Home » Saúde

Misofonia o que é?

A Misofonia que é caracterizada por uma hipersensibilidade ao som especialmente os provocado pela mastigação e respiração.

Esse termo Misofonia foi criado nos anos 90, “Miso” significa e ódio e “fonia” significa som e os sintomas variam de pessoa para pessoa e a reação pode variar tanto da raiva quanto à autoproteção relacionada aos sons ou movimentos. Para um grupo especial de pessoas, sons do dia a dia podem incomodar e ser insuportáveis, podendo causar até mal estar, pânico e irritabilidade. Um simples caminhar pelas ruas ouvindo buzinas, pessoas, músicas pode parecer o fim do mundo para elas.

Misofonia

Essas pessoas são portadores de uma síndrome que poucos conhecem a chamada Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som ou simplesmente a Misofonia que é caracterizada por uma hipersensibilidade ao som, podendo irritar aqueles que a possuem apenas com o barulho de uma torneira pingando ou então alguém simplesmente mascando chicletes ou se alimentando. É um transtorno que normalmente aparece no final da infância e que apresentam ao todos 11 níveis de classificação e a maioria dos portadores são apontados como violentos e histéricos.

Quais os sintomas da Misofonia?

Irritação com sons que são muito comuns como, escovar os dentes, cortar as unhas, mastigar um alimento, beber água, buzinas, vozes e até emissões sonoras como, repetir alguma consoante na fala ou palavras podem irritar facilmente quem sofre com esse transtorno.

Mãos-no-ouvido

Todos os sons também produzidos pelo ser humano se tornam insuportáveis fazendo com quem tudo se misture e fique desafinado. Existem casos extremos que a pessoa não consegue nem suportar o tic-tac do relógio, é como se aquilo lhe incomodasse muito. Se houver sintomas, ela deve diagnosticada e rapidamente tratada para que o nível não seja o mais elevado, do contrário pode causar sérios problemas levando até ao isolamento social.

Só não podemos confundir essa síndrome com a Hiperacusia que nada mais é do que perceber certos sons de forma que não é normal, que ás vezes está baixo, mas se ouve muito alto e com isso lhe acarreta até dor física. Enquanto muitas pessoas tentam estourar os ouvidos com a música alta, outras só querem apenas tentar evita-la, os portadores sentem-se incompreendidos porque as pessoas os veem como raivosos e insensíveis.

Qual a maneira de tratar a Misofonia?

Ilustração-de-cérebro-funcionando

Existem vários tipos de tratamento, mas os principais é a terapia cognitiva-condicional e a terapia de Retreinamento de tinnitus, que apesar de não obter a cura, ensinam o paciente a se controlar e a aceitar a síndrome.

Se você tem algum desses sintomas e está na dúvida se é a Misofonia ou não, não perca tempo, marque uma consulta agora mesmo, procure um médico, faça os exames necessários e se der positivo siga a risca os tratamentos e as terapias.

A Misofonia não tem cura, mas os tratamentos poderão te dar uma melhor convivência social, você aprenderá a se controlar mais e terá outras percepções mais aguçadas do que apenas os sons que lhe causam tanto incômodo. Assuntos como esses não podem ser deixados de lado e adiados, porque quanto antes diagnosticado melhor e mais rápido poderá ser o tratamento.

Publicado por Programador
Revisado em 20/11/2015

Compartilhar

Receba novidades

Comentar