Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Meio ambiente

O que é o meio ambiente?

O termo meio ambiente pode ter conotações variadas, cada qual com seu significado e regulamentação na Constituição Federal.


Relacionado a todas as coisas vivas e não vivas da Terra, o conceito de meio ambiente vai além da ideia dos aspectos da natureza, da fauna e da flora, pois o meio ambiente é caracterizado por tudo aquilo que pode influenciar a vida de qualquer ser vivo. A Lei da Política Nacional da Constituição Federal dividiu o meio ambiente e variados tipos, sendo enquadrado em cinco tipos que possuem diferenciação específica: o meio ambiente natural, cultural, artificial, do trabalho e patrimônio genético, os quais afetam diretamente os ecossistemas e a vida dos seres vivos.
Essa divisão do meio ambiente previsto na Constituição Federal serve para assegurar a efetividade dos direitos do meio ambiente em suas múltiplas conotações, preservando e restaurando os processos ecológicos existentes e evitando a equivocada concepção que para preservar o meio ambiente devemos somente proteger a fauna e a flora, sendo que o essencial é proteger os diversos meios ambientes.

O que é meio ambiente natural?


O meio ambiente natural é composto pelas quatro esferas da Terra que são a biosfera, atmosfera, hidrosfera e a litosfera, a água como os oceanos, rios, córregos, lagos e lagoas, o ar e as camadas atmosféricas, o clima, o tempo, o solo, os ecossistemas e os biomas.
O meio ambiente natural ou físico é um dos assuntos mais debatidos nas políticas públicas de todo o mundo, devido aos problemas ambientais que vem afetando os recursos naturais, a qualidade de vida e a vida do ser humano.

O que é meio ambiente cultural?


A cultura nada mais é do que um conjunto de manifestações sociais que definem uma população, com isso, o meio ambiente cultural pode ser constituído de elementos imateriais e materiais, os quais fazem parte do patrimônio cultural brasileiro, os quais podem ser subdivididos em patrimônio artístico, histórico, científico, turístico, paisagístico, ecológico, paleontológico e arqueológico.
Entre os principais exemplos temos os documentos históricos, a literatura brasileira, as danças e as músicas, as línguas, as diversas formas de expressão e manifestações culturais, as criações científicas e tecnológicas, as obras artísticas e as edificações e conjuntos urbanos.
Para ser considerado um meio ambiente cultural e ser tutelado como patrimônio cultural brasileiro é feito o tombamento ambiental, o qual nada mais é do que um instrumento usado para proteger os bens considerados de valor cultural e natural.

O que é meio ambiente artificial?


Por último, o meio ambiente artificial que é caracterizado pela construção do homem em espaços urbanos abertos ou fechados, como, por exemplo, as casas, os edifícios, as ruas, os clubes, as avenidas, as praças, entre outros.
Os espaços urbanos fechados são de caráter pessoal e privado e os espaços urbanos abertos de caráter público, ou seja, todos podem fazer uso e devem zelar pela proteção e características do espaço urbano ou rural.
Por se tratar de meio ambiente complexo e com grande número de pessoas viu-se necessário criar um regulamentação, chamada de política pública de desenvolvimento urbano com o objetivo de oferecer a população saneamento básico, transporte, água e atendimento a saúde.
Assista ao vídeo e veja mais informações sobre o meio ambiente e o que podemos fazer para preservá-lo.

Tags: ,
Publicado por Tainah
Revisado em 17/12/2013

Compartilhar



Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Brasil

O que é o meio ambiente

Descubra mais sobre o meio ambiente. Saiba do que se constituem e sua definição concreta citada pela Política do Meio ambiente do Brasil.

Meio ambiente

O meio ambiente que é diretamente chamado por todos também de ambiente é o modo como chamamos a área em que vivemos, sendo que envolve e estão dentro deste conjunto todas as coisas vivas e não-vivas presentes na Terra, ou em alguma região dela.

Mais precisamente um conjunto de leis, condições, influências e infra-estrutura tanto sendo de ordem física, química ou biológica, que se abrigam e regem em diversas formas, influenciando todas as formas vivas e não-vivas, também conhecidos como ecossistemas e vida humana.

Conceitos para Meio Ambiente

conceito_Meio-Ambiente

O Meio Ambiente não tem um conceito concreto, mas pode ser identificado pelos seus componentes ecológicos e físicos, veja:

1- O conjunto ecológico do meio ambiente funciona com uma maior naturalidade mesmo com algumas intervenções humanas e de outras espécies existentes no planeta, estando inclusos a vegetação, os animais de todas as espécies, microorganismos, entre outros seres vivos, além também do solo, rochas, atmosferas, fenômenos naturais que ocorrem em seus limites.

2- Já no conjunto dos recursos e fenômenos físicos não possuem um limite claro e objetivo. Fazem parte do mesmo a água, o ar e o clima como também a energia, descarga elétricas, radiação, emagnetismo que não estão ligados a atividades humanas.

3- Porém durante a Conferência das Nações Unidas com o tema "Meio Ambiente" que aconteceu em Estocolmo no ano de 1972 deu a definição para o meio ambiente dessa maneira: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas".

4- Para a Política Nacional do Meio Ambiente Brasileiro, criada em 1981 pela Lei 6938 tem uma outra definição sobre o mesmo: "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas".

Do que é formado o Meio Ambiente?

meio ambiente modificado e natural

O Meio Ambiente se contrasta entre o ambiente natural e o ambiente construído, veja quais as diferente e do que são formadas as duas.

Ambiente Natural
O ambiente natural é o ambiente no qual surgiu de forma natural, biológica, química, física, no qual o ser humano não deu nenhuma "Ajuda". Veja o que faz parte do grupo:

Todas as espécies vivas e não-vivas como os seres humanos, os animais, fungos, plantas de todas as espécies. Os aspectos biológicos, químicos e físicos das plantas, o solo, a terra, o ar, a água, a atmosfera, enfim tudo que não foi modificado pelo homem e sim pela própria natureza com suas freqüentes mudanças.

Ambiente Modificado
O ambiente modificado ou construído como também é conhecido é o ambiente que foi modificado pelo homem, no qual também prejudicaram o ambiente natural. Veja o que parte desse grupo:

Construções, fábricas, urbanização, cidades, ruas, modificações biológicas movidas pelo homem, enfim tudo que foi construído pelo homem.

Aliás, tudo isso pode ser uma grande ameaça para o planeta natural e pode simplesmente desaparecer por conseqüências do que o homem construiu e sem ela não a vida.

Para você que gostaria de saber mais sobre o meio ambiente e uma forma alegre e diferente clique em Escola Kids, você vai se divertir e aprender.

Tags: ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 11/11/2011

Compartilhar