Home » Informação

O que é logradouro

Logradouro é a localização da sua casa, da praça que seus filhos brincam, da escola ou do seu lugar de trabalho. Saiba mais:

Praça da Sé

Você já deve ter ouvido falar ou lido em algum lugar a palavra logradouro, mas você sabe o que isso significa?

Muitas pessoas não sabem e nem tem noção do que seja por isso estamos aqui para tirar mais esta dúvida, afinal o seu conhecimento não tem preço. Este texto traz a definição de logradouro, o que é exatamente e com detalhes.

Traz ainda a definição de logradouro público, pois esta é uma categoria comum e também o logradouro e os correios, qual a relação. Confira os tópicos abaixo e mate sua curiosidade e fique informado.

Definição de logradouro

Pegando estrada

Para quem ainda não sabe o significado desta palavra que é muito usada no ramo arquitetônico, logradouro nada mais é do que tudo aquilo que pode ser usado, usufruído, logrado, desfrutado por alguém.

No urbanismo, pode um lugar que é reconhecido como espaço público como as ruas, avenidas, praças, jardins, tudo que é usado para o bem comum dos cidadãos e também para a circulação de veículos, é um espaço reconhecido oficialmente pela administração de cada município.

O logradouro pode ser público ou privado, o público seriam as ruas, avenidas, ou seja, corresponde à maioria e pode ser frequentado por qualquer pessoa. O logradouro privado pode ser um condomínio, não é qualquer pessoa que tem acesso, como se fosse uma rua privada.

O que é logradouro público

Jardim público

O logradouro público é uma categoria de logradouro, este tipo compete à maioria das ruas, calçadas, avenidas, praças, enfim, é um espaço que é destinado para a circulação públicas das pessoas de um determinado município.

Bem, todas as cidades, portanto, possuem logradouros, o estacionamento público de veículos da sua cidade também é um logradouro, aquele parque do bairro onde você leva as crianças para passear e brincar, também é outro tipo de logradouro público.

E se é público, é administrado pela prefeitura de sua cidade, o prefeito e seus secretários são responsáveis por fazer a manutenção e reparos dos logradouros espalhados pela cidade, embora alguns deixem muito a desejar neste aspecto, mantendo ruas e calçadas cheias de buracos, pondo em risco os cidadãos que podem sofrer algum acidente por conta dos maus cuidados.

Logradouro e correios

Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, mais conhecida como Correios, é o órgão público responsável pelas correspondências, o logradouro é um endereço usado no sistema desta empresa, cada um recebe uma categoria e um nome.

No sistema de busca por CEP dos Correios, você pode pesquisar o logradouro por várias categorias, alameda, aeroporto, pode pesquisar também por campo, chácara, avenida, conjunto, distrito, também por praça, pátio, quadra, rua, rodovia, setor, travessa, via, viaduto, vila, recanto, jardim, fazenda, favela, entre outros nomes que os logradouros podem receber.

Quando é necessário preencher algum cadastro e pede-se o campo logradouro, você deve colocar o logradouro e o nome, por exemplo: Avenida Paraná. Neste caso o logradouro é Avenida e o nome Paraná. É simples assim, o logradouro é por onde passamos, é por onde nos locomovemos, é onde moramos e vivemos.

Os logradouros também podem, não apenas dar nome, mas homenagear. Veja nesse vídeo do Youtube a cidade de Uberlândia, que ganhou toda uma pesquisa para essas homenagens:

Tags:
Publicado por Juliane
Revisado em 21/02/2014

Compartilhar