Home » Informação

O uso da radiação

Muitas pessoas acreditam que a radiação é prejudicial à saúde. Porém ela também pode ter vários benefícios para a sociedade.

Símbolo de Radiação

Muito se ouve falar que a radiação faz mal para as pessoas, mas existe o outro lado da moeda, você vai conhecer neste texto quais os benefícios que as técnicas nucleares podem trazer para a sociedade atuando em áreas diferentes como a medicina, a indústria e também a agricultura, confira nos tópicos a seguir.

O uso da radiação na medicina

Médica examinando exame deraio x

Na medicina o uso da radiação é comum na radioterapia, radiologia e medicina nuclear. A radioterapia é utilizada para acabar com tumores, em especial os malignos, através da absorção de energia da radiação o tumor é destruído, este tipo de terapia é comum no tratamento contra o câncer.

O raio X também é muito usado, através de um flash de raio é possível “fotografar” partes do esqueleto para auxiliar na descoberta de fraturas. Outro exame conhecido é a ressonância magnética nuclear, o paciente fica deitado em uma maca e seu corpo é introduzido em um tubo de radiação, neste exame é analisado o cérebro e vários detalhes neurológicos. A radiação é usada também em outros exames e tratamentos a fim de buscar a cura, a destruição e a clareza de problemas para um diagnóstico mais preciso.

O uso da radiação na indústria

Latas radioativas

A indústria é uma grande usuária da radioatividade nuclear, no Brasil essa quantidade é representada por 30% de empresas. É feito o uso de radiografia de peças metálicas, este processo ocorre pela impressão de radiações gama em filme fotográfico, a radiação também é usada na detecção de vazamentos, através de radioisótopos que são introduzidos nas tubulações.

Nas falhas de lâminas também se usa o radioisótopos, estes servem para identificar falhas e defeitos, a radiação é usada também para medir o desgaste de pneus, no setor de linha de produção, por exemplo, é por meio da radiação que é feita a medição dos líquidos que estão em garrafas, no caso de fábricas de bebidas.

Para evitar o derramamento das garrafas, são usadas fontes seladas acondicionadas em caixas de aço inoxidável fechadas. A radiação na indústria também é usada para a esterilização de produtos como luvas, materiais cirúrgicos entre outros.

O uso da radiação em outras áreas

Morango

Outra área que faz o uso da radiação com eficiência é a agricultura. Alimentos frescos como carnes, peixes e outros frutos do mar, não podem passar pelo processo tradicional de pasteurização para eliminar bactérias e conservar o alimento por mais tempo, então é usada a radiação nestes alimentos para impedir o crescimento e inclusive para destruir os fungos e bactérias.

Algumas frutas também são tratadas com técnicas nucleares, por exemplo, o morango, estes recebem raios a fim de não acabarem estragando e sendo consumados por fungos. Entre estas e outras áreas, a radiação está presente em quase tudo o que tocamos o que fazemos, embora muitas pessoas pensem que é uma ferramenta maléfica, como usada para bombas nucleares, ela também pode trazer benefícios para a sociedade e também na conservação de alimentos e outros produtos, livrando-nos de doenças que podem ser causadas por bactérias.

Conheça os riscos e os benefícios da radiação nesse vídeo do Youtube:

Tags:
Publicado por Juliane
Revisado em 26/02/2014

Compartilhar