu reproduzir a cena que viu através de um desenho, quando chegou em casa.

Para mostrar o quanto a cena que viu era bonita, Lutero enfeitou a árvore de seu desenho com enfeites e velas acesas e depois mostrou aos seus familiares, logo a montagem da árvore virou tradição na Alemanha e durante o período de colonização os alemães trouxeram esse costume para a América.

Os cristãos acreditam que as árvores de natal simbolizam a alegria, paz e esperança de um ano e um mundo ainda melhor.

Árvore de natal

Linda árvore de natal

Tags: , ,
Publicado por Helena
Revisado em 01/06/2012

Compartilhar