Home » Política

O que é um partido político?

Os partidos políticos são divididos em dois grupos, os de direita e os de esquerda. Veja a diferença entre essas duas posições políticas.

plenário

Os partidos políticos são organizações burocráticas com o objetivo de conquistar e exercer o poder político, que, por defenderem uma ideologia, buscam favorecer o interesse de uma parcela da população, promovendo-a e organizando-se para as disputas eleitorais a fim de obter cargos e colocar seus projetos em prática.

A expressão "partido político" é hoje utilizada para denominar praticamente todas as organizações dotadas de ideologia as quais buscam o poder político, seja através de eleições (forma democrática) ou de revolução.

politicos

A divisão dos partidos políticos em de direita e de esquerda vem da sua divisão espacial na Assembleia Nacional Constituinte, na França, durante a Revolução Francesa (fim do século XVIII), em que na ala direita estava o grupo dos girondinos, formado por nobres, integrantes do funcionalismo real, burgueses enriquecidos e alguns clérigos (religiosos) em busca de manter seus antigos privilégios e defendendo a autoridade real; enquanto na ala esquerda estavam os jacobinos, que incluía a pequena e média burguesia e simpatizantes os quais desejavam uma reforma para por fim à crise nacional e eram a favor das liberdades, da justiça e da igualdade.

O que é um partido político de esquerda?

O partido político de esquerda é uma organização que visa à vontade e à necessidade do povo acima da lei. Acredita em ações como a intervenção do governo na economia a fim de regulá-la, maior igualdade social possível (a qual varia junto da ideologia do grupo, por exemplo: para os marxistas, a igualdade deve ser completa).

polico

E para os socialdemocratas, as diferenças existirão, porém devem ser reduzidas ao máximo, preocupa-se com a preservação ambiental, a reforma agrária, a miséria, a fome, a educação. Além de pregar a igualdade de direitos factual e reforma política.

O que é um partido político de direita?

Já as organizações partidárias de direita são conservadoras, isto é, acreditam no moralismo, na tradição política, na defesa dos grandes símbolos da pátria como a bandeira, na iniciativa privada e pequena participação do estado na economia. Pregam a liberdade de produção e consumo (livre mercado), a autorregulação da sociedade e que ela nasce com diferenças impossíveis de serem destruídas ou superadas.

Além disso, geralmente, os direitistas não abrem mão de seus privilégios em favor do povo e veem a lei acima da vontade e da necessidade da população.

Entretanto, apesar da divisão histórica dos partidos entre direita e esquerda estar muito presente nas discussões políticas, esses termos são complexos, relativos e imprecisos.

Dada a estigmatização da direita no Brasil (consequência da ditadura militar direitista que, ao não incentivar a leitura de obras políticas, permitiu que as pessoas observassem os partidos políticos esquerdistas como únicos possíveis salvadores), os partidos não se declaram direitistas, muitas vezes afirmam apenas ser de centro-esquerda; da mesma forma, as alianças partidárias, sejam elas feitas com o objetivo de conquistar o poder ou, após conquistá-lo, para obter apoio aos seus projetos, são grandes descaracterizadoras da divisão direita-esquerda dos partidos, já que aliam-se quando o objetivo é comum, independentemente de suas classificações.

politica

Assim, é preciso observar não somente em qual categoria o partido político de seu candidato se encaixa, mas também suas atitudes, projetos e alianças antes de escolhê-lo como seu representante político para poder verificar se cumpre com seus compromissos e se tem as melhores atitudes em relação à sociedade.

O que é um partido político

O campo político tornou-se uma das discussões atuais, sendo que diferentes parcelas da população desejam investir em outro modo de poder, fazendo com que o país possa transformar-se e beneficiar ainda mais os moradores da região, facilitando em diferentes aspectos como economia, emprego, comércio, dentre outros.

Para exigir mudanças, é necessário que os indivíduos saibam reconhecer o que é um partido político, sendo que há diferenciações entre cada uma das denominações que podem ser adotadas, assim como caracterizar tais partidos como pertencentes à direita ou à esquerda.

Primeiramente é necessário saber a origem dos partidos de direita e esquerda, sendo que os indivíduos que pertencem aos grupos em questão foram formados devido à posição na qual ficavam perante o rei, sendo que, em sua esquerda, estavam localizados os membros do terceiro estado, diferentemente da direita, somente com os membros do clero e nobreza ao lado do rei.

O que é um partido político de direita?

Partido político de direitaMediante a origem do partido político de direita, que foi formado pela nobreza e pelo clero, esta vertente foi considerada como um grupo conservador, principalmente pelos membros que estavam à direta do rei.

O partido político de direita, ainda que não somente formado por pessoas com tais recursos financeiros, adotaram a mesma estrutura e pensamentos que eram visados pela direta na época de sua formação, sendo que as pessoas que faziam parte desta vertente de governo visavam o liberalismo econômico.

O intuito de tal liberalismo econômico era permitir que a eficiência da economia crescesse cada vez mais, permitindo que todo o país pudesse melhor funcionamento no aspecto econômico, dando ênfase a este ponto e seguindo diferentes padrões para alcançar objetivos que eram traçados pelos partidos.

Atualmente é possível encontrar vários partidos políticos, sendo que os mesmos incentivam o consumo para gerar economia, propondo um país capitalista e que seja baseado na compra e venda para que seja possível caminhar ao sucesso e atingir a satisfação de todos.

O que é um partido político de esquerda?

Partido político de esquerdaPela formação da denominação de pessoas de esquerda ou partido político de esquerda, é possível afirmar que os membros do terceiro estado tornaram-se pessoas consideradas como a oposição, ou seja, contrapunham-se às propostas e características que eram ditadas pelos partidos políticos de direita, criando outro intuito e objetivo para que o mesmo fosse cumprido, também com foco no benefício da sociedade, porém com outra proposta completamente diferenciada.

O partido de esquerda realizavam projetos para que o mundo pudesse ser baseado na igualdade, permitindo que não houvesse classes sociais e ricos e pobres, igualando todos os semelhantes em questões econômicas e de poderio.

A solidariedade também é um dos campos visados pelos esquerdistas, acreditando em uma nação melhor que não seja comandada pelo capitalismo e pela economia, permitindo que todos os pertencentes a nação possa ajudar-se e obter os mesmos bens e benefícios, sem que um possa destacar-se perante o outro em questão de status ou recursos financeiros, tentando estruturar um país menos agressivo e mais humilde.

Há poucos partidos políticos esquerdistas no Brasil, porém alguns outros países são adeptos ao socialismo, modelo cultivado pelos esquerdistas.

Quer saber sobre partido político? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Tags: ,
Publicado por Viviana
Revisado em 26/09/2013

Compartilhar