Home » Carro

Modelos de bebê conforto

O bebê conforto serve para a proteção de seus filhos e seu uso é assegurado por lei, veja a seguir alguns modelos práticos para o dia a dia.

Uso correto do bebê conforto

Se você tem crianças em casa reconhece a necessidade de garantir sua segurança, principalmente quando o assunto envolve automóveis. Foi constatado que no ano de 2007, acidentes de trânsito causaram a morte de 570 crianças de 0 a 4 anos de idade, devido à negligência no que diz respeito ao uso do bebê conforto que por sinal são obrigatórios por lei, podendo gerar multas sobre o motorista.

Outro erro grave na hora da utilização da cadeirinha é com relação a sua instalação, muitos pais ficam com dó de deixarem os filhos presos aos cintos apropriados da cadeirinha, e por isso preferem deixar que eles apenas se acomodem no local, sem prendê-los corretamente, isso é um erro grave e pode causar a morte da criança em casos de acidentes, assim como o cinto de segurança dos adultos os cintos presentes na cadeirinha devem estar presos conforme o manual, caso contrário não servira de nada e o motorista ainda pode gerar multas.

Instalação da cadeirinha

Modelos de bebê conforto para crianças

Muitas pessoas confundem as cadeirinhas com o bebê conforto. Embora se tratem da mesma coisa eles são destinados a crianças de idades diversas. Veja abaixo o nome e faixa de idade de cada um dos equipamentos de segurança que devem ser usados pelas crianças nos automóveis.

bebê Conforto

Bebe conforto virado para trás

Essas são as cadeirinhas próprias para os bebês recém-nascidos até 9 Kg, as mais recentes podem aguentar até 13 Kg depende muito do modelo. Elas são caracterizadas pelo nome de bebe conforto, pois são mais reclinadas e devem ser colocadas de costas para o banco da frente do carro, essas bases possuem na lateral, bases para serem acopladas ao próprio sinto de segurança do veículo, isso permite que a criança seja retirada do carro sem que o bebe tenha de ser incomodado, esses são as chamados travel systems, sua única desvantagem é que precisam ser trocados assim que a criança ultrapassa o peso ideal citado acima.

Instale corretamente o bebê conforto no automóvel

Poltronas reversíveis

Poltrona reversível que deve ser de costas para o banco

As poltronas reversíveis são projetadas para adequar-se tanto aos bebês recém-nascidos quanto às crianças de até 16 Kg ou mais dependendo do modelo. Estes devem ser virados para trás, assim como o bebê conforto, a única diferença é que esse tipo de acessório pode ser utilizado por mais tempo.

Poltronas irreversíveis

Poltronas irreversíveis

As poltronas não reversíveis, que só podem ser usadas viradas para frente. Essas só podem ser usadas com crianças de mais de 1 ano e mais de 9 kg. São as famosas cadeirinhas, que devem se adequar ao tamanho da criança, todas essas informações devem estar de acordo com a postura de seu filho, se ele tiver dois anos e menos de nove quilos deve continuar no bebê conforto, dependendo do seu tamanho, o que é praticamente impossível.

Instalação das poltronas

Poltronas – Boosters

Acento de elevação

estes são os famosos banquinhos que devem ser utilizados por crianças maiores, são mais conhecidos como acento de elevação, isso permite que ela se ajuste ao tamanho do posicionamento do cinto do próprio veículo, no entanto, é indicada apenas para crianças que já são grandes na faixa de quatro a sete anos e meio de idade. Esse tipo de acento de elevação pode ou não ter encosto, não sendo ele obrigatório. A legislação brasileira afirma que esse tipo de cadeira é obrigatório para crianças de até 7 anos e meio, mas o ideal é que ela seja usada até a criança ter 1,45 m de altura. A partir daí ela pode passar a utilizar o cinto normal do banco, sem assento.

Instale corretamente as cadeirinhas

Informações do código da Lei

  • Crianças de 0 a 1 ano têm que usar bebê-conforto ou poltrona reversível voltados para a traseira do veículo.
  • Crianças de 1 a 4 anos têm de usar cadeirinha.
  • Crianças de 4 a 7 anos e meio têm de usar assento de elevação, ou "booster", com o cinto de segurança de três pontos do carro.
  • Crianças de 7 anos e meio a 10 anos devem viajar no banco traseiro com o cinto de segurança do veículo.
  • Se houver mais de três crianças abaixo de 10 anos no carro, a mais alta pode ir no banco da frente com o dispositivo de retenção adequado (cadeirinha ou booster, se tiver menos de 7 anos e meio) para sua altura e peso.
  • Montadoras e fabricantes de veículos podem estabelecer restrições extras ao uso de cadeirinhas, e essas restrições devem constar do manual do carro.

Seguraça

Instalação correta do bebê conforto

Os vídeos foram de grande ajuda para entendermos que a cadeirinha deve ser instalada da forma correta, pois bem, o melhor lugar para a instalação da cadeirinha é no assento do meio do banco traseiro, para diminuir o risco de um impacto no caso de acidentes. O cinto da cadeirinha precisa ser colocado de forma que apenas um dedo caiba entre o cinto e o corpo da criança, ou seja, o cinto precisa ficar justo, lembrando que você vai precisar instalar o equipamento com o cinto de segurança do veículo, por isso leia bem o manual de instruções antes de colocar seu filho na cadeirinha já instalada no veículo.

Onde comprar bebê conforto

Caderinhas de bebes

Existem muitas lojas que disponibilizam a venda destes acessórios para crianças, é mais seguro que você dê preferencia a lojas confiáveis, já que o equipamento deve estar com o selo de garantia e também com o lacre de segurança, não economize no que diz respeito a compra desse equipamento, ele poderá custar a vida de seu bebê, as lojas Americanas são de extrema qualidade, acesse o site e confira modelos de bebê conforto por preços acessíveis.

As Casas Bahia apresenta em sei site modelos de bebê conforto para todas as idades você só precisa acessar e conferir, o melhor dessa loja é que ela apresenta sua versão online, mas também possui uma filial em muitas cidades o que facilita na hora da compra e da supervisão do produto, especialmente em casos de trocas ou problemas.

O Walmart também disponibiliza diversos modelos de bebê conforto, o que mais chama a atenção nesse aspecto é que os preços são acessíveis, podem ser divididos em diversas vezes no cartão ou no boleto bancário e os produtos são de ótima qualidade. Existe também o endereço oficial Zura que contém muitos bebê conforto e cadeirinhas com ótimos preços para você conferir.

Conheça o tipo ideal de cadeirinha para cada criança

Publicado por Miriam
Revisado em 15/01/2013

Compartilhar

Receba novidades

Comentar