Home » Economia

O que é economia política?

A economia política é importantíssima para o desenvolvimento de um país, é ela quem impulsiona tudo dentro de uma nação.

Economia

O mundo em que vivemos é basicamente virtual sob várias óticas, no sentido que está ligado a valores atribuídos, ou seja, as ideias, conceitos e imagens. Nesse sentido o dinheiro representa, possivelmente, o pilar mais importante do mundo em que vivemos, pois é através de uma relação mundial com o capital que o mundo moderno se estabiliza, dependendo de muitas questões, como as de infraestrutura de um país, de sua relação com o dinheiro.

Assim cria-se uma rede internacional monetária, por assim dizer. Essa relação física com o dinheiro é chamada economia, sendo ela uma das ciências mais importantes já descobertas pelo homem. Saiba mais sobre a economia política nos tópicos abaixo:

Economia política internacional

Um dos maiores filósofos do século XX, Michel Foucault, dedicou boa parte de seu tempo para estudar as relações de poder. E em determinado momento seus estudos sobre a governabilidade levou-o até a relação do dinheiro com o sistema de governo.

Assim, Michael Foucault definiu a economia política de uma forma bastante simples: para ele, a economia é a forma de administrar as riquezas de um país, ou seja, os bens materiais totais de um país. Partindo dessa ideia, entende-se por economia política aquela realizada por um governo, ou país, soberania, e até mesmo por instituições privadas, que venham a exercer influencia na vida econômica no país, mais precisamente, que façam subir ou descer as vendas, que valorizem ou desvalorizem a moeda, que determinem quanto do dinheiro público (no caso dos governos) será destinado para a educação, para a segurança, para o pagamento de funcionários, etc.

Mundo com cifrão

A economia, nesse sentido, representa a espinha dorsal de um país. É ela quem impulsiona todas as atividades, para o bem e para o mal em um país. É ela quem determina se um governo terá condições de contratar mais médicos, ou se a maior parte da população terá acesso a bens de consumo ou não.

Para facilitar esse quadro, entenda economia política como: as políticas públicas de administração e intervenção monetária no país. Assim, falando agora em termos internacionais, a economia política internacional é aquela que age diretamente no mundo como um todo. Mais precisamente, ela é constituída pelas medidas para desenvolver riquezas onde não existem, como países pobres. Mas, em outra categoria, ela também pode ser explicada pela relação econômica entre países, que vai desde blocos econômicos, até contratos de exportação e importação, e mesmo a relação de multinacionais com os países.

Economia política do desenvolvimento

Homem mexendo em várias telas

Tendo tudo o que já foi dito em mente, falemos agora em economia política do desenvolvimento. Essa, por sua vez, nada mais é que a mais benéfica atitude econômica, pois é voltada para o desenvolvimento econômico como um todo em uma região, estado, país ou até continente.

Assim, ela é voltada, literalmente, para desenvolver o lugar em questão, melhorando sua qualidade de vida, e, logicamente, também sua capacidade monetária. Dentre os programas de erradicação da pobreza internacionais, muitos se encaixam aqui. Outros estão ligados ao comércio, e servem para construir um mercado internacional competitivo e forte, procurando maximizar ao máximo as potências de mercado.

No vídeo abaixo você confere informações sobre a economia:

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 08/01/2014

Compartilhar