Home » Beleza

O que fazer com a pele ressecada no inverno?

No inverno é comum um maior ressecamento da pele, pelo tempo gelado e a falta de hidratação. Confira dicas para evitar este problema.

mulher com roupas de frio no rostoDurante a baixa temperatura do inverno a tendência da pele é ressecar, pois ao contrário do que acontece no calor do verão, a pele não transpira liberando sais mineiras. E a falta da transpiração acarreta no ressecamento da pele, por isso durante o inverno, mais prevenidos, “sacam” da bolsa um creme para as mãos, rosto e corpo, para manter a hidratação e evitar o aspecto branco que o ressecamento deixar na pele. A estação mais fria do ano traz também outras consequências para os cabelos também, de forma que estes fiquem mais oleosos ainda, ou mais ressecados. Para orientá-lo com os cuidados com a pele, selecionamos algumas dicas que podem fazer diferença no seu dia a dia com o auxílio de alguns cosméticos. Várias empresas fabricam linhas com produtos especializados para enfrentar o inverno com a pele protegida e bem hidratada e sem ressecamentos. Mas antes saiba a pele resseca nesta estação, além dos cuidados que já mencionamos e também como evitar a pele ressecada durante o inverno. De forma simples é possível evitar o problema, mas se for tarde demais, não se preocupe, também há como cuidar.

Por que a pele resseca no inverno ?

Durante o inverno o tempo fica mais seco e neste processo a pele perde água facilmente. Ficar em lugares fechados ou com sistemas de aquecimento em lugares fechados fortes, também ajudam a ressecar a pele. Como dissemos no início deste texto, durante o calor ingerimos mais água e liberamos através do suor, portanto a pele fica hidratada, no inverno este processo é contrário, o vento frio e junto ao clima seco faz com que se perca o liquido corporal, dando lugar ao ressecamento da pele, mas para reverter este quadro, alguns cuidados precisam ser tomados.

mulher com blusa de frio

Como cuidar da pele ressecada no inverno

Nesta época de inverno, alguns cuidado são essenciais para renovar a pele, para isso invista sem dó em cremes hidratantes, eles fazem muito mais do que perfumar e deixa a pele macia, neles contem ativos capazes de reter as moléculas de água até nas camadas mais profundas da pele e formam um filme sobre a superfície que evita a evaporação. Uma boa alimentação também influencia para conseguir uma hidratação perfeita, o ideal é ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudam a neutralizar os radicais livres, desta forma a pele é tratada e não fica ressecada.

mulher passando creme na pele do rosto

Como evitar a pele ressecada durante o inverno

Como diz o ditado, melhor é prevenir do que remediar, portanto existem algumas formas simples que ajudam a evitar a pele ressecada. Evite tomar banhos muito quentes e prolongados e procure sempre usar sabonete neutro. Não se ensaboe demais evitando as buchas, pois estes dois costumes retiram parte da oleosidade natural da pele. Escolha uma boa fragrância de creme hidratante de se delicie mantendo a pele macia. Beba muita água, muita gente não sabe, mas este simples hábito ajuda a manter a pele mais jovem e sempre hidratada, use sempre protetor solar e labial de inverno ou use manteiga de cacau.

mulher com pele congelada no inverno

Pele ressecada no rosto

Durante os períodos frios é comum perceber um ressecamento da pele, devendo redobrar os cuidados para que a pele não apresente um aspecto de desleixo, apresentando regiões esbranquiçadas como pernas, braços e rosto.

Estas regiões esbranquiçadas indicam que a pele possui poucas proteínas, devendo então ser repostas para que torne a parecer saudável, e o hábito mais comum, é o uso de hidratantes para que a pele recupere a aparência.

Por que a pele resseca no inverno

Pele do rosto descascando

Os fatores climáticos ainda são as principais causas de ressecamento da pele, como vento, frio intenso e pouca umidade do ar, favorecendo a evaporação dos líquidos corporais através da pele, e estes fatores em combinação com substâncias químicas como o sabão e o detergente, proporciona uma eliminação da oleosidade natural da pele, assim como os banhos quentes.

A pele então passa a apresentar descamação, aspecto áspero e pouca elasticidade se tornando então uma pele frágil e sujeita a irritações com facilidade, como irritações causadas por contato com determinados tecidos e dificuldade de restabelecimento de feridas que surgem na pele.

Como cuidar da pele ressecada no inverno

Cuidados com a pele no inverno

O uso de sabonetes indicados para peles secas aplicado nas áreas que apresentam ressecamento pode ser um meio de diminuir o aspecto áspero, devendo ainda utilizar uma bucha ou esponja natural, para remover as células mortas, porém, este cuidado deve ser feito em combinação com água morna, evitando a remoção total da oleosidade da pele.

Outro método que auxilia na manutenção da pele durante o inverno é a ingestão de líquidos e frutas ricas em água, como a laranja, a manga, o melão e a melancia, permitindo que esta hidratação seja feita de dentro para fora, além é claro do uso de hidratantes específicos para o tipo de pele.

Como evitar a pele ressecada durante o inverno

Mulher com cotovelo ressecado

Para quem deseja evitar este problema na pele durante o inverno, os mesmos cuidados devem ser feitos antes mesmo da chegada dos dias frios, podendo então cuidar sempre da pele de forma fácil, podendo ainda atribuir a estes cuidados o uso constante de protetor solar e utilizando sempre produtos direcionados ao tipo de pele que possui, evitando que a produção de óleo da pele se altere muito.

Pele sem Drama

Mulher cuidando do rosto

Os cuidados com a pele não requer muita atenção ou dedicação, bastando manter um ritual diário com a ingestão de frutas e de líquidos e apesar de ser difícil ingerir líquidos durante este período, pode-se recorrer à ingestão de chás, e água com temperatura ambiente, proporcionando uma hidratação natural.

O uso de hidratantes e óleos para o corpo requer um pouco de atenção em relação à escolha, devendo ser buscada a orientação de um dermatologista para que este possa indicar um produto adequado e de qualidade, garantindo uma boa manutenção para a pele, podendo ainda obter sugestões relacionadas à frequência de uso, como por exemplo, diariamente à noite ao se deitar, permitindo que o produto atue no momento em que a pele não sofre o contato direto com as ações climáticas.

Como na internet podemos encontrar de tudo um pouco, claro que também encontramos dermatologista online grátis! Mas é claro que isso não substitui uma consulta com um profissional, então assista ao vídeo do portal Mundo Mulheres no YouTube para ficar informada(o) e agende um especialista.


Basta à temperatura cair que a pele já começa a incomodar e sofrer com o ressecamento, descamação e muitas vezes sensação de que a pele está repuxando por falta de hidratação. Todos esses problemas aparecem porque o clima seco e o vento acabam por ocasionar a perda de umidade do corpo e também porque o consumo de líquidos, em especial, a água diminui nesta época e faz com que a hidratação natural produzida pelo organismo chegue em pequenas quantidades na superfície da pele, deixando a pele seca e ressecada.
Isso tudo é característico do inverno e atinge em geral toda a população, entretanto, algumas pessoas por terem uma pele extremamente seca são mais propensas ao ressecamento intenso da pele, o qual se não for cuidado pode levar ao aparecimento de problemas mais graves como rachaduras, coceiras e dermatite atópica. Para resolver o problema conheça os principais métodos para evitar a pele ressecada no inverno:

Por que a pele resseca no inverno?


Com as quedas das temperaturas no inverno a pele tem uma produção menor de oleosidade natural e também de suor que ajudam a manter a pele sempre hidratada e como se não bastasse à pele acaba por perder água para o ambiente que no inverno está bastante seco, deixando a pele desidratada. Mas, além disso, a única camada protetora presente na pele se torna um alvo fácil e é perdido nos banhos quentes e demorados característicos do inverno, além do fato de que o sabonete por si só já retira toda a camada de gordura natural da pele.

Como cuidar da pele ressecada no inverno


Difícil de escapar, a pele ressecada é um mal do inverno, por isso, se você sofre com a pele desidratada nesta época do ano, as dicas de cuidados com a pele são inúmeras, mas o que garante resultados benéficos é o uso diário de hidratantes, em especial, aqueles que podem ser usados durante o banho, ou seja, podem ser passados na pele molhada, não precisam de enxague e são rapidamente absorvidos, além de serem práticos, pois diminuem o sofrimento de enfrentar o frio para passar os hidratantes naturais.
Outra dica são os óleos de banho que por possuírem uma molécula maior que a dos hidratantes não penetra a derme, mas forma um filme protetor na pele que ajuda a diminuir a perda de água, a qual não consegue atravessar completamente o filme e continua na pele e não a desidrata.Outra opção é o spray de água termal que são ricos em oligoelementos que tem poder antioxidante, cicatrizando, anti-inflamatório e ainda combatem o ressecamento.
Todos os produtos indicados para cuidar da pele ressecada devem ser usados em dias alternados, ou seja, nunca juntos, por isso, crie uma rotina e em um dia passe o hidratante e no outro o óleo de banho e, pelo menos uma vez na semana ou a quinzenalmente o spray de água termal.

Como evitar a pele ressecada durante o inverno


Para evitar a pele ressecada e preservar sua maciez durante o inverno o que se deve fazer é evitar os banhos muito quentes e demorados, pois este é o principal vilão de uma pele lisa e hidratada, não fique muito tempo exposto ao frio, aquecedor ou ar condicionado, consuma bastante líquidos e alimentos ricos em vitaminas do complexo B que ajudam a aumentar a oleosidade natural da pele, use diariamente hidratantes corporais, opte por sabonetes que contenham em sua formulação algum produto hidratante e se a pele estiver ressecada use o sabonete somente nas partes íntimas, evitando o contato com as áreas ressecadas.
A pele requer cuidados tanto no verão como também no inverno, por isso, fique sempre atento ao surgimento de manchas, descamação, ressecamento e rachaduras.

Assista o vídeo e veja mais dicas e informações de como cuidar da pele no inverno.

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar