Home » Vestibular

Modelo de redação para vestibular

A redação é uma das principais partes de um exame para ingresso em cursos superiores. Confira nossas dicas para se dar bem e garantir sua vaga!

Como já é de costume todos os anos, milhares de alunos que estão concluindo o ensino médio ou já concluíram e estão se preparando em cursinhos, ou até mesmo em casa, para que possa prestar um vestibular. Para esses jovens, no momento não há nada mais importante do que conseguir a tão sonhada vaga na universidade, no curso que já sonha há muitos anos, e assim se tornar um grande profissional, se formando em uma das melhores universidades.

Mas para que consiga uma vaga, é necessário muito esforço e dedicação nos estudos, de modo que consiga passar por todo o processo seletivo, para, aí sim, chegar o dia da matrícula e o sonho passar ser realidade. Entretanto, o vestibular como um todo é muito difícil, pois exige calma, cuidado e muita atenção na hora de responder as questões corretamente.

Redação

Jovem estudante

Há uma parte do vestibular em que muitas pessoas acabam cometendo alguns deslizes, sendo esta, a redação. Como todo vestibulando sabe, a redação é uma das partes mais importantes do vestibular, já que serve para analisar o candidato dissertativamente, além de também ser uma maneira de triagem mais eficaz, visto que, como as provas são de múltipla escolha, algumas vexes, muitos alunos conseguem colar, ou "chutam" e acertam as questões.

Como fazer uma boa redação?

O que não podemos nos esquecer para que uma redação para que fique organizada, é necessário que tenha começo, meio e fim. Ou como aprendemos nas aulas de português: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Estar atento a tudo o que está acontecendo, também é um fator muito importante para que você possa elaborar uma redação com qualidade e, é claro, que saber as principais regras gramaticais é algo fundamental, pois quanto melhor e mais correta for à escrita, maiores são as suas chances de alcançar o êxito.

Já com relação à coerência e coesão, esses talvez sejam os fatores mais determinantes em uma boa redação, no entanto procure tirar suas dúvidas sobre dicas de redação, para que você possa alcançar um bom resultado na construção de seu texto.

Sendo assim, se você for prestar um vestibular este ano, e estiver com dificuldades em desenvolver uma redação, não perca mais tempo e reforce em casa a sua maior dificuldade, para que possa ir compreendendo aos poucos a sua maior duvida.

Redação - Dissertação - Parte 1 e 2

Cursar o ensino superior é o sonho de muitos jovens, mas alguns deles acabam tendo que abandonar esse sonho porque não conseguem passar no vestibular das faculdades públicas, e não têm condições de arcar com as despesas dos estudos em uma faculdade particular.

Sabemos que a cada dia que passa, os vestibulares das grandes universidades estão mais concorridos. Por isso, é necessário estudar bastante para conseguir obter um bom desempenho nos mesmos.

Cursinhos pré-vestibulares

MODELO DE REDAÇÃO PARA VESTIBULAR

Atualmente, muitos jovens estão optando pelos cursinhos pré-vestibulares, os quais disponibilizam aulas especialmente voltadas para os exames das principais universidades do país.

Uma grande dificuldade que os alunos têm na hora do vestibular é com relação à redação, a qual muitas vezes acaba resultando na eliminação do candidato na prova que garante uma vaga em uma universidade.

Se você tem dificuldade na parte da elaboração de uma redação, é necessário prestar atenção em algumas dicas importantes e também dar uma olhada nas redações mais bem avaliadas dos anos anteriores.

Tipo de redação de vestibular

A dissertação é o modelo exato de redação para a o vestibular, nela será necessário apresentar três partes essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Também é necessário estar informado e a par dos principais acontecimentos, uma vez que os temas das redações costumam ser algo relacionado ao nosso dia a dia. Outra dica de grande importância é não fazer orações longas, as quais fazem com que o leitor perca o interesse em ler sua redação.

Antes de entregar a redação, certifique-se de que tudo o que você quis expressar na mesma, poderá ser entendido com clareza pela pessoa que irá corrigi-la.

Para isso, escreva em letra legível e seja claro ao expressar suas ideias. Através da internet, você pode ter acesso a várias redações dos anos anteriores da universidade que pretende prestar o vestibular. Basta acessar o site da mesma e encontrar as provas e os gabaritos das edições anteriores.

Como fazer uma Dissertação

Erros ao escrever uma redação

Tags: , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 18/11/2008

Compartilhar