Home » Meio ambiente

O que significa meio ambiente?

Saiba o que significa meio ambiente e fique por dentro de tudo que compreende esse universo tão importante para nossa sobrevivência.

homem e meio ambientePara a Organização das Nações Unidas (ONU), meio ambiente significa o conjunto de componentes químicos, biológicos, físicos e sociais que são capazes de causar diversos efeitos tanto diretos quanto indiretos, em um curto, médio ou longo prazo, sobre os seres vivos e atividades do homem.

Já para a ecologia, o meio ambiente é o conjunto de unidades ecológicas que incluem a vegetação, animais, solo, rochas, atmosfera, entre outros fatores que podem ocorrer em seus limites.

Além disso, compreende todos os recursos e fenômenos naturais como a água, o clima, o ar, a descarga elétrica, entre outros.

Composição do meio ambiente

Os cientistas que estudam as esferas do planeta Terra reconhecem quatro esferas como as que compõem o meio ambiente: a litosfera (rochas), hidrosfera (água), atmosfera (ar) e a biosfera (vida).

Alguns outros cientistas incluem ainda duas novas esferas dentro da composição do meio ambiente, mesmo que estas sejam uma parte de algumas das esferas listadas acima.

meio ambiente

 

As duas novas esferas são: a criosfera que é relacionada ao gelo que seria uma pequena porção da hidrosfera e a pedosfera que corresponde a uma parte da litosfera, pois tem ligação com solo.

Importância do meio ambiente

O meio ambiente é importante para todos os seres do planeta, pois o mesmo oferece as condições essenciais para a sobrevivência das espécies e de sua evolução.

Podemos exemplificar a importância do meio ambiente facilmente, pois sem água potável, ar puro ou solo fértil a civilização de qualquer região do planeta não sobrevive e a economia globalizada deixa de existir sem um ambiente saudável.

Contudo, o que temos visto é que poucas pessoas, se considerarmos a população total global, estão procurando preservar o meio ambiente e sua “saúde” e, com isso a destruição da natureza, que é à base de toda a vida no planeta, através da contaminação e degradação dos ecossistemas que crescem em um ritmo cada vez mais acelerado.

Gestão ambiental

Cuidados com o meio ambiente

Os cuidados para com o meio ambiente não é apenas dos governantes ou empresários, e sim de todos, pois pequenas ações podem ajudar na sua conservação. Como podemos ver a cada dia o meio ambiente tem sido degradado através do desmatamento das florestas, da poluição das águas e do ar, além de muitas outras formas.

Porém, para que uma solução eficaz seja alcançada é necessário descobrir quais são os problemas no momento em cada região e buscar conscientizar as pessoas da área para ajudar no cuidado com o meio ambiente.

Podemos dizer que um dos principais problemas em qualquer região do país está relacionado diretamente com a poluição, como do ar, pela grande quantidade de carros funcionando.

Planeta Terra

Este problema relacionado acima pode ser diminuído através do uso consciente dos automóveis e com o aumento da utilização dos transportes públicos por conta da população. Claro que para isso é necessário que os governos melhorem o transporte e deem mais opções para que o carro fique na garagem e haja uma diminuição na população.

Meio ambiente significa todos os seres vivos e não vivos que compõem o planeta Terra, por mais isolada que uma região seja a forma em que afeta os ecossistemas e a vida dos humanos será a mesma.

Assista ao vídeo no Canal do Portal ZUN no YouTube e veja mais sobre a importância da água para os seres vivos.

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 18/09/2013

Compartilhar