Home » Meio ambiente

O que polui o meio ambiente?

Muitas coisas acabam poluindo o meio ambiente, seja ele ar, água ou terra. Conheça alguns causadores dessa poluição.

PoluiçãoNo decorrer das ultimas décadas o mundo tem testemunhado atônito os efeitos da poluição sobre o meio ambiente.

Muitas catástrofes de proporções gigantescas, o desaparecimento de espécies pela mudança climática, a ameaça iminente de um futuro destruído pela simples inconsequência humana, tem chocado e preocupado especialistas do mundo inteiro.

Deste modo, nunca ficou tão evidente a importância de se preservar a natureza e evitar sua degradação devido à atividade humana.

Em geral, são muitos os fatores que contribuem para a destruição ambiental, como, por exemplo, o desmatamento, mas, o fator predominante na escala de destruição ainda é a poluição. Saiba mais sobre esse problema de nível mundial.

A poluição do ar

Carro poluindoTodos os anos o índice de dióxido de carbono, o famoso CO2, aumenta exponencialmente em todo o planeta.

Sendo este o gás mais venenoso para a atmosfera, o que se observa é um constante aumento na temperatura global, além do surgimento de uma cortina de partículas que impede que os demais poluentes do planeta escapem para fora da atmosfera.

O resultado é o que os cientistas chamam de efeito estufa. Esse efeito, por sua vez, contribui drasticamente para o desequilíbrio ambiental, começando por desregular o fluxo atmosférico, daí, por exemplo, esse tempo bagunçado.

Assim, é possível afirmar que o dióxido de carbono é o principal inimigo do ar, e, para desespero da natureza, é o poluente mais comum produzido pelo homem. Isso porque ele está ligado diretamente ao nosso modo de vida.

Os automóveis, por exemplo, são os maiores produtores de CO2 do mundo. Isso devido a sua popularização, o que resulta em um número muito alto de carros circulando. Mas as fábricas também têm sua parcela nesse problema, e não apenas elas. As queimadas, da cana, por exemplo, também contribuem para aumentar sua densidade no ar.

Deste modo, lidar com esse poluente é muito complexo, sendo impossível de se resolver esse problema sem mexer no estilo de vida da maioria dos países do mundo, o que também implicaria mudanças na economia.

A poluição da água

Poluição da águaMuitos especialistas dizem que o dióxido de carbono é um problema do século XX, mas a degradação da água já havia começado pelo menos há um século antes.

Isso porque a água, o elemento que mais existe no planeta, sempre sofreu com a relação com os homens. Desde o tempo da exploração do ouro e de outras pedras preciosas (prática hoje ilegal, mas que muitas regiões ainda praticam), através da aplicação de mercúrio nas águas, já se notava os primeiros indícios de poluição aquática.

Depois, vieram os desmatamentos das matas ciliares, seja para o cultivo da lavoura ou para a construção de cidades, o certo é que os rios passaram a receber muito mais dejetos, vindo das encostas peladas. Depois, a própria produção do lixo terminou na água, onde muitos irresponsáveis fizeram suas desovas.

E finalmente, a revolução industrial cobrou seu preço, fazendo com que muitos poluentes fossem descartados por meio da água. O resultado disso é que hoje a maior parte da água potável do mundo está contaminada, e mesmo em alto mar é possível encontrar dejetos humanos.

Saiba mais causas e consequências sobre a poluição do meio ambiente no vídeo do Youtube:

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 30/10/2013

Compartilhar