Home » Economia

O que é conjuntura econômica?

A conjuntura econômica abrange todos os fatores que podem influenciar a economia como um todo. Entenda melhor o que isso significa:

Mundo feito de dinheiro - Conjuntura EconômicaUm dos pontos mais importantes na vida de qualquer pessoa é a economia.

E não estamos falando aqui da economia familiar ou outras práticas de economia visando cortar gastos.

Falamos da economia enquanto ciência, a economia presente no mundo e que rege o desenvolvimento de qualquer país.

É tão importante o papel da economia no mundo, que a Academia Sueca, responsável pelo Nobel, instituiu o Prêmio Nobel de Economia. Isso porque é a economia que define o quão fácil ou difícil será a vida, bem como os problemas que um país irá ou não enfrentar. Saiba mais sobre isso.

Definição de conjuntura econômica

Gráfico de barras subindoJá falamos sobre o que é economia. Agora adentremos um pouco mais o terreno dessa ciência.

Já ouviu falar em conjuntura econômica?

Ao certo, se acompanha telejornais com frequência já deve ter reparado esse nome uma vez ou outra.

Isso porque conjuntura econômica é um termo empregado em economia para lidar com o assunto de forma global, ou seja, conjuntura econômica trata de uma cadeia de fatores que juntos constituem o quadro da economia.

Assim, ela trata de elementos imediatos ao sustento econômico de um país ou pessoa, como a moeda corrente no país, ou o nível de emprego e desemprego nacionais, o famoso PIB, a influência do dólar, a situação da exportação e da importação no país, trata de investimentos, entre muitas outras coisas.

Em resumo, Conjuntura econômica é tudo aquilo que forma e influencia a economia como um todo.

Conjuntura econômica brasileira

R$ 100,00Sobre a economia brasileira é preciso fazer ressalvas.

Em parte porque se os pessimistas estão certos ao dizer que nosso país está sendo pessimamente administrado em termos públicos, o mercado por outro lado anda muito bem.

Basta dizer que houve um progresso em termos de números comparados com a mesma época do ano passado.

O que mais tem alavancado nosso êxito econômico tem sido o retorno das exportações, que novamente cresceu em praticamente todos os setores do país.

A atividade agrícola, por sua vez, tem sido bastante feliz apesar dos problemas climáticos, e vem ocupando um bom percentual de nosso crescimento. Finalmente, o mercado de consumo interno continua muito forte, ainda sendo impulsionado pelas linhas de crédito facilitado, criando os duráveis de consumo, que continuam crescendo. E, em oposição ao resto do mundo, o setor da construção civil continua em expansão.

Conjuntura econômica internacional

CifrõesJá no quadro global, podemos dizer que os pessimistas estão completamente errados.

Apesar dos abalos da última crise que somente agora estão deixando de serem sentidos, o ano de 2013 apresentou um crescimento na economia mundial, e prevê um crescimento ainda maior para o ano de 2014, segundo a Divisão de Política de Desenvolvimento e Análise do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, que registrou um crescimento de 2.4% em 2013 e que espera para 2014 um crescimento de 3.2%.

Mas, em contrapartida, a ONU ainda afirma que apesar de todo positivismo esperado, ainda assim os crescimentos registrados ainda não são o suficiente para sanar todos os danos deixados pela última crise.

Entenda melhor como a crise mundial afeta os outros países nesse vídeo do Youtube:

Economia

É muito comum visualizarmos uma série de pessoas discutindo sobre a economia, abordando assuntos diversos e permitindo que o conhecimento seja disseminado entre amigos, colegas ou familiares, criando um diálogo que pode acrescentar como um aprendizado e como entendimento da situação atual do Brasil e do mundo. Normalmente o assunto economia aparece frequentemente em época de eleição, fazendo com que diferentes candidatos permitam expor a situação atual e anunciar que pretendem mudá-la de diferentes formas, com uma série de propostas que são feitas, podendo notar que a denominação conjuntura econômica é abordada, sendo que muitos brasileiros e até mesmo moradores de outras nações encontram-se na dúvida sobre o que trata-se tal conteúdo.

Definição de conjuntura econômica

Pode-se separar esta denominação em duas palavras, sendo que conjuntura afirma um encontro de acontecimentos ou uma oportunidade, diferentemente de econômica, esta que está diretamente relacionada à economia. É possível afirmar que a conjuntura econômica é a reunião de diferentes fatores que estão ligados diretamente à economia de determinado local, ou seja, é um conjunto de fatores econômicos que pode-se constatar ao observar as características e estado de um país ou região mais ampla.

Pode-se considerar como conjunto, no termo conjuntura econômica, uma série de fatores que estão ligados com a economia, sendo que é possível constatar, ao observar a conjuntura econômica da região, o estado de emprego da nação, visualizando as taxas de desemprego e índices de oferta e procura; o PIB, Produto Interno Bruto; cotação de dólar, em caso de outros países, assim como a taxa de câmbio; valores referentes às taxas de exportação e importação; investimentos que estão disponíveis e quais aqueles que destacam-se perante a aquisição de determinada nação, dentre outros fatores.

Conjuntura econômica brasileira

Economia Brasileira

Há diferentes pontos de vista que podem ser levados em consideração para definir a conjuntura econômica brasileira, podendo destacar que o país necessita de atividades econômicas mais fortes, ou seja, recuperando este espaço. Uma pequena parte desta recuperação deu-se pela exportação de produtos, permitindo que o Brasil distribuísse itens fabricados nacionalmente para outras regiões, assim como também deu-se pelo crescimento do setor de agronegócio.

O PIB, em suma, é gerado pelo consumo de bens duráveis, sendo que estes são constantemente adquiridos pela parte mais rica da população, fazendo com que a mesma aproprie-se de cerca de 50% da renda nacional, porém é possível constatar que o Produto Interno Bruto ainda sofre grande baixa em relação aos demais países. O desemprego ainda é um fator que prejudica muitos brasileiros, fazendo com que diferentes pessoas que não possuem níveis altos de escolaridade encontrem-se em constante busca por uma oportunidade benéfica e que possa auxiliar-lhe em sua vida pessoal.

Conjuntura econômica internacional

Doláres

Outros países sofrem com o momento de recuperação de confiança de investidores, empresas e consumidores, fazendo com que a economia internacional esteja, novamente, reerguendo-se após uma baixa drástica, esperando que o mesmo continue em potencial. Segundo especialistas, para que a economia internacional possa crescer, é necessário que os países tomem providências, aumentando o número de empregos que são ofertados para a população, fazendo com que esta seja a aposta de muitas nações para prosseguir com o bom desenvolvimento e otimizá-lo ainda mais.

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 19/12/2013

Compartilhar