Home » Alimentação

O que é glúten

Assim como todas as substâncias e nutrientes que existem nos alimentos, o glúten é necessário no nosso organismo em doses controladas.

alimentos que contém glúten

Glúten, esta proteína está presente no nosso cardápio diário, é necessária e ao mesmo tempo evitá-la também faz bem. Neste texto você vai saber mais o glúten, para que serve, quais os alimentos que possuem e quais os malefícios que traz à saúde se consumido em excesso.

Para que serve o glúten

O glúten é um proteína do trigo que compõe vários alimentos, muitas pessoas são alérgicas a esta proteína que pode trazer muitos males à saúde, pois é calórica e energética. Ele serve como fonte de energia para o corpo, o mesmo tipo de energia fornecida pelo açúcar. O glúten está presente em vários alimentos, muitos deles fazem parte de nosso consumo diário e não saem do cardápio de muitas pessoas.

Segundo especialistas o glúten é necessário, pois melhora o funcionamento do intestino, ajuda na absorção do colesterol, aumenta a sensação de saciedade.

estrutura do grão de trigo

O glúten deve ser proibido para pessoas que possuem uma doença chamada celíaca, a ingestão de glúten causa a inflamação da mucosa intestinal, desta forma os nutrientes necessários não são absorvidos e isso pode provocar anemias outros tipos de distúrbios. Porém se consumido em excesso, o glúten pode causar doenças graves.

Alimentos que contém glúten

Acredite, você consome glúten em vários momentos do seu dia, senão o dia todo. Alimentos à base de trigo possuem glúten, pães, pizzas, bolachas, torradas, massas, cerveja, bolos, salgadinhos, enfim, tudo aquilo que é gostoso e que nós sempre queremos comer mais, mas em excesso não pode. Todos estes alimentos citados são comuns na mesa do brasileiro, o pãozinho francês, a torrada e as bolachas são a companhia preferida logo cedo, no almoço aquela macarronada.

cesta de pães

Depois no café da tarde aparece aquele bolo maravilhosos que sua mãe fez e você não pode deixar de provar, a noite, sai com os amigos e vão direto para uma pizzaria e depois a cervejinha gelada para fechar a noite. Agora calcule a quantidade de glúten que foi consumida. Sim, o nosso organismo precisa disso, é fato, mas na quantidade necessária para que não haja doenças no futuro, por isso é muito importante a moderação de alimentos com glúten.

Doenças causadas pelo excesso de glúten

Uma das doenças causadas pelo excesso de glúten é a obesidade. Ao chegar no intestino, este elemento torna-se uma espécie de cola que gruda nas paredes do organismo, acaba saturando o aparelhos digestivo, aumentando a gordura na região abdominal, causa dores nas articulações, dores de cabeça, alergias e também a depressão. Muitos nutricionistas transcrevem para as pessoas dietas sem o glúten.

mãos medindo diabetes

Outra doença provocada pelo glúten é o diabetes, dependendo do tipo de diabetes é necessário que o paciente tome insulina diariamente e ainda corre o risco de ficar cego e amputar algumas partes do corpo, pode causar também doenças cardiovasculares, a síndrome do ovário policístico que é uma das causas da infertilidade em mulheres.

Como costuma-se dizer, tudo em excesso faz mal, com o glúten não é diferente. É muito importante manter sempre uma dieta balanceada e controlar as quantidades de alimentos.

Tags:
Publicado por Juliane
Revisado em 26/02/2014

Compartilhar