Home » Meio ambiente

O que são animais carnívoros?

Os animais carnívoros possuem características próprias, desde o habitat até mesmo o modo de se alimentar. Conheça-os um pouco mais.

tigreEm meio ao reino animal existem aperitivos de vários gêneros para os “bichinhos” se alimentarem, dentre estes, ou são vegetais ou carnes, os animais herbívoros se alimentam de vegetais, os carnívoros predominantemente de carne, sendo esta carne de seres vivos ou mortos, inclusive você, pode ser o prato principal de um “leãozinho”.

Estes animais são considerados predadores por capturarem seu alimento e ameaçar outros animais para matar a fome, eles podem se alimentar de animais herbívoros, mas os carnívoros também estão na lista, ou seja, nem mesmo os “parceiros” de mesa, as companhias do almoço escapam de ser comedor para se tornar comida. Alguns carnívoros caçam as presas sozinhos, mas este método não é tão eficiente quanto caçar em grupo que pode render melhores resultados.

Eles localizam as presas pelo olfato e pela audição, que são bem aguçados nestes animais, para fugir da morte os animais perseguidos se escondem, fogem ou lutam e enfrentam o predador. Os animais carnívoros são considerados selvagens, então seu habitat natural é em meio as florestas e matas, como nos safáris africanos, outros são criados em zoológicos para as pessoas poderem ver pessoalmente as espécies carnívoras ou até mesmo o gato e cachorrinho que você tem em casa, mas estes são animais domésticos e não apresentam riscos maiores.

Principais animais carnívoros

São muitos os animais carnívoros para citarmos todos aqui, portanto focaremos nos principais que são aqueles que todo mundo conhece. O leão é o primeiro da lista, um felino do gênero Panthera, pode pesar até mais de 250 kg, adora uma carninha. O tigre acompanha o leão no banquete, um mamífero da família dos felinos, o macho pode chegar até 300 kg.

onça descansando

A bela onça pintada é outro animal carnívoro e símbolo da fauna brasileira, outro animal é a jaguatirica ou gato do mato, é comum encontrá-lo na mata atlântica e em outras matas brasileiras. A hiena, um carnívoro que é mais comum no continente africano, fazem tudo em bando principalmente na hora de caçar o alimento.

Fotos de animais carnívoros

Você sabia que os maiores carnívoros do mundo foram os dinossauros, em especial o Tiranossauro Rex, aquele animalzinho “amável” tinha dentes e mandíbulas gigantescas, melhor nem imaginar o que ele era capaz de engolir de uma vez só.

leão-lambendo-leoa

Confira aqui algumas fotos dos animais carnívoros mais conhecidos:

Características dos animais carnívoros

Algumas características dos animais carnívoros já foram citadas, mas a principal é que eles se alimentam basicamente de carne, normalmente saem para caçar em bandos, suas presas podem ser vivas ou mortas, animais herbívoros e até mesmo os carnívoros que, se não fugirem ou se esconderem vão para facilmente na barriga de um tigre, leão ou onça pintada.

hienas

Existem ainda os carnívoros aquáticos, como o tubarão e a piranha, todos estes animais são ágeis, fortes e possuem dentes afiados para rasgar a carne que vão comer. A carne é um alimento nutritivo, desta forma eles não precisam comer em grandes quantidades.

para saber mais sobre os animais carnívoros assista ao vídeo do Youtube que traz uma reportagem da Discovery Channel:

leão lambendo leoa

Há uma série de espécies e tipos de animais que podem se enquadrarem em diferentes categorias, estes normalmente fazem parte de um grupo que pode ser identificado por seus costumes e hábitos. Uma das categorias de divisão dos animais é relacionada aos hábitos alimentares que são cultivados, existindo os animais carnívoros, estas espécies e tipos de bichos são aqueles que se alimentam, em suma, de carne, fazendo com que sua dieta predominante seja baseada em diferentes tipos de carnes, se tornando predadores. Os animais carnívoros saem à caça para encontrar outros animais que são devorados, fazendo com que a captura e a alimentação por meio de outros bichos seja o principal fator que permita indicar quais são os animais carnívoros.

Principais animais carnívoros

hiena

Há vários animais carnívoros que conhecemos, tanto por seu nome, quanto por sua imagem, é possível destacar uma série dos principais bichos que se enquadram nesta categoria. Os principais animais carnívoros, em questão de popularidade, são: leão, cobra, crocodilo, tubarão, tigre, lobos, lagartos, águias e ratos, eles podem ser considerados carnívoros por cultivarem uma alimentação baseada, predominantemente, a base de carne.

Há alguns outros dos principais animais carnívoros que são considerados como os maiores da atualidade, identificando sua espécie, podendo destacar, nesta lista, alguns bichos como: cachalote, alimentando-se de lulas, polvos e tubarões; sucuri, alimentando-se de peixes, rãs e tartarugas; orca, alimentando-se de peixes, golfinhos, pinguins e focas; crocodilo-poroso, alimentando-se de pássaros, anfíbios, répteis e pequenos mamíferos; tubarão branco, alimentando-se de focas, elefantes marinhos, golfinhos e tartarugas, entre outros.

Fotos de animais carnívoros

onça

Ao realizar uma rápida pesquisa pela internet, por exemplo, é possível encontrar uma série de fotos de animais carnívoros, podendo notar suas semelhanças e diferenças de acordo com a espécie procurada. É possível constatar que, por meio das fotos, uma das principais semelhantes são as garras e presas que estão presentes na estrutura destes animais carnívoros, até mesmo pela necessidade que os mesmos possuem em utilizar tais partes de seu corpo para que seja possível caçar outros bichos. A pelugem é normalmente diferenciada de acordo com cada espécie, não podendo encontrar um padrão, somente notando, por fotos, a presença do corpo que permite a caça de novas presas para os animais carnívoros.

Características dos animais carnívoros

leão

Há uma série de características dos animais carnívoros que podem ser destacadas, a principal é a presença de presas e garras exatamente para a caça, os bichos desta categoria necessitam de um corpo apto para que possam se alimentar. Em suma, no momento da caça, os animais carnívoros podem ser considerados solitários, assim os mesmos podem capturar a presa em um bote mortal, porém ainda há alguns grupos que, para se protegerem, caçam em grupo, assim como hienas e leões. Os animais carnívoros normalmente são muito inteligentes e sabem usar estratégias, estas planejam o bote à presa, além de também se esconderem e adquirem habilidades de caça para protegerem-se de outros predadores, pois um animal que caça determinada espécie, pode ser caçada por outra, formando a cadeia alimentar animal.

Confira o vídeo sobre aforça dos animais herbívoros e o fim dos carnívoros:

Tags: ,
Publicado por Juliane
Revisado em 10/12/2013

Compartilhar