Home » Curiosidades

Mentiras que as mães contam

Os pais muitas vezes preferem contar uma mentirinha aos filhos, até que atinjam a maioridade, mas será que essa é a melhor alternativa?

Mentiras que as mães contam

Os pais sempre querem o melhor para seus filhos, e às vezes costumam contar aquela famosa mentirinha do bem. Mas será que essa é uma boa alternativa? Hoje separamos algumas mentirinhas mais famosas.

1. Entrar na piscina depois de comer faz mal.

R: Essa é uma meia verdade. De fato apenas entrar na água após fazer uma refeição não faz mal a saúde, desde que apenas entre na piscina, sem fazer muito exercício físico. Ao praticar exercícios físicos o sangue que precisa se concentrar na digestão acaba indo para acelerar os músculos, coração e respiração. Evite exercícios físicos em excesso após a refeição.

Mentiras que as mães contam 1

2. Ler no escuro estraga a vista.

R: Não é bem assim, o que acontece é que a atenção do leitor vai diminuindo, e o sono fica cada vez mais constante. A velocidade da leitura vai diminuindo gradativamente, mas não estraga a vista.

3. Papai-noel:

R: Que criança nunca ficou esperando o seu presente ser entregue pelo velhinho de barba e de roupa vermelha na véspera do natal? De fato essa é uma das mentirinhas mais gostosas de contar para uma criança, que pode até estimular a imaginação dos baixinhos.

4. Ficar perto da TV pode estragar a vista!

R: Outra crendice popular que é conhecida há muitos anos. Qual mãe não pediu para o filho sair de perto da TV para não estragar a vista? Segundo especialistas o máximo que pode acontecer é cansar a vista e/ou causar um breve ressecamento do globo ocular.

5. Vídeo-game estraga a televisão.

R: Normalmente os pais contam essa mentirinha para os filhos não passarem o dia inteiro no vídeo-game. A dica antes de ligar o televisor é ligar os cabos corretamente, e evitar o excesso, são medidas simples, mas que podem fazer toda a diferença.

6. Passar gelo na queimadura.

R: Basta os pais virarem as costas para as crianças aprontarem. Os especialistas alertam para os remedinhos caseiros. A melhor coisa a fazer quando há queimadura é lavar o local com água corrente. Nada de passar gelo, manteiga, pomada ou qualquer outro produto sem prescrição médica.

Mentiras que as mães contam 2

7. Sorvete piora a dor de garganta.
R: A dor de garganta é causada por gripes resfriados, ou seja, por um vírus e/ou bactérias. O sorvete não vai piorar em nada essa dor, ao contrário as vezes pode ajudar a aliviar as terríveis dores.

8. Engrossar os dedos demais engrossa.
R: Apesar de muitas pessoas acreditarem, essa é uma mentira contada a muitos anos, de fato estralar os dedos não os engrossam, no entanto não é recomendável estralar em excesso.

9. Chiclete gruda no estômago?
R: Essa é uma mentira, o chiclete não gruda no estomago, porque devido ao muco das paredes ele é eliminado pelas fezes. Mas os especialistas revelaram que não se deve engolir o chiclete, em excesso pode trazer alguns malefícios.

10. Se você tomar friagem vai ficar gripado.
R: Assim como no sorvete, a gripe ou resfriado é causada por vírus ou bactérias em contato com pessoas infectadas. O que acontece é que em dias mais frios a probabilidade de pegar um vírus é mais fácil, devido as aglomerações e ambientes fechados.

Tags: , ,
Publicado por Nathalia
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar