Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Curiosidades

Mito ou Verdade?

Existem mitos que são divulgados há muitos anos por nossos avôs e avós. Mas será que são verdadeiros ou são falsos? Podem ser como não ser.

Mito ou verdade

Da mesma forma que existem lendas urbanas ou folclóricas que fazem parte do nosso cotidiano existem mitos que são divulgados há muitos anos por nossos avôs e avós. Mas será que são verdadeiros ou são falsos? Depende. Podem ser como não ser. Às vezes podemos ter a certeza que são mitos mais depois ficamos sabendo que são verdadeiros.

Homens não têm câncer de mama (mito)

Enganam-se quem acha que precisa ter “seios” para ter câncer de mama (veja auto-exame). Os homens pode sim ter câncer de mama e se for descoberto no estágio final morrem sim. É mais difícil de acontecer, mas é possível. A causa principal é o consumo de certos hormônios para aumentar o peitoral ou ganhar massa corporal. Normalmente pode incidir em homens de idade superior aos 50 anos. A única forma de prevenção é não fazer uso de tais hormônios e sempre fazer o auto- exame dos mamilos.

Alicate de unha pode causar hepatite C (verdade)

Hepatite C é uma doença causada por vírus e que pode sim ser transmitida através de objetos contaminados. Não é tão somente a transfusão de sangue que a transmite. Se o doente usar um alicate de unha e vier a sangra e não esterilizá-lo, o vírus fica nele impregnado.

Água de coco é um santo remédio (mito)

Mito ou verdade 1Acredita-se que tomar água de coco faz muito bem para a saúde, mas o que não se sabe é que ela tem algumas contra-indicações. Não é indicada para pessoas hipertensas ou diabéticas devido ao alto índice de sódio e carboidrato (exemplo: um copo de 250 mililitros contém 10 gramas de carboidratos e 60 miligramas de sódio.

Alimentos integrais são menos calóricos (mito)

Quem deseja perder peso consome acha que tem que consumir muito alimento integral. Segundo os nutricionistas tais alimentos fazem muito bem para a saúde por serem ricos em fibras, mas se consumidos em excesso, podem engodar. Exemplo: fatia de pão integral (100 calorias) e fatia de pão de forma (74 calorias).

Pintas podem virar câncer (verdade)

Pintas escuras são chamadas de melanoma maligno e se não forem tratadas por um médico dermatologista podem sim se transformar em câncer (conheça os sintomas do câncer de pele). Deve-se prestar atenção a qualquer pinta ou sinal estranho (formas irregulares; coloração preta e marrom escuro e coceira, dor ou sangramento) na pele.

Espinafre é uma das melhores fontes de ferro (mito)

Nosso querido Popeye adorava comer muito espinafre para ficar forte, mas estava enganado. Espinafre contém sim ferro, mas este não é aceito pelo organismo por conter ácido fítico. Para quem procura por ferro nos alimentos, coma qualquer folha verde (exemplos: alface, agrião ou couve) que não seja o espinafre. Outra opção seria consumir muita vitamina C (exemplos: laranja, acerola e limão) para ajudar o corpo absorver o ferro do espinafre.

Leite combate gastrite (mito)

O povo antigo acreditava que tomar leite ameniza os sintomas da gastrite estomacal. Mas pelo contrário, por conter muito cálcio ele aumenta a acidez no estômago. Quem sofre de acidez deve procurar um médico para receber o tratamento adequado e não ficar bebendo leite para acabar com tal mal-estar.

Margarina é melhor do que manteiga (mito)

A manteiga por ser rica em gorduras saturadas faz com que a pessoa venha a sofrer de qualquer doença cardiovascular. Por isso o setor de alimentos modificou o ácido graxo e assim produziu-se a margarina. Mas depois se constatou através de várias pesquisas que tal modificação pode também ocasionar doenças cardiovasculares. Tanto uma quanto outra se consumidas em excesso podem afetar a nossa saúde.

Tags: ,
Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar