Home » Dinheiro » Educação

Mensalidade de faculdade

Fazer uma faculdade privada realmente é caro, porém existem programas de financiamento e diversas bolsas que são oferecidas aos alunos.

O Brasil possui ótimas universidades públicas como USP (Universidade de São Paulo), UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), entre outras. São centenas de instituições oferecendo aos alunos estudo de qualidade e oportunidades de emprego no concorrido mercado de trabalho. Para cursar uma das universidades mencionadas é necessário passar no vestibular das mesmas, o que nem sempre é fácil, pois os processos seletivos estão cada vez mais difíceis e concorridos.

No entanto, devemos nos lembrar de que existem várias faculdades particulares, as quais costumam ter um processo seletivo mais fácil, mas que também oferecem ótimos cursos e um bom ensino aos alunos.

MENSALIDADE DE FACULDADE

Valor da mensalidade de faculdade

O valor pago pela mensalidade da faculdade varia de acordo com a instituição e com o curso escolhido. É importante fazer uma pesquisa para ver qual universidade oferece a melhor forma de pagamento. Você ainda pode pedir auxílio a programas do Governo Federal, como o FIES (Financiamento Estudantil) ou da própria faculdade. Caso não saiba, muitas instituições oferecem descontos aos alunos de baixa renda. Entretanto, o estudante precisa ter um bom desempenho nos estudos para conquistar o benefício.

Há casos em que é possível pagar as mensalidades com prestação de serviços, ou seja, os alunos que realizam algum trabalho para a faculdade (monitoria, iniciação cientifica, etc.) têm direito a redução na parcela.

Rematrícula de faculdade

MENSALIDADE DE FACULDADE

A cada ano ou a cada semestre a faculdade costuma aumentar o valor da mensalidade, considerando que os reajustes são necessários para manter a excelência do curso. Mas é importante se informar sobre essas taxas antes de se matricular, pois pode ser que você tenha que tirar dinheiro a mais do seu bolso.

É bom deixar claro que, segundo o Código do Consumidor, o estudante não pode ser barrado de assistir aula por estar em débito com a escola. Por isso, mesmo que esteja com dificuldades para pagar as parcelas, não desista do curso. Tente conquistar algum tipo de ajuda ou então faça a transferência para uma universidade pública. No final, você vai ver que todo esse esforço valeu muito a pena.

Tags: ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 05/02/2009

Compartilhar