Home » Política

O que é publicidade política?

Você sabe o que é a publicidade política? Você sabe quais as vantagens dessa publicidade para nós, eleitores? Tire essas dúvidas aqui!

Propaganda PolíticaEm um mundo onde tudo está à venda e onde a imagem é a mercadoria mais importante por excelência, nem mesmo a política, que é o sistema mais inerente à vida humana, escapa da dependência publicitária.

Por esta razão, anualmente, mais dinheiro tem sido investido pelos partidos políticos, na busca para angariar novos adeptos e fundos, demonstrando suas obras e qualidades políticas, o que por sua vez resultou em um verdadeiro oceano de propagandas políticas.

E se engana quem pensa que os santinhos de época de eleição são os veículos mais procurados.

Os veículos de massa são aqueles onde os políticos mais atacam atualmente. Saiba mais:

Publicidade política na televisão

Horário reservado à propaganda eleitoral gratuitaA televisão se tornou o mais popular veiculo de informação desde sua invenção, mais de sessenta anos atrás.

E como os carros chefes do poder não perdem tempo, logo trataram de converter a televisão de um meio de entretenimento para um meio de divulgação política.

Basta dizer que hoje a maior parte do orçamento de um partido destinado à divulgação termina na televisão.

E o Brasil, com sua índole natural para a política e para fazer políticos, está entre os países que mais produzem e consomem esse tipo de material. Mas, o que com certeza irá surpreender muita gente é que isso não caracteriza algo propriamente ruim. O fato de política ocupar boa parte da programação da televisão aberta brasileira tem suas vantagens. Quais? Naturalmente politizar e informar.

A informação é a arma mais poderosa em tempos de eleição, e mesmo na administração do poder vigente.

Para tanto, estar por dentro do que os partidos divulgam e da realidade que você testemunha é um ótimo passo para criar uma consciência crítica.

Não obstante, a televisão acelerou em níveis espaciais a velocidade do andamento político de um país, seja na divulgação de novas leis, seja em tempo de eleição.

Publicidade política na internet

Propaganda Política na WebE para a alegria de milhões de internautas que se refugiam no mundo online para fugir da sujeira e/ou complexidade da vida política, sinto dizer, mas, eles também estão presentes aqui.

A última moda em termos de desenvolvimento político foi, nas ultimas eleições, criar cargos em gabinetes especialmente para produzirem e administrar a propaganda política via internet.

Atualmente, existe um grande número de sites que vão desde perfil de candidatos, páginas de partidos até às páginas dos emocionalmente envolvidos com a coisa, que querem promover os “seus” políticos.

E apesar de haver muitas pessoas que com certeza colocariam esse conteúdo na categoria spam, ele também tem sua importância.

Uma vez que tudo na vida é político, a digitalização da política promove, entre outras coisas, o acompanhamento de nosso tempo com o sistema político de nosso país, o que significa que a política está sendo acessada e conhecida pelo eleitor, onde ele está. Isso pode, entre outras coisas, explicar, por exemplo, as manifestações que chacoalharam o Brasil esse ano. É importante frisar que o acesso à política não é nocivo, apenas quando este é abusivo.

Cheque o site de seu partido, pode fazer a diferença para você.

Tudo o que vemos durante as campanhas, é chamado de marketing político.

Manequim sendo maquiado e manipulado

As transformações evidenciadas nas últimas décadas no mundo da mídia e em toda a esfera de ação política aos poucos passam por redefinir de forma considerável todos os processos de comunicação política, principalmente no que se refere às várias formas de revelações ou ainda apresentações voltadas para o público. A comunicação política hoje serve como uma ação política que é posta em cena através dos vários meios de comunicação, estes que são um palco privilegiado que acaba por oferecer um campo variado de politicagem, seja na televisão ou mesmo na internet.

Muitos políticos poderão atrair uma série de parcelas de opinião pública com seus feitos, promessas e graças à televisão, e muitos destes políticos têm seus futuros alterados graças a esta popularidade muitas vezes influenciada pelo alcance das estratégias de publicidade que são planejadas muito tempo antes da apresentação da candidatura ao público eleitor, e visa manter ou modificar uma imagem aliada a conceitos.

Publicidade política na televisão

Ilustração de propaganda com megafone

Independente de status e de bandeira política, toda a publicidade voltada à política é um ponto que deverá ser debatido firmemente. E com isto quem ganha com tanta publicidade são os políticos. O grande jogo do “fui eu quem fez”, “eu quem determinei”, “eu quem decidi” faz toda a diferença. Caso o governador, por exemplo, não tenha cortado a fitinha e o estádio não estivesse sido inaugurado para a Copa das Confederações, sem dúvidas o público não teria ido assistir ao jogo, e os atletas não teriam disputado a partida e nem mesmo a tv teria exibido este evento.

Por isso o grande show existente da política democrática não termina nas eleições, e não é apenas o embate entre os candidatos que acontece com isto, o grande show continua vindo da ideia de legitimidade de uma obra e não tanto em sua realização, mas sim na sua entrega através da mídia, seja ela partidária ou não. A ideia de mostrar que o povo não está sendo atendido por seus representantes muitas vezes é ofuscada pela televisão e pela internet.

Publicidade política na internet

Facebook Like

A publicidade política na internet também acontece bastante. Em diversas páginas de redes sociais os políticos publicam seus feitos, nomeando obras como decisões suas para determinadas regiões como se fossem eles que estivessem nos canteiros de obras. Para muitas pessoas mais leigas e que não entendem de política, realmente acreditam na situação, pois ela para olhos mais ingênuos é verdadeira. Não é bem assim que isto acontece, muito do que é publicado pela internet de obras concluídas, por exemplo, foram definidas por várias e várias pessoas, passando por diversas aprovações e como as obras públicas, por exemplo, assim que irão ser construídas ficam soltas ao léu, o político que pegar a ideia de que foi ele quem fez pode usar isto em prol de sua campanha, por isso é importante se ter cuidado.

No vídeo a seguir, a Anchor Filmes comenta sobre os principais fundamentos da publicidade política na internet:

Nas votações ter bastante atenção sobre todos os assuntos que estão acontecendo no momento e o passado de quem se irá votar é importante para tornar cada vez mais o Brasil justo e ainda um país de todos.

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 27/11/2013

Compartilhar