Home » Alimentação

O que são alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são a nova tendência entre pessoas que se preocupam com o bem-estar e também com a preservação do meio ambiente.

frutas verduras e legumes

Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem uso de agrotóxico ou produtos sintéticos. Ou seja, são produzidos apenas com o manejo de recursos naturais, visando a saúde do meio ambiente e dos consumidores.

A ideia de produzi-los de maneira tão natural começou com um pesquisador inglês chamado Sir. Albet Howard, cuja pesquisa era toda voltada para a fertilidade do solo como ponto principal na produção de alimentos.

Diferente da Agricultura convencional, a agricultura orgânica utiliza material animal e vegetal na adubação do solo. E não utilizam a técnica de monocultura, quando ocorre substituição da cobertura vegetal original, provavelmente contendo várias espécies de plantas, por uma única cultura. E isto é muito danoso ao solo, pois ele fica empobrecido e perde produtividade. Além disso, a agricultura orgânica ainda incentiva o trabalho de pequenos produtores .

Como os alimentos orgânicos são produzidos

A produção orgânica se baseia no equilíbrio do meio ambiente e uso de métodos naturais de adubação e controle de pragas. Os adubos são todos orgânicos e difícil de dissolver, e todos os produtos utilizados no cultivo são de origem natural. Toda vegetação presente na área é mantida, pois faz parte do sistema de cultivo. E a produção não se restringe apenas à produção agrícola, mas também à pecuária.

boi

O gado, frangos e outros animais são criados sem uso de remédios e/ou hormônios, prática esta muito nociva ao ser humano que consome tal carne. E existem ainda, os produtos orgânicos industrializados, que são  produzidos sem produtos químicos artificiais, como corantes e aromatizantes.

 Vantagens e desvantagens dos alimentos orgânicos

As principais razões para o consumo desses tipos de produtos soam óbvias. É uma maneira de proteger as futuras gerações, pois as técnicas utilizadas respeitam muito o meio ambiente e não causam danos ao ecossistema. O não consumo de alimentos com agrotóxico já é outra grande vantagem. Portanto sua saúde agradece.

frutas

Além de você estar diretamente apoiando e aumentando a renda de pequenos produtores. E o melhor de tudo, o sabor do alimento é muito melhor quando este é orgânico.No quesito desvantagens não podemos deixar de citar o fato de que estes produtos são mais caros do que os normais, já que são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.

Os alimentos orgânicos no Brasil

A produção orgânica cresce 30% ao ano no Brasil. Devido a preocupação das pessoas com a saúde,a maioria passou a buscar uma alimentação mais saudável, livre de substâncias nocivas. Porém infelizmente o consumo não ocorre tanto por parte dos brasileiros, já que a maior parte da produção de orgânicos vai para exportação. Talvez porque esses produtos são mais caros, e a maioria dos brasileiros não têm acesso a eles, ou por falta de conscientização, mesmo.

tomate e pimentão

Contudo, o importante é que cada vez mais pessoas estão se preocupando com seu o bem estar, com o aumento da qualidade de vida, e também com o meio ambiente.

O número de vegetarianos e veganos aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Surgiram muitos grupos defensores  da preservação do planeta, entre diversas outras iniciativas politicamente corretas. E as técnicas de produção de alimentos orgânicos também estão ligadas a estas boas práticas.

Para mais informações assista ao vídeo O benefício dos alimentos orgânicos:

 

Tags: ,
Publicado por Maria Eduarda
Revisado em 26/09/2013

Compartilhar