Home » Brasil » Curiosidades » Estudo

Significados das cores da bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil é um dos símbolos mais importantes do país. Confira os reais significado de suas cores: verde, amarelo, azul e branco.

A Bandeira do Brasil foi instituída em novembro de 1889, desde então sofreu alterações pequenas. É formada por um retângulo verde com 7:10, um losango amarelo, uma esfera azul, uma faixa branca escrito: “Ordem e progresso” na cor verde escuro e vinte e sete estrelas brancas. Mas qual será o significado das cores?

Retângulo verde

Acredita-se que a cor verde seja uma homenagem a D.Pedro I – a casa de Bragança. Popularmente a cor representa as florestas e as matas.

Losango amarelo

Simboliza a casa de Habsburgo a qual fazia parte D. Leopoldina, também significa ouro, riquezas e os minérios.

Esfera azul

Há quem diga que a cor represente o dia da proclamação da república, já que o céu estava limpo e radiante.

Branco

O branco representa a paz. Vale lembrar que as 27 estrelas representam os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Cores da bandeira do Brasil.

A escrita “Ordem e Progresso":

Lema político do positivismo sendo estes o amo principiando e a ordem por base de um progresso até o fim.

Criador da bandeira Nacional

Poucos sabem sobre a Bandeira Nacional, que foi criada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. A frase escrita “Ordem e Progresso” têm a cor verde escuro, mas muitos pensam que é na cor preta.

Curiosidade da bandeira do Brasil

A Bandeira brasileira é uma das poucas que não contem as cores pretas e vermelhas, que significam sangue e guerras. No início a bandeira foi criada com apenas 21 estrelas, as outras foram acrescentadas posteriormente, já que pela lei é permitido atualizações na quantidade de estrelas caso seja criado ou extinguido algum estado.

A Bandeira é um dos símbolos mais influentes do país, é hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretárias, prefeituras, palácio do governo entre outros.

A grande maioria dos historiadores nacionais dizem que o Brasil já teve pelo menos 10 bandeiras diferentes desde o descobrimento.

Dia da Bandeira

19 de novembro foi a data escolhida para celebrar um dos mais conhecidos símbolos cívicos do Brasil. O Dia da bandeira vigorou como feriado até o ano de 2011, a partir de então ele passou a ser apenas comemorado e celebrado, porém sem a a necessidade de um feriado.

Hino à Bandeira

Com Letra de Olavo Bilac e Música de Francisco Braga, o Hino Á Bandeira foi apresentado pela primeira vez no dia 09 de novembro de 1906. Confira sua letra logo abaixo do vídeo.

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

A bandeira do Brasil

Na escola aprendemos que o verde representa as nossas matas, o amarelo o ouro e o azul o céu. Bom, na verdade não são bem esses os significados das cores da bandeira nacional, criada no ano de 1889.

Além disso, ao contrário do que muita gente pode pensar, a listra branca ao meio não quer dizer a linha do equador. Ela só foi colocada ali para que pudesse ser escrita a frase “Ordem e Progresso”, que por sinal é verde.

 Bandeira do Brasil

Lembrando que a bandeira do Brasil que conhecemos hoje foi adotada logo após a proclamação da república, que ocorreu no dia 15 de novembro de 1889. Durante a colonização, utilizavam-se os símbolos da Coroa Portuguesa, que tinha a tradição de hastear a bandeira do reino em todos os territórios conquistados.

Como a elevação do Brasil a reino unido de Portugal e Algarves um novo modelo foi introduzido ao estandarte brasileiro. Acredita-se que ele era formado por uma esfera armilar de ouro em campo azul, com uma coroa sobreposta, que simbolizava as armas do novo reino. Em 1822, com a programação da Independência, Jean-Baptiste Debret criou a bandeira imperial.

Ela ainda preservava alguns elementos da nossa antiga metrópole. Porém, este modelo já contava com o campo verde e o losango amarelo, o qual, segundo historiadores, representava a Casa de Habsburgo (dinastia de D. Leopoldina). Enfim, com a implantação da República, Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Manuel Pereira Reis desenvolveram uma nova bandeira. Vale lembrar que durante os primeiros anos republicanos, vários projetos foram apresentados.

Significado das cores da bandeira do Brasil

Flor sobre a bandeira

Muitos acabaram se tornando o símbolo de alguns estados brasileiros. Confira abaixo o verdadeiro significado das cores de nossa flâmula,  e qual a mensagem transmitida por elas.

Verde e Amarelo – Fazem menção ao Imperador D. Pedro I, representando a Casa Real de Bragança. Popularmente conhecido como os ouros e matas encontrados no Brasil.

Azul – Representa o céu do Rio de Janeiro no dia da Proclamação da República. Popularmente conhecido com as águas que banham o solo brasileiro.

Branco – Local de inscrição da frase “Ordem e Progresso”.

As estrelas representam a quantidade de estados brasileiros existentes em nosso território, sendo que estas podem ser atualizada caso haja a inclusão ou exclusão de um estado brasileiro.

Hino à Bandeira com letra

Composto por Olavo Bilac e Francisco Braga, o Hino à bandeira é de 1906 e serve para homenagear um dos mais importantes símbolos de nossa nação, a bandeira do Brasil.

Bandeira do BrasilA bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro em 1889, pelo decreto número 4, após a proclamação da República. A bandeira foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos com o desenho de Décimo Vilares. Esses artistas se inspiraram na antiga bandeira do Império que foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste. A bandeira do Brasil está presente em todos os órgãos públicos do país, sendo hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde.

Muitas pessoas conhecem a bandeira do Brasil, mas nem todos sabem o seu rela significado. Confira mais informações e quais os significados da bandeira do Brasil.

Significado das cores da bandeira do Brasil

Há duas histórias sobre o significado das cores da bandeira do Brasil, a primeira versão é a que aprendemos na escola que o verde significa a beleza das matas brasileiras, o amarelo significa o ouro e as riquezas naturais que foram encontrados no dia do descobrimento do Brasil, o azul representa a cor do céu límpido e o branco significa a paz. A outra versão conhecida é que a bandeira tem o verde e amarelo como homenagem à casa Real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa Real dos Habsburg da imperatriz D. Leopoldina e o azul significa o céu do Rio de Janeiro visto no dia 15 de novembro de 1889.

Cores da bandeira

Significado das estrelas da bandeira do Brasil

Cada estrela que se encontra na bandeira do Brasil possui um significado diferente, sua distribuição foi feita a partir das características do céu do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889. Todas as estrelas possuem 5 pontas e 5 tamanhos diferentes, representado cada estado brasileiro. A estrela que se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” representa o estado do Pará, que no ano de 1889 era o maior território acima do paralelo do Equador.

Estrelas da bandeira(1)

Significado do Ordem e Progresso da bandeira do Brasil

A frase Ordem e Progresso da bandeira do Brasil é o lema nacional desde a formação da bandeira idealizado por Raimundo Teixeira Mendes. Essa frase foi escrita por Augusto Comte e é uma abreviação do lema “O amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”, que era uma expressão do lema político do positivismo.

Ordem e Progresso

A bandeira do Brasil é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser respeitada por todos os brasileiros e presente em comemorações à Pátria.

Para saber mais sobre a bandeira do Brasil, confira o vídeo do Youtube:

Bandeira do BrasilA bandeira do Brasil é o símbolo nacional mais importante. É a partir de seus traços tão tradicionais e característicos que o Brasil é reconhecido em todas as partes do mundo. É caracterizada pelas cores e pelos símbolos nela presentes, que possuem diferentes significados além dos conhecidos popularmente. Existem muitas histórias a respeito do significado das cores da bandeira do Brasil, e a verdadeira significação da  as cores e os símbolos é muito antiga e oposta ao que é transmitido atualmente.

As cores da bandeira do Brasil

cores bandeira do brasilO bandeira do Brasil que conhecemos foi adotada em 1889 e projetada por Teixeira de Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos. As cores presentes na bandeira do Brasil são verde, amarelo, azul e branco. Atualmente, o significado das cores da bandeira do Brasil é dado por verde: florestas, amarelo: ouro, azul: o céu e branco: a paz.

Entretanto, a proposta original para o significado das cores é diferente. As cores verde, azul e amarelo representam a antiga Casa Real de Bragança, da qual Dom Pedro I fazia parte, enquanto que a cor amarela representa também a Casa de Habsburgo, da qual D. Leopoldina era integrante.

Os símbolos da bandeira do Brasil

A bandeira nacional possui muitos símbolos. Os mais famosos são as estrelas, que são normalmente atribuídas aos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. A primeira versão da bandeira do Brasil era composta apenas por 21 estrelas que representavam os antigos estados brasileiros sem a adição de Acre, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amapá, Tocantins e Rondônia. A estrela isolada na parte de cima da bandeira do Brasil representa o estado do Pará, pois este é o estado brasileiro com maior quantidade de território acima da linha do Equador.

simbolos da bandeira do brasil estrelas

As estrelas foram distribuídas na bandeira do Brasil de acordo com a posição estelar do céu na noite de 15 de novembro de 1889 e, desde então, estas não sofreram modificações. O círculo azul no centro da bandeira do Brasil possui um significado muito desconhecido: é uma esfera celeste posicionada às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) na latitude da cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro deste mesmo ano.

A frase da bandeira do Brasil

ordem e progressoO lema da bandeira do Brasil possui um significado muito antigo. Ele é na verdade, uma abreviação do lema de um político positivista francês, Auguste Comte. A frase “Ordem e Progresso” é uma inscrição referente ao pensamento “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim” e deve sempre ser escrita em verde na bandeira. Euclides da Cunha, famoso escritor, jornalista e sociólogo declarou na época em que a bandeira foi adotada: “O lema da nossa bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política”.

A bandeira do Brasil possui um significado no conjunto todo de patriotismo, ordem, amor e progresso, além de representar as raízes do país, a Casa Real de Portugal e todos os estados brasileiros.

Conheça a história da bandeira do Brasil neste vídeo do Youtube:

Bandeira brasileira.O Brasil é o maior país da América do Sul tem uma vasta população com aproximadamente 192 milhões de habitantes. Um país rico em belezas naturais como fauna e flora e também é muito conhecido pela sua diversidade cultural. Possui quatro símbolos oficiais na qual representa a república brasileira em qualquer parte do mundo como as armas nacionais, o hino nacional, o selo nacional e a bandeira.

A primeira bandeira foi decretada em 1922 e oficializada através de significados com formas e cores que compõe o nosso país. Atualmente a bandeira bem diferenciada da antiga é formada por um retângulo verde com um losango central amarelo cujo centro possui um circulo azul com 27 estrelas atualmente e uma faixa branca ao entro com as seguintes descrições “Ordem e progresso” inspirado e influenciado por um dos fundadores do positivismo Augusto Comte, filósofo Francês. Confira abaixo um pouco mais do simbolismo e importância da bandeira do Brasil.

Bandeira do Brasil significado das cores

Bandeira brasileira de folhas.A bandeira do Brasil foi conhecida e intitulada quatro dias depois da proclamação da República copiada e adaptada com os modelos da bandeira do império, porém atualmente depois de muitas mudanças ela se caracteriza com sua parte maior retangular verde, dentro do retângulo o amarelo compondo o círculo azul com uma faixa branca com a mensagem “Ordem e progresso” contando também com 27 estrelas representando os estados.  Suas cores são bastante simbólicas também o verde da parte maior da bandeira representa o verde da imensa mata brasileira, o amarelo as riquezas como o ouro e os minérios, o azul representa a cor do céu limpo e a faixa branca é simbolizada pela cor mundial da paz assim como as cores das estrelas.

O significado das estrelas da bandeira do Brasil

Estrelas da bandeira do Brasil.As estrelas da bandeira do Brasil assim como todos os símbolos nacionais representam algo importante, estrelas distribuídas conforme o céu representado assim como no dia 15 de novembro de 1889 no dia a constelação do cruzeiro do sul se encontrava verticalmente e relação ao horizonte, essa distribuição e inclusão das estrelas na bandeira do Brasil representa cada estado constituinte do país com cinco pontas e tamanhos diferenciados. A grande maioria se encontra na parte inferior e uma apenas no superior chamada estrela Spica que representa o estado do Pará que representava o maior território a cima da linha do Equador.

Bandeira do Brasil colonial

Bandeira do Brasil colonial.A configuração da bandeira do Brasil mudou por várias vezes, no Brasil colonial, a primeira bandeira real do Brasil era do ano de 1822, onde Dom Pedro I assinou decretos que regulamentava essa criação. Após três meses de existência a bandeira sofreu transformação na qual a coroa real que se achava sobreposta no escudo das armas foi substituída pela coroa imperial. A bandeira do Brasil colonial continha muitos significados e características de Portugal e a família real. Ao longo dos anos a bandeira foi se modificando até chegar a nossa bandeira brasileira que é tão conhecida.

A bandeira do Brasil é um dos símbolos mais influentes do país a qual representa a honra e hombridade do povo brasileiro. A bandeira por séculos foi se transformando com características e cores diferentes, porém nunca deixou de ter um forte significado até os dias de hoje.

Confira no vídeo abaixo um pouco mais sobre a bandeira do brasil e sua evolução ao logo do tempo.

A Bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais do nosso país, sendo os outros três, as armas nacionais, selo nacional e hino nacional. A mesma foi adotada no dia 19 de novembro do ano de 1889, e desde então sofreu poucas alterações.

Embora esta seja um símbolo oficial de grande importância para nossa nação, ainda existem muitas pessoas que não conhecem o significado da bandeira, nem de suas cores, frases e estrelas.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas informações essenciais, para que você saiba mais sobre este importante símbolo que representa a República Federativa do Brasil.

Significado das cores, frases e estrelas da Bandeira do Brasil

O significado das cores da Bandeira do Brasil

Retângulo Verde

A bandeira nacional, por lei, deve possuir um tamanho de 7:10, sendo este também o tamanho da área em verde da mesma. Acredita-se, popularmente, que a cor verde representa as florestas e matas do Brasil, devido ao seu imenso tamanho. Além disso, a cor verde também é uma homenagem de Dom Pedro I à Casa de Bragança.

Losango Amarelo

A cor amarela representa o ouro e os minérios encontrados no Brasil. Além disso, o amarelo também simboliza a Casa de Habsburgo.

Circulo Azul

O azul representa o céu do Brasil. Há quem diga que isso é devido ao céu límpido do dia da Proclamação da República.

Faixa Branca

A faixa branca localizada no centro da bandeira representa a paz do país.

Estrelas

Ao total são vinte e sete estrelas, sendo vinte e seis os estados e uma o distrito federal.

Frase: Ordem e progresso

O lema “Ordem e Progresso” é uma pequena abreviatura do lema político positivista de Auguste Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.

Curiosidades sobre a bandeira do Brasil

Imagem da Bandeira do Brasil

A bandeira brasileira é uma das poucas que não possuem as cores vermelho e preto, tais que representam sangue e guerras.

De inicio, a bandeira foi confeccionada apenas com 21 estrelas, com o passar dos anos e fundamentos de novos estados, a mesma chegou ao total de 27 estrelas. Lembrando que a atualização da bandeira é permitida no caso de extinção ou criação de novos estados.

A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.

Hino à Bandeira

Confira a letra do Hino à Bandeira

*letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.

HINO À BANDEIRA

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Tags: , , ,
Publicado por Nathalia
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar