Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Mundo

Montanhas mais altas do mundo

Existe marcos geográficos que todos tem vontade de conhecer, no caso da montanha de escalar. Conheça as mais altas montanhas do mundo.

Homem escalando montanhaNosso planeta é um mundo de muitas altitudes, com regiões onde a altura da superfície terrestre é literalmente imensa.

Essas regiões atraem e sempre atraíram pessoas em busca de aventura, no interessante espírito do homem de enfrentar seus limites e ir ainda mais alto. Nesse caso literalmente.

E tão forte é fascínio que essas montanhas despertam em quem lhes observa, que toda mitologia mundial é povoada por lendas e mitos desses lugares, para muitos sagrados.

Logo, independente de se tratar de atletas em busca de quebrar limites ou de homens em busca de aventura, escalar uma dessas montanhas é uma vitória sem par.

Conheça mais sobre as quatro maiores montanhas do mundo:

Monte Everest

EverestMonte Everest, também conhecido apenas por Everest, é sem dúvidas uma lenda para os alpinistas e adeptos do esporte.

Sendo o maior monte do mundo, sua altura é de impressionantes 8848,43 metros, sendo que parte dessa medida é constituída unicamente por gelo, pois sua altura permite que a temperatura em seu ponto mais alto seja inóspita.

Seu nome foi dado em homenagem a um importante governador britânico, que controlou as colônias na Índia durante muito tempo, chamado Sir George Everest.

Seu tamanho e altura descomunais são conhecidos desde 1852, quando foi reconhecido oficialmente como o ponto mais alto do mundo.

Sua localização fica na cordilheira do Himalaia, justamente na fronteira que liga a República Popular da China, em seu domínio no Tibete, e o Nepal.

O fascínio por lugares altos atraem alpinistas do mundo inteiro em busca dessa aventura que é dominar a montanha mais selvagem do planeta. Estimasse atualmente que mais de oito mil pessoas já tenham tentado a perigosa proeza de escalar suas paredes, sendo que destes aventureiros, mais de 200 morreram ao longo do caminho.

K2

K2O Himalaia aparentemente é um lugar que gosta de altas atitudes. Outra das maiores montanhas da Terra também fica dentro de suas fronteiras.

A montanha K2, também conhecida como monte Godwin-Austen, e também como os nativos a chamam de Chogori ou Dapsang, é reconhecidamente a segunda maior montanha do planeta, com uma altura média de 8611 metros.

Ela fica localizada em uma das muitas cadeias rochosas do Himalaia, a cordilheira de Karakoram.

O primeiro aventureiro que tentou escalar a montanha foi T.G. Montgomery em 1856, tendo sido justamente ele quem batizou a montanha.

Entretanto, apesar de ser a segunda maior apenas, ela é considerada ainda mais difícil de ser escalada, tendo apenas um número muito reduzido de alpinistas que conseguiram subir a montanha.

Kangchenjunga

KangchenjungaRespectivamente sendo a terceira maior montanha do mundo, a Kangchenjunga fica fronteira entre o Nepal e a Índia, pertencendo à mesma cordilheira que suas duas irmãs maiores.

Poucas pessoas se atreveram a enfrentar os seus 8.599 m de altitude.

Seu nome significa algo como Os 5 Tesouros da Grande Neve, fazendo alusão aos cinco picos de seu cume.

Lhotse

Lhotse e EverestA quarta maior montanha do mundo tem 8.516 metros, e seu corpo é ligado ao monte Everest, motivo pelo qual não são tantos alpinistas que resolvem tentar chegar ao seu topo.

O número de pessoas que escalaram o Lhotse gira em torno de 250, e até a 10 anos atrás foram registrados 11 mortes de alpinistas.

Mas é igualmente perigosa, sendo que para escalá-la é preciso encarar um paredão de gelo puro de aproximadamente 1.125 metros.

Waldemar Niclevicz no cume do Everest

Conhecer nosso país é importante para que a cultura, hábitos e costumes possam ser reconhecidos pela nação, porém o mundo possibilita uma série de outras curiosidades que podem ser descobertas com a exploração, apresentando diferentes regiões e paisagens incríveis, cada uma delas com suas peculiaridades e especificidades. As montanhas, por exemplo, apresentam um visual divino, cada uma com solo diferenciado, além de detalhes que podem ser percebidos com sua correta observação, podendo listar várias das montanhas mais altas do mundo, estas recebem atenção de pesquisadores e curiosos que desejam conhecer ainda mais sobre a região, local e detalhes geográficos. Confira quais as montanhas que destacam-se por sua altura.

Monte Everest

Monte Everest

O Monte Everest é reconhecido como a montanha mais alta de todo o mundo, esta é popular exatamente por seu destaque e altitude, superando uma série de outras regiões montanhosas, com diferentes peculiaridades e características que podem ser notadas. Localizada entre o Nepal e a China, próximo ao Tibete, o Monte Everest se destaca por suas proporções, sua altitude pode atingir a média de 8.850 metros, com exatamente 8.848, com sua subcordilheira localizada no Himalaia, se tornando uma das mais renomeadas e reconhecidas por grande parte da população mundial, sendo abordada em diferentes fontes de informação, por exemplo, possibilitando a identificação deste dado pelos interessados.

No vídeo do Discovery Chanel conheça outros detalhes - um pouco assustadores - sobre a montanha conhecida como "O Teto do Mundo":

K2

Monte K2

A segunda maior montanha do mundo, logo atrás do Monte Everest em questão de altitude, é a conhecida como K2, esta está localizada entre o Paquistão e a China, atingindo a altitude, em metros, de 8.611. Possui duas subcordilheiras, elas são conhecidas como Baltoro e Karakoram. Também é muito tratada em fontes de informação e reconhecida, principalmente, por aventureiros, vários deles sonham em conhecer a montanha ou até mesmo já chegaram em suas proximidades, reconhecendo as peculiaridades e possibilitando se aprofundar ainda mais no estudo que possui sobre diferentes partes do mundo.

Kangchenjunga

Kangchenjunga

A terceira montanha em relação às mais altas do mundo, diferentemente do Monte Everest e da K2 não é constantemente abordada, não sendo muito reconhecida por diferentes outras nações, somente por pesquisadores, especialistas e curiosos, sem que sue nome se torne popular. Kangchenjunga, a terceira montanha mais alta do mundo, está localizada entre o Nepal e a Índia, como subcordilheira, está próxima às regiões de Kangchenjunga, mesmo nome dado à montanha, e do Himalaia. Em questão de altitude, Kangchenjunga chega a dados que são surpreendentes, apresentando, em metros, 8.586, se tornando uma das montanhas visitadas por turistas e aventureiros que chegam próximos do território.

Lhotse

Lhotse West Face

Assim como a montanha Kangchenjunga, a Lhotse, quarto lugar dentre as mais altas do mundo, também não é popularmente reconhecida, somente sendo conhecida por pesquisadores e aventureiros que se interessam por este tipo de estudo. Sua altitude atinge 8.516 metros, estando localizada entre o Nepal e a China, especificamente no Tibete, com Mahalangur e Himalaia como suas subcordilheiras.

Há várias paisagens surpreendentes espalhadas por diferentes cantos do mundo, possibilitando que os turistas e curiosos possam visita-las e conferir as maravilhas apresentadas, com um ambiente agradável e repleto de detalhes e peculiaridades.

Montanha Makalu.As montanhas são uma espécie de acidente geográfico, ou seja, são colinas muito altas, porém apresentam altitudes superiores a de uma colina, são imponentes e cobrem cerca de 24% da superfície de nosso planeta.
A grande parte dos rios nascem em montanhas, que são divididas em: Vulcânicas – que dão origem aos vulcões, Rochosas – que são compostas por uma grande cadeia montanhosa e as compostas por blocos falhados, ou seja, aquelas que sofreram falhas em sua formação, como rachaduras.
Muitas delas destacam-se por terem pontos culminantes, tornando-se assim as montanhas mais altas do mundo, vejamos:

Monte Everest

Monte Everest.É a maior montanha da do planeta Terra, situada na fronteira entre a China e o Nepal, especificamente na cordilheira do Himalaia. Seu nome é em homenagem a sir George Everest, predecessor do governador geral da Índia, foi reconhecida como a maior montanha do globo terrestre em 1852, pelo matemático Radhanath Sikdar. Sua altitude é de 8848,43 metros e cerca de 1.491 pessoas já chegaram até seu topo, porém muitas morreram ao tentar retornar.

K2

Monte K2.Chamada também de monte Godwin-Austen, está localizada na cordilheira de Karakoram, região da Caxemira. Apresenta altitude de 8.611 metros, sendo descoberta no ano de 1856, por um homem europeu. Muitas pessoas já tentaram escalá-la, porém, só 189 conseguiram chegar ao topo, destacam-se entre eles o brasileiro Waldemar Niclevicz e o português João Garcia.

Kanchenjunga

Montanha Kanchenjunga.Localizada na fronteira do Nepal com a Índia, especificamente na cordilheira do Himalaia, possui 8.586 metros de altitude, sendo a terceira montanha mais alta do mundo. Seu nome traduzido significa “Os 5 Tesouros da Grande Neve”, uma referência aos seus 5 picos que originam seus glaciares, ou também aos 5 tesouros: ouro, prata, trigo, cobre e os escritos sagrados, guardados pelos deuses na montanha. Foi escalada pela primeira vez em 1955, por Joe Brown e George Band.
Essas são algumas das montanhas consideradas mais altas do mundo, com belezas raras e naturais.

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 29/11/2013

Compartilhar