Home » Negócios

O que são negócios sustentáveis?

Cada vez mais passa a ser um dever de todos buscarem práticas em todas as áreas para que não prejudique o meio ambiente.

Negócios-sustentáveis

Após anos e até séculos de exploração dos recursos ambientais e sociais de todo o nosso planeta, enfim, a humanidade já está refletindo mais sobre a indispensável adoção de práticas que melhorem o desenvolvimento econômico em equilíbrio com as necessidades da Terra, com isso a sociedade vem aprendendo a se adaptar a chamada sustentabilidade e hoje muitas pessoas já se tornaram adeptas a esse conceito.

Atualmente várias empresas estão cada dia mais se sentindo no dever de buscar e realizar práticas tanto na produção quanto na prestação de serviços, para que não prejudiquem ao meio ambiente e assim estejam de acordo com todos os preceitos da responsabilidade social. Quando falamos sobre um negócio sustentável logo pensamos em natureza, meio ambiente não é verdade? Mas não é só isso:

Negócios sustentáveis definição

símbolo-de-sustentabilidade

Negócio sustentável é aquele que promove rentabilidade, lucratividade e satisfação a todos que estão envolvidos embasados no princípio de respeito ao meio ambiente e ao homem, com isso promovendo as oportunidades futuras, produzindo riquezas e agindo de maneira correta e eficaz, não prejudicando as pessoas ao redor e muito menos o planeta.

Negócios sustentáveis como funciona

As empresas investem em ações que contribuem e preservam o meio ambiente e é feita uma divulgação através de várias propagandas conquistando ainda mais clientes aumentando a lucratividade e o relacionamento com os consumidores. Exemplo disso é a marca Ypê, que promove o plantio de mudas de árvores nativas na região de mata ciliar na Mata Atlântica em parceria da Fundação SOS Mata Atlântica. Já a Natura, a marca de cosméticos, produz produtos ecologicamente corretos com certificados e deixando assim bem claro aos clientes o respeito que ela tem com o meio ambiente.

sustentabilidade

Não importa se você é pequeno, médio ou grande empreendedor, o negócio sustentável está aí para quem quer, todos podem ser sustentáveis em seus negócios, é só você englobar as questões financeiras, sociais e ecológicas. Mas para que dê realmente certo, tem que ter boas ideias, coloca-las em prática, saber se relacionar bem com seus clientes e conquistar novos deles, com produtos e serviços que sejam bons, inovadores, criativos além de ecológicos, claro.

Existe uma categoria no prêmio Top of Mind da Datafolha chamada Top Meio Ambiente, nela são escritas às empresas que mais fazem trabalhos a favor do meio ambiente. Em primeiríssimo lugar ficou a Ypê, em segundo a Natura, sem seguida aparece o IBAMA e o Greenpeace, depois a Petrobras, Vale, a Coca-cola, O Boticário e por último a Omo. Essas empresas foram selecionadas através de entrevistas feitas aos consumidores.

O negócio sustentável tem caído no gosto das pessoas e tem ganhado tanta importância que até BM&F Bovespa, ou seja, a Associação entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros de Valores do Estado de São Paulo, vem procurando formas para incentivar todas as empresas a empregar esse conceito. E está dando certo, os resultados estão sendo bem positivos.
Se você tem uma empresa e quer se tornar um profissional que está a favor da natureza através dos seus negócios, estão aí as dicas, mas lembre-se não é somente uma questão empresarial, seja sustentável na sua vida particular também.

Publicado por Programador
Revisado em 20/11/2015

Compartilhar

Receba novidades

Comentar