Home » Arte

Obras de Portinari

O pintor Candido Portinari foi um dos mais importantes e famosos pintores brasileiros muitas de suas obras retratam brincadeiras infantis.

Um dos maiores pintores da história é o Portinari com diversas obras lindas.

Conhecendo Portinari

Em 1903 nasceu na cidade de Brodowski um dos mais importantes expoentes da pintura no nosso país, Cândido Portinari ficou conhecido no mundo inteiro e tem seus quadros espalhados nos mais famosos museus do mundo. Além de ser pintor Portinari também compunha músicas e fazia poemas, foi um brasileiro muito importante e retratou intensos momentos vividos aqui em nosso país.

Teve uma formação muito conceituada, estudando na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro e também teve a oportunidade de visitar muitos países, tais como a Itália, França e Espanha, onde também aproveitou para estudar ainda mais. Em vida recebeu vários prêmios, um dos principais foi no ano de 1935 quando na cidade de Nova Iorque foi premiado pela obra Café, assim Portinari começou a ser conhecido mundialmente e seus quadros eram muito bem aceitos pela crítica artística da época. Portinari pintou muitos quadros importantes, tais como:

Meio ambiente

Meio ambiente de Portinari

Colhedores de café

Colhedores de café de Portinari

Mestiço

Mestiço de Portinari

Favelas

Favelas de Portinari

O Lavrador de Café

O Lavrador de Café de Portinari

O sapateiro de Brodósqui

O sapateiro de Brodósqui de Portinari

Meninos e piões

Meninos e piões de Portinari

Lavadeiras

Lavadeiras de Portinari

Grupos de meninas brincando

Grupos de meninas brincando de Portinari

Menino com carneiro

Menino com carneiro de Portinari

A primeira missa no Brasil

A primeira missa no Brasil de Portinari

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis de Portinri

Os Retirantes

Os Retirantes de Portinari

As obras que retratam brincadeiras

Portinari

Se formos analisar o conjunto de obras de Portinari, podemos notar que algumas delas retratam brincadeiras infantis do seu tempo. Essas obras são muito estudadas até os dias de hoje e instrumento de ensino para as crianças nas escolas. Uma curiosidade sobre Candido Portinari é que ele morreu vítima de uma intoxicação que pode ter sido causada por elementos químicos presentes nas tintas que ele usava, no ano de 1962.

Nas escolas professoras de Educação Artística sempre tem algumas imagens das obras de Portinari para mostrar para seus alunos e isso é bem interessante, por isso ele é um artista tão conhecido nos dias de hoje, suas obras são de ótima qualidade, assim fazendo com que muitos conheçam desde cedo essas maravilhas.

Prestando atenção em suas obras é possível sugar um pouco de aprendizagem e assim adquirir um pouco mais de informação em relação a esse assunto.

Portinari - A vida e suas obras

Tags: ,
Publicado por Yudi
Revisado em 31/01/2013

Compartilhar