Home » Educação

O que são concursos culturais?

Os concursos culturais acontecem durante todo o ano em várias regiões do Brasil, fique atento e se apresente ou apenas prestigie.

mulher-cantando

Os concursos culturais estão espalhados pelo Brasil todo, o ministério da cultura junto a patrocinadores e apoiadores promovem concursos, além das fundações culturais das cidades brasileiras que também promovem tais concursos culturais a nível nacional e até internacional.

É importante que se explore e principalmente valorize os artistas que por muitas vezes parecem ser esquecidos e deixados de lado. Os Festivais e concursos comumente premiam os artistas em dinheiro, troféus; o valor depende do sistema organizacional e do corpo administrativo do evento.

Se você tem curiosidade sobre os tipos de concursos culturais no país e quais são as empresas que os realizam, você está no lugar certo, veja mais:

Tipos de concursos culturais

Existem vários tipos de concursos culturais, diversas categorias, alguns com premiações grandes, já outros levam apenas o troféu e uma ajuda de custo para o artista que se apresenta. Mas nem todos os concursos são realmente culturais, concursos que têm que criar frases românticas ou sobre aquele caldo de galinha são premiados quando a melhor frase se destaca e leva o prêmio, mas esses não se encaixam, não são estritamente culturais.

teatro

O nosso país é rico em cultura devido à miscigenação e histórias de um povo e influências trazidas de outros países, e dessa mistura toda foram surgindo concursos folclóricos envolvendo vários elementos. Os tipos de concursos culturais mais comuns são: os de música, poesia, contos, declamação, festivais de teatro, festivais de cinema, de dança, fanfarras e bandas marciais, concursos fotográficos.

dança

Estes tipos de concurso têm o objetivo de estimular e tornar os participantes/artistas conhecidos na cidade e no país. Alguns concursos de música garantem até gravação de CD e uma premiação “gorda” em dinheiro que é o caso do reality show The Voice Brasil exibido na Rede Globo, ou o Ídolos exibido na TV Record. Algumas cidades do país não têm uma secretaria de cultura e isso é grave se tratando de uma país enorme como o Brasil e cheio de misturas.

Empresas que realizam concursos culturais

Os maiores concursos culturais são realizados por empresas com um forte poder aquisitivo, como redes televisivas; o ministério da cultura apoia vários concursos, empresas como a Petrobras e redes sociais como o Facebook também promovem a cultura.

Um grande evento que acontece anualmente é a Virada Cultural de São Paulo que é uma iniciativa da prefeitura, ela dura 24 horas ininterruptas de apresentações de vários cantores famosos e artistas, companhias de danças e orquestras. As apresentações acontecem em diferentes pontos estratégicos da cidade, em 2013 foi investido cerca de 10 milhões de reais, foram selecionados 120 pontos da capital paulista com 25 palcos na região central e mais de 900 atrações.

Virada-cultural-paulista

Inspirado nessa Virada foi criada a Virada Cultural Paulista, que acontecem em vinte cidades do estado de São Paulo. Mas os outros estados também oferecem programações culturais, como Paranavaí, no interior do Paraná, onde acontece tradicionalmente o FEMUP – Festival de Música e Poesia de Paranavaí que já ultrapassou sua 48º edição, este concurso é de nível nacional e tem as categorias música, conto e poesia, as premiações são em dinheiro e troféu.

Outras prefeituras pelo Brasil promovem eventos culturais, com o apoio de bibliotecas, escolas e empresas parceiras de suas próprias cidades. Infelizmente - ou não - eventos culturais sempre dependem de patrocínio mesmo se pequenos, sinal que o investimento em cultura no país é escasso quando não se trata de futebol.

cantando

Fique ligado nos concursos culturais de sua cidade ou de cidades próximas, a maioria desses eventos tem entrada franca. Contribuir para a cultura do país, seja participando como artista ou admirando como espectador só traz crescimento.

Para saber mais sobre como funciona a Virada Cultural Paulista assista ao vídeo do YouTube:

Publicado por Programador
Revisado em 20/11/2015

Compartilhar

Receba novidades

Comentar