Home » Vestibular

O que é vestibular?

O vestibular é um momento de muita tensão entre os jovens pré-vestibulandos. Saiba o que é e conheça alguns tipos de vestibulares.

VestibularMuitos jovens e a maioria dos adolescentes que estão terminando o Ensino Médio, normalmente ficam muito tensos, preocupados, com frio na barriga e um misto de emoções pelo menos duas vezes por ano, que é a frequência média que acontece o vestibular que é o passaporte para a formação no Ensino Superior.

O vestibular trata-se de um exame, uma prova, que dura em média 2 ou 3 dias para avaliar a capacidade dos conhecimentos gerais e específicos dos candidatos. Mas por que tem que fazer uma prova e não é só chegar e efetuar a matrícula? Porque as faculdade e universidades tem um determinado número de vagas para cada curso, que são abertas anualmente. Normalmente esta quantidade de vagas não é muito grande, em média são 15, 20, 30 vagas por vestibular para cada curso, mas algumas universidades comportam turmas maiores, em geral as universidades particulares que chegam a oferecer até 60 vagas em um determinado curso de graduação por vestibular.

Por isso, se você pretende cursar o ensino superior deve se preparar bastante para as provas, principalmente se quiser entrar em uma universidade estadual ou federal que são públicas, não cobram taxa de mensalidade. Confira três tipos de vestibular e tire suas dúvidas.

O que é vestibular unificado?

EnemO vestibular unificado serve para as universidades federais e funciona da seguinte forma: o estudante faz o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, se a nota obtida for equivalente à vaga do curso que o candidato deseja, ele pode escolher a universidade federal que aderiu ao sistema unificado para ingressar apenas com o Enem, sem precisar fazer o vestibular propriamente dito.

O próprio Exame do ensino Médio funcionará como vestibular e acontece uma vez por ano, geralmente em meados do mês de Outubro. Lembrando que o estudante pode optar por 5 cursos que gostaria de entrar em uma mesma universidade ou universidades diferentes.

O que é vestibular agendado?

Vestibular agendadoO vestibular agendado é ideal para aquelas pessoas que não tem estabilidade de tempo, ou não gostam do vestibular tradicional com data e horário marcados.

No vestibular agendado o candidato escolhe o dia, a hora, e a maneira que quer fazer a prova, a vantagem deste tipo de prova é que o estudante pode fazer só quando realmente estiver preparado.

O exame pode ser feito de forma manuscrita ou pelo computador individualmente ou em grupo. Algumas faculdades estão tentando fazer o melhor para que os jovens consigam ingressar no ensino superior, uma prova disso, além do vestibular agendado é a EAD, Educação a Distância.

O que é vestibular continuado?

Respondendo questões do vestibularO vestibular continuado serve para estudantes que acabaram de entrar no Ensino Médio, no 1º, 2º e 3º ano o aluno já vai fazendo o vestibular aos poucos. No final de cada ano ele faz uma prova e só no último ano escolhe o curso. As provas são iguais ao vestibular comum, questões de múltipla escolha e redação. O conteúdo aplicado é aquele que o aluno estudou no respectivo ano, se ele não passar desde o primeiro, já é desclassificado, ao contrário é aprovado para as próximas etapas.

Você já sabe para que curso você vai prestar vestibular? Assista ao vídeo do Youtube e saiba algumas dicas!

mulher estudando muito A cada ano que se passa o número de candidatos a uma vaga no ensino superior cresce constantemente. As grandes universidades recebem uma demanda de inscritos que não podem mais atender, de tão grande é esse volume.

Com isso, as universidades particulares têm crescido em igual proporção, e os grandes centros de formação deixam de ser apenas os estaduais e federais, entrando na lista dos mais procurados também muitos campus particulares.

Pensando nesse público, as universidades criaram formas mais flexíveis de atender a demanda de inscritos, permitindo, com isso, que o mercado do ensino superior continuasse a crescer.

Por sua vez, quem se beneficia dessa flexibilidade é o candidato, que consegue encontrar um sistema que melhor se encaixe em seu padrão de estudos e suas condições de vida, o que é um grande alívio ao se pensar no estresse que acompanha um candidato em época de vestibular e as grandes distâncias que muitos precisam percorrer para uma única prova.

livros em cima da mesa

Além do que, não é raro que as datas de vestibulares coincidam o que resultaria na perda de muitos inscritos para essas faculdades. Assim, as novas formas de vestibulares foram desenvolvidas para permitir um maior conforto tanto para os candidatos, como paras as universidades.

Por isso, se você quer conhecer mais sobre as novas modalidades de vestibulares que podem te ajudar a entrar em uma instituição de ensino superior, confira nossa relação:

O que é vestibular unificado?

O vestibular unificado consiste em dois sistemas: o das provas e o das datas. O sistema das provas é aquele que torna padrão um único modelo de prova para os diversos cursos oferecidos pela instituição ou instituições.

livros na mesa

Ou seja, a prova modelo não possui um peso específico, ou, caso venha a possuir o peso, essa recai apenas sobre as questões de determinada área, como a física, português, etc., sem que venha com isso haver qualquer alteração na prova de um candidato de um curso para o outro.Ou seja, um único modelo de prova, com valores diferenciados distribuídos pelas questões.

estudantes para o vestibular

O segundo sistema foi o mais vantajoso para ambas as partes. Muitas universidades se uniram para aplicar a prova vestibular no mesmo dia, e, o que é ainda melhor, usando a mesma prova. Assim, três ou quatro universidades aplicam em um único espaço, em uma única data, uma única prova, que servirá para o candidato ingressar em qualquer uma delas.

O que é vestibular agendado?

A maneira mais prática e cômoda de prestar vestibular é esta opção, sem dúvidas.

livro aberto

Utilizada principalmente por universidades particulares, diferente do vestibular tradicional onde a data é predeterminada, esse modelo de vestibular permite ao aluno contatar a universidade a marcar a data e o horário (ou escolher entre os horários e as datas disponíveis), aquele que melhor se encaixar para ele.

fazendo vestibular

Uma maneira flexível de fazer a prova e livre do tumulto do vestibular tradicional.Entretanto, essa modalidade de vestibular costuma ser usada apenas por universidades que já fecharam seu quadro de vagas e não conseguiram preencher o número de vagas disponíveis por candidatos aprovados, ou seja, é uma maneira de não perder alunos.

O que é vestibular continuado?

Essa modalidade de vestibular foi adotada inclusive por várias faculdades estaduais e federeis pelo país, não apenas as universidades particulares. É uma forma que, além de ser extremamente flexível, permite ao aluno outras chances de ser aprovado.

livros

Também chamado de vestibular seriado, basicamente é um vestibular anual, que consiste em provas aplicadas enquanto o aluno ainda cursa o ensino médio, onde após os três anos da escola, ou seja, as três provas que o aluno terá feito nesse período, se obterá a média de pontuação desse aluno, e com base nessa média ele será aprovado ou reprovado.

Estudantes

Isso é positivo para o candidato no sentido de que se ele for muito ruim em uma prova, ainda terá mais duas para se recuperar, podendo vir a conseguir aquela vaga. Muitas universidades criaram esse sistema pensando em cadeias de escolas especificas, uma vez que muitas universidades particulares também possuem redes de escolas particulares.

Mas universidades publicas têm adotado também esse caminho, criando programas para os alunos de escolas públicas como uma espécie de incentivo que pode representar a grande chance de suas vidas.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre vestibular.

Como-Estudar-para-Provas
Sinônimo de uma mistura de emoções e sentimentos, o vestibular adotado no Brasil desde 1911 é uma fase bastante difícil e cheia de tensão que faz parte da vida dos jovens que estão finalizando o ciclo escolar, o ensino médio e, que sonham ingressar nas faculdades ou universidades públicas, federais ou privadas do país.
Derivado do termo em latim “vestibulum” que significa “entrada; começo” o vestibular é um processo de seleção realizado pelas instituições de ensino superior do Brasil por meio de uma prova que contempla todo o conteúdo exigido durante o ensino médio, a qual é composta por questões de múltipla escolha, dissertativas e redação, o qual pode ser realizado em uma única fase ou múltiplas fases como é o caso da maioria das faculdades públicas.
Mas, com o aumento de candidatos concorrendo a uma mesma vaga, a ampliação de número de vagas, o aumento no número de cursos superiores e o crescimento de inscritos em instituições de ensino superior, houve a necessidade de se fazer algumas mudanças no vestibular, com isso foi criado o vestibular unificado, o agendado e o continuado. Conheça melhor cada um:

O que é vestibular unificado?

Desde sua adoção em 1911, o vestibular sempre foi realizado de acordo com os critérios de cada instituição, mas com a criação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 1998 que visa avaliar o desempenho dos estudantes que estão chegando ao fim do ensino médio, o MEC (Ministério da Saúde) cogitou em criar um sistema de seleção unificada, o qual só entrou em vigor em 2009 com a criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e que é adotado por centenas de universidades e faculdades públicas e federais do Brasil.
enem
Desta maneira, a prova para ingresso no ensino superior para as instituições que aderiram ao vestibular unificado é o exame do Enem, que deve ser feito anualmente e, a partir da nota obtida, o candidato se inscreve nas instituições e nos cursos de interesse, seguindo sempre as regras do sistema. Para saber se a instituição de interesse faz parte do vestibular unificado, acesse o site do Sisu.

O que é vestibular agendado?

Diferente do vestibular tradicional onde todos os candidatos inscritos realizam a prova no mesmo dia, horário e local estimulado pela comissão de organização do vestibular, no vestibular agendado quem escolhe quando faz a prova é o candidato.
fazendo prova
As instituições de ensino superior que aderem ao vestibular agendado visam uma maior flexibilidade aos candidatos, facilitando o ingresso de alunos que não conseguem participar do vestibular tradicional, disponibilizando então horários e dias mais flexíveis, assim você faz o vestibular sozinho ou em grupo em um espaço preparado para recebê-lo no dia e horário agendado.

O que é vestibular continuado?

Já o vestibular continuado é para os atrasados que deixam tudo para a última hora ou aqueles que ficaram esperando rodar a lista de espera de outra instituição, mas que no final as vagas foram todas preenchidas. Com o vestibular continuado é possível ingressar no curso superior mesmo que o período letivo já tenha começado.
estudando
O vestibular continuado é realizado também por instituições que realizam o vestibular tradicional e, após o período de inscrições, acabam por sobrar vagas remanescentes, com isso, elas abrem inscrições para o vestibular continuado com o objetivo de preencher o número de vagas dos cursos, neste caso, você deve procurar a secretaria da instituição, se inscrever e agendar seu vestibular.
E para você que pretende passar no vestibular veja o vídeo do Youtube e confira dicas de quem já foi aprovado nas melhores Universidades do país.

Tags:
Publicado por Juliane
Revisado em 04/11/2013

Compartilhar