Home » Religião

O que é e os conceitos da religião Hinduismo

Conheça mais sobre a religião hinduísta e veja as principais características, valores, crenças e como seus seguidores agem.

O que é e os conceitos da religião Hinduismo

O hinduísmo abrange o bramanismo (que é a antiga filosofia religiosa indiana), a crença na Alma Universal, sendo citado como a mais antiga tradição religiosa dentre os principais grupos religiosos do mundo.

Não possui fundador é formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos, esses tipos que são sub-tradições e denominações que fazem a terceira maior religião perdendo para o cristianismo e o islanismo, o hinduismo é a principal religião da indica um tipo de união de crenças com estilos de vida.

Aqueles que seguem essa religião devem respeita as coisas antigas e a tradição que é acreditar nos livros sagrados acreditar em Deus, confiar nos guias espirituais, ter conhecimentos da importância dos ritos e ainda acreditar na existência de encarnações. Os hindus acreditam em vários deuses sendo os principais: Brahma, Ganesa, Matsya, Sarasvati, Shiva, Vishnu. Tudo é Deus e Deus é tudo onde o hinduísmo ensina como no Panteismo que o homem está unindo com a natureza e com o universo, o universo é Deus e estando unindo ao universo e todos são deuses.

A característica principal são o politeísmo, a ioga, as meditações e a reencarnação. O mundo físico é uma ilusão o homem e a sua personalidade não passa de um sonho, para ser livre dos sofrimentos a pessoa deve ficar livre da ilusão da existência pessoal e física através de ioga e meditações, a ioga é ensinada como um processo de oito passos as quais levam a culminação na qual perde o senso de existência individual.

Tags: ,
Publicado por Talita
Revisado em 08/06/2009

Compartilhar