Home » TV

Novelas antigas da rede Globo

A Rede Globo é uma das mais importantes emissoras do país. E em sua grade, as novelas têm grande destaque. Vale relembrar algumas.

GloboA Rede Globo de televisão foi fundada em 26 de abril de 1965, pelo jornalista Roberto Marinho. A emissora é uma das maiores redes de televisão do mundo, e é assistida por telespectadores no Brasil e exterior. As primeiras telenovelas foram transmitidas no mesmo ano de fundação da Rede, em 1965. E desde então, as novelas são o carro chefe da emissora, sendo exibidas em diversos horários.

Até o ano de 2012 foram exibidas cerca de 180 produções de teledramaturgia, dentre estas, destacamos algumas das novelas antigas, exibidas nos anos 70, 80 e 90, e que fizeram enorme sucesso. Tanto que são lembradas até hoje pelos telespectadores.

Novelas antigas da Rede Globo anos 70

As produções antigas de maior destaque parece ter ocorrido nessa década. Talvez a mais memorável de todas seja Irmãos Coragem, de Janete Clair, dirigida por Milton Gonçalves, Reynaldo Boury e Daniel Filho. Foi ao ar entre 1970 e 1971, e contou a história dos bravos irmãos João, Jerônimo e Duda, em preto e branco. Os três enfrentam inúmeros problemas, inclusive as maldades do coronel Pedro Barros.

Irmãos Coragem fez enorme sucesso e marcou a carreira de dois excelentes atores, Tarcísio Meira e Glória Menezes. Outra novela dessa mesma época considerada importante foi O Bem Amado, de Dias Gomes. Estreou em 1973 e foi à primeira produção em cores da televisão brasileira. O folhetim foi inspirado em uma peça teatral do mesmo autor, chamada Odorico, o Bem-Amado.

Novela o Bem Amado

Novelas antigas da Rede Globo anos 80

A década de 80 também contou com inúmeras produções de sucesso, como Guerra dos Sexos, exibida entre 1983 e 1984, abordando o conflito entre homens e mulheres, como indicado pelo título. Esta agradou tanto os telespectadores que foi reexibida em 1989 e ganhou um remake moderno recentemente.

Outro grande destaque dos anos 80 foi Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, e estrelada por Lima Duarte e Regina Duarte e José Wilker. A trama foi ao ar em 1985, e assim como O bem Amado, também foi baseado em uma peça de teatro chamado O berço do Herói.

Novela Roque Santeiro

Novelas antigas da Rede Globo anos 90

Quando pensamos em novelas dos anos 90, várias produções vêm à mente. Isso é natural, pois não faz tanto tempo assim. Mas lembramos de algumas delas por terem realmente marcado época, como por exemplo, Mulheres de Areia de 1993. Quem não se lembra das gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas por Glória Pires?! Ou do Tonho da Lua, muito bem representado por Marcos Frota.

O Rei do Gado, de Benedito Ruy Barbosa, também é um clássico, foi ao ar em 1996, e contava a história das famílias rivais Mezenga e Berdinazi. Falava sobre a imigração italiana, políticas da reforma agrária e produção de café. Nesta produção Antônio Fagundes e Raul Cortez fizeram papéis marcantes pelos quais ainda são lembrados.

Outra trama com um tema parecido e igualmente bem sucedido foi Terra Nostra que estreou no fim da década de 90, em 1999. Igualmente de autoria de Benedito Ruy Barbosa, contou a linda história de Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio).

Novela Terra Nostra

Estas são apenas algumas das mais memoráveis novelas já exibidas na Rede Globo. Certamente muitas outras ficaram de fora da lista, mas não deixam de ser lembradas por inúmeros telespectadores. Visto que as novelas, além de meio de entretenimento, também são formadoras de opinião e comportamento das pessoas. Várias produções chegam a marcar a vida de quem as assiste.

Quer saber mais sobre as novelas da Rede Globo? Confira o vídeo Todas as novelas da Globo do Portal ZUN do Youtube:

Logo Rede Globo

Em cada tempo, época, horário, as novelas da rede Globo sempre conseguiu encantar todos os telespectadores de forma esplendorosa, e mesmo com os rivais disponíveis, o original sempre é mais poderoso. Para matar a saudade ou mostrar para quem não conhece, vamos eternizar algumas obras.

Novelas antigas da Rede Globo anos 70

Duas vidas – Em 1976 esta novela retratou o que sempre acontece: a mudança de nossas vidas por conta do progresso. A trama conta a história de alguns moradores cujo suas casas são desapropriadas devido o progresso e todos os bastidores desta história como a “indenização” que todos recebem.

Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis em cena da novela Pecado Capital

Pecado Capital – primeira versão em 1975 e segunda 1998, toda a situação é de amor, ciúmes, ambição. Com a história de Lucinda uma jovem operária linda que vira modelo, o seu namorado um taxista, ciumento que tem sua vida mudada devido à participação involuntária em um assalto, todo o dinheiro fica no porta-malas de seu veículo.

Novelas antigas da Rede Globo anos 79

Pai Herói – 1979, tudo gira em torno de mostrar como o Pai é um herói, André o principal da trama é retirado do orfanato pelo seu avô e sempre pensou em seu pai desta forma como um homem integro, com o tempo veio à tona informações de que seu pai era um bandido e este envolvido em disputa de terra, após a morte de seu avô ele viaja para o Rio de Janeiro e tenta inocentar seu pai e saber mais sobre sua identidade.

Tony Ramos e Elizabeth Savalla na novela Pai Heroi

Os Gigantes – 1979, toda a história está envolvendo a eutanásia e como era manipulada antigamente, Paloma uma jornalista brasileira que esteve no exterior sendo correspondente escancara para o mundo como era manipulado o uso da eutanásia.

Novelas antigas da Rede Globo anos 80

Tony Ramos e Fernanda Torres em cena da novela Selva de Pedra

Selva de Pedra - sua segunda versão foi em 1986 no horário nobre às 20 horas, conta a história de um rapaz evangélico e ambicioso que, em pouco tempo está envolvido com brigas e um playboy da época morre nesta briga, assim toda a trama acontece porque culpam o jovem rapaz ambicioso pelo suposto crime.

Bebê a bordo – de 1988, uma estória louca e cheia de mal entendidos como o assalto do personagem Tonico - Tony Ramos e Ana - Isabela Garcia que entram em um veículo por engano e inicia seu trabalho de parto ao dar à luz a linda menina Heleninha que, a partir deste momento muitas coisas acontecem e o bebê “Participa de tudo!”.

O “Vale a pena ver de novo” é muito bom, mas na TV brasileira, sem dúvidas, a Globo produz ótimas novelas, estas que marcaram época dos anos 70 aos 80, relíquias que nem o “Vale a pena ver de novo” pode ser capaz de mostrar, porque são tantas as opções que não existiria espaço para o novo.

Confira também a lista completa e o vídeo de todas as novelas da Globo, do canal do Portal ZUN no YouTube.

rede Globo logoHá várias gerações a Rede Globo de Televisão entra na casa das famílias brasileiras e leva consigo aquilo que já é quase uma paixão nacional: a telenovela. E para aqueles que dizem que novela é coisa de mulher, saibam que estão muito enganados.

Estudos realizados pelo IBOP nos últimos vinte anos apontam: os homens têm assistido cada vez mais novela e já representa metade do público espectador. Isso mostra o espaço da ficção televisiva tende apenas a aumentar.

Mas, se o futuro da novela parece garantido, é igualmente brilhante seu passado. Ao longo das últimas décadas muitos sucessos foram lançados, prendendo a expectativa de milhares de espectadores e, muitas vezes, fazendo o país parar para assistir um capítulo final de novela.

Essas novelas ganharam muitos fãs e espectadores que pensam nelas como parte da “fase de ouro da televisão” brasileira. E não estão errados. Nos últimos lançamentos de novelas em box para DVDs e Blue-Ray estiveram presentes muitos títulos de novelas hoje tidas como clássicas.

rolo-de-filme

Foram sucessos que fizeram época e marcaram a história da televisão e da dramaturgia brasileira, consagrando grandes nomes da nossa cultura. E se você é um desses saudosistas dos tempos das “grandes” novelas ou está apenas curioso para saber mais sobre o assunto, preparamos uma lista com as melhores novelas da fase de ouro da tv:

Novelas antigas da Rede Globo anos 90

Um grande sucesso dos anos 90 foi a novela Vamp, que estreou em 15 de julho de 1991 e foi até 08 de fevereiro de 1992. Protagonizada por Cláudia Ohana, Reginaldo Faria, Ney Latorraca e Fábio Assunção. Conta a história da estrela de rock Natasha, que vendeu sua alma ao conde Vladymir Polanski.

Vamp

Todavia, essa história está ligada com acontecimentos de suas vidas passadas, quando Natasha fora o amor do conde, que agora se recusa a deixá-la partir. Sua única esperança de ser livre é matando o vampiro, usando para isso Cruz de São Sebastião, que está perdida e precisa ser achada. Uma história vampiresca com uma boa dose de amor, terror e comédia.

Outro grande sucesso foi a novela Por Amor, que foi ao ar em 13 de outubro de 1997 a 23 de maio de 1998, totalizando 191capítulos. Com um elenco de peso, a novela contou no elenco com nomes como Regina Duarte, Gabriela Duarte e Antônio Fagundes.

Por amor

Mãe  e filha engravidam na mesma época, todavia, a filha perde o bebê no parto e não mais poderá ter filhos. Para poupá-la da dor, a mãe troca os bebês. Mas dessa decisão muitos problemas irão surgir. Uma comovente história sobre o poder do amor e até onde se pode ir por ele.

Novelas antigas da Rede Globo anos 80

A novela Roque Santeiro, que foi ao ar em 1985 e teve 209 capítulos, teve no elenco José Wilker, Regina Duarte e Lima Duarte. Contou a história de um santo que está bastante vivo e pretende voltar para a cidade de Asa Branca, acabando com o mito de sua morte pela cidade, que tanto beneficia poderosos.

Roque Santeiro

Para evitar que a verdade venha à tona, muita confusão terá que acontecer. Uma aventura hilária que bateu verdadeiros recordes de audiência.

Estreou em 1989 a novela O Salvador da Pátria, com 185 capítulos, foi um verdadeiro sucesso de audiência. Conta a história do boia fria Sassá Mutema, que se passa por um poderoso fazendeiro para ajudar seu patrão a esconder a amante, mas quando essa é morta acaba levando a culpa.

o salvador da pátria

Mas, isso o deixa famoso, e como resultado vira o prefeito de sua cidade, e passa a tentar mudar a situação de seu povo, combatendo o tráfico e os interesses políticos dos vilões.

Novelas antigas da Rede Globo anos 70

Indo ao ar em 1972, a novela Selva de Pedra faria tanto sucesso que ganharia um remake na década seguinte.

Selva de Pedra

Trazia no elenco nomes como Francisco Couto e Regina Duarte, é a história de um homem ambicioso, tentando se equilibrar entre o mundo material e espiritual, e cujo amor está divido entre duas mulheres: a humilde Simone e a rica Fernanda. Durante a novela fica a grande questão: qual das duas irá escolher?

A novela Pecado Capital que estreou em 1975 também foi a primeira novela à cores das 20h. Teve 167 capítulos e no elenco Francisco Cuoco, Betty Faria e Lima Duarte. A história conta as aventuras de um taxista que após achar uma bolsa de dinheiro no banco de trás muda de vida e se torna rico.

Pecado Capital

Mas o dinheiro veio de um assalto e ele descobre que a assaltante, que fora tão vítima quando ele está com muitos problemas por ele não ter devolvido a bolsa.

Com peso na consciência, decide ajudá-la, e termina se casando com ela, mesmo estando apaixonado por outra. Começa então uma complicada situação que mudará a vida de todos os envolvidos. Um clássico que bateu todos os recordes de audiência de então.

Logo Rede Globo

Em cada tempo, época, horário, as novelas da rede Globo sempre conseguiu encantar todos os telespectadores de forma esplendorosa, e mesmo com os rivais disponíveis, o original sempre é mais poderoso. Para matar a saudade ou mostrar para quem não conhece, vamos eternizar algumas obras.

Novelas antigas da Rede Globo anos 70

Duas vidas – Em 1976 esta novela retratou o que sempre acontece: a mudança de nossas vidas por conta do progresso. A trama conta a história de alguns moradores cujo suas casas são desapropriadas devido o progresso e todos os bastidores desta história como a “indenização” que todos recebem.

Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis em cena da novela Pecado Capital

Pecado Capital – primeira versão em 1975 e segunda 1998, toda a situação é de amor, ciúmes, ambição. Com a história de Lucinda uma jovem operária linda que vira modelo, o seu namorado um taxista, ciumento que tem sua vida mudada devido à participação involuntária em um assalto, todo o dinheiro fica no porta-malas de seu veículo.

Novelas antigas da Rede Globo anos 79

Pai Herói – 1979, tudo gira em torno de mostrar como o Pai é um herói, André o principal da trama é retirado do orfanato pelo seu avô e sempre pensou em seu pai desta forma como um homem integro, com o tempo veio à tona informações de que seu pai era um bandido e este envolvido em disputa de terra, após a morte de seu avô ele viaja para o Rio de Janeiro e tenta inocentar seu pai e saber mais sobre sua identidade.

Tony Ramos e Elizabeth Savalla na novela Pai Heroi

Os Gigantes – 1979, toda a história está envolvendo a eutanásia e como era manipulada antigamente, Paloma uma jornalista brasileira que esteve no exterior sendo correspondente escancara para o mundo como era manipulado o uso da eutanásia.

Novelas antigas da Rede Globo anos 80

Tony Ramos e Fernanda Torres em cena da novela Selva de Pedra

Selva de Pedra - sua segunda versão foi em 1986 no horário nobre às 20 horas, conta a história de um rapaz evangélico e ambicioso que, em pouco tempo está envolvido com brigas e um playboy da época morre nesta briga, assim toda a trama acontece porque culpam o jovem rapaz ambicioso pelo suposto crime.

Bebê a bordo – de 1988, uma estória louca e cheia de mal entendidos como o assalto do personagem Tonico - Tony Ramos e Ana - Isabela Garcia que entram em um veículo por engano e inicia seu trabalho de parto ao dar à luz a linda menina Heleninha que, a partir deste momento muitas coisas acontecem e o bebê “Participa de tudo!”.

O “Vale a pena ver de novo” é muito bom, mas na TV brasileira, sem dúvidas, a Globo produz ótimas novelas, estas que marcaram época dos anos 70 aos 80, relíquias que nem o “Vale a pena ver de novo” pode ser capaz de mostrar, porque são tantas as opções que não existiria espaço para o novo.

Confira também a lista completa e o vídeo de todas as novelas da Globo, do canal do Portal ZUN no YouTube.

A Rede Globo é uma rede de televisão brasileira fundada em 1965 na cidade do Rio de Janeiro pelo jornalista Roberto Marinho onde é assistida por mais de 150 milhões de pessoas diariamente, atingindo cerca de 98,44% de todo o território brasileiro tendo a cobertura de 5.482 municípios e cerca de 99,50% da população.

Além da emissora e dos canais que são transmitidos livremente na televisão, a Rede Globo também conta com um portal na internet fornecendo conteúdos de qualidade e informações atualizadas a todo o momento além de exibir o maior reality show que é o Big Brother Brasil.

Até o momento, já foram produzidos 260 folhetins seguindo os mais variados gêneros: comédia, época, romance, ficção científica, entre outros, alguns especialistas criticam as tramas por vincularem opiniões, usos e costumes de determinada sociedade já outras pessoas defendem a ideia das novelas mostrarem costumes de outros povos.

Novelas da Rede Globo

Logo das novelas antigas.

A emissora também é muito conhecida por exibir novelas de qualidade e com atores excelentes os quais deixam a trama ainda mais interessante, além do que a maior parte da programação é composta por novelas e também a reprise daquelas que fizeram o maior sucesso.

O programa "Vale a Pena ver de novo" é destinado a reprisar novelas que fizeram sucesso na emissora, no qual é transmitido durante a tarde para que todos tenham a oportunidade de assistir a trama.

As histórias sempre ganham um destaque tremendo na audiência e conquistam bons pontos para a emissora, além das novelas que exibidas após essa programação especial. Abaixo segue uma lista com as principais novelas da Rede Globo exibidas ao longo desses 44 anos.

Novelas antigas da Rede Globo

Confira algumas das novelas antigas da Rede Globo que mais fizeram sucesso!

América Terra Nostra
Elas por Elas Pedra sobre Pedra
TiTiTi Fera Ferida
Brega & Chique A Indomada
Cambalacho A Próxima Vitima
Guerra dos Sexos Mulheres de Areia
Sassaricando A viagem
A Gata comeu Barriga de Aluguel
Sinhá Moça Vamp
Direito de Amar Quatro por Quatro
Fera Radical O Clone
Roque Santeiro Laços de Famíla
Baila Comigo Mulheres Apaixonadas
Vareda Tropical O Cravo e a Rosa
Roda d eFogo Chocolate com Pimenta
Top Model Alma Gêmea
Tieta Celebridade
Torre de Babel Da cor do Pecado
Renascer Cobras e Lagartos
O Rei do Gado Belíssima

Onde assistir novelas antigas da Rede Globo

Em vários sites você encontra as novelas antigas da Globo para rever quantas vezes quiser. Mas se você possui TV por assinatura, a dica é ligar no Canal Viva, que atualmente vem reprisando as novelas Caça Talentos (de segunda a sexta às 14h); Felicidade (de segunda a sexta às 15h30); reprises de Malhação (de segunda a sexta às 14h30); Que Rei Sou Eu (de segunda a sexta às 00h15); e Renascer ( de segunda a sexta às 16h15).

Novelas antigas da Rede GloboAs novelas são programas de entretenimento que fazem um grande sucesso entre as pessoas, pois elas mostram vários temas que muitas vezes têm a ver com nosso cotidiano e vida, além de nos entreter grandemente. Por essa e outras razões, milhares de telespectadores não cansam de acompanhar as inúmeras novidades que os autores e os canais televisivos nos mostram através das novelas. Com o passar dos anos, as novelas também foram evoluindo.

Evolução da TV

Evolução da televisãoAntigamente, as novelas eram transmitidas nas televisões de telas preto-e-branco. Atualmente, os televisores estão mais modernos, tudo isso para deixar as pessoas ainda mais com vontade de assistí-los. Assim, como as televisões evoluíram tecnologicamente, os canais televisivos foram aos poucos aprimorando suas novelas.
A Rede Globo, por exemplo, é uma grande fabricante de novelas que exercem muita audiência frente às pessoas. As novelas que a Rede Globo transmitiu há tempos atrás são, com toda certeza, muito lembradas até os dias de hoje, pois várias delas são inesquecíveis.

Novelas antigas

Glória Menezes e Tarcísio Meira interpretando 2-5499 Ocupado, a primeira novela diária da história do Brasil.Algumas novelas antigas da Rede Globo que todos já devem ter ouvido falar: Anjo Mau, Pecado Capital, Selva de Pedra, O Astro, Saramandaia, Gabriela, Dancin Days, A Moreninha, Elas por Elas, Irmãos Coragem, Tieta, Roque Santeiro, Renascer, Vale Tudo, Rainha da Sucata, Pedra Sobre Pedra, A Gata Comeu, Vereda Tropical, dentre outras.
É bastante interessante lembrarmos-nos destas novelas, pois assim, de forma natural e automática, relembramos da época em que ela foi transmitida e de seus enredos. Também é legal realizarmos comparações entre as novelas de hoje em dia e as novelas antigas.
Portanto, vale a pena relembrar essas novelas antigas que certamente serão, para sempre, inesquecíveis. Elas fizeram parte da história da televisão e, claro, ficarão marcadas eternamente.

Tags: , , ,
Publicado por Maria Eduarda
Revisado em 25/09/2013

Compartilhar