Home » Livros

Melhores livros de literatura

Ler é uma prática essencial para desenvolver conhecimento, na qual permite a pessoa, viajar pelas aventuras passadas pelos livros.

Livros de literatura

A leitura é um hábito que deve criado e exercitado entre as pessoas, pois além de todo o conhecimento literário que proporciona, também ajuda a desenvolver técnicas de escrita, interpretação textual, vocabulário, conteúdo argumentativo, entre outras habilidades; entretanto, ela tem sido trocada pela TV, música e até mesmo outras atividades em grupo como sair com os amigos.

O fato de a leitura ser muito deixada de lado gera uma falta de conteúdo e experiência com o idioma escrito, dessa forma, o seu incentivo torna-se essencial para o desenvolvimento do intelecto.

Livros de literatura brasileira

Memórias póstumas de Brás cubas

A literatura brasileira é considerada uma das mais vastas do mundo. Seus livros são, muitas vezes, responsáveis pela tradução do senso comum dos brasileiros por descreverem a população ou influenciarem-na. Dentre os vários bons livros, alguns se destacam muito:

Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis): narrado pelo autor defunto Brás Cubas, conta a história de sua vida segundo sua própria visão.

Dom Casmurro (Machado de Assis): narrado por Bentinho, que conta a própria história e sua visão de Capitu, quem segundo ele, o traiu. É importante destacar a visão unilateral passada pela obra, logo não se pode ter certeza se a traição realmente ocorreu.

Toda Poesia (Paulo Leminski): um compêndio da poesia de Leminski, autor curitibano, considerado um Best seller.

Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues): dá início a modernização do teatro nacional, com diversos planos de ação (realidade, memória e alucinação), conta a história de Alaíde que após ser atropelada e enquanto passa por uma operação lembra do conflito com a irmã pelo namorado e imagina seu encontro com Madame Clessi, uma cortesã assassinada pelo namorado, um jovem de dezessete anos.

Livros de literatura infantil

Reinações de Narizinho

Para as crianças, os livros com ilustrações e textos simples são essenciais para prender sua atenção e despertar a curiosidade. Assim, os mais indicados são:

Reinações de Narizinho: escrito por Monteiro Lobato, conta as aventuras de Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Tia Nastácia e Dona Benta no Sítio do Pica-pau Amarelo de forma que traz o surreal para a realidade da criança de modo a estimular sua imaginação.

Marcelo, Martelo, Marmelo e Outras Histórias: obra de Ruth Rocha, com três histórias, trata de reverses e dificuldades comuns na vida das crianças, como a comunicação efetiva com os adultos.

Ou isto ou aquilo: escrito por Cecília Meireles, um livro de poesia de 1964 que ainda é muito atual, incentiva na criança o jogo de palavras com sensibilidade e humor e instiga os leitores a perceber que a vida é feita por duras escolhas.

Livros de literatura infanto juvenil

O menino que morreu afogado no lixo

Para os jovens, também é importante conhecer obras literárias de acordo com sua maturidade e faixa etária, além do interesse. Alguns exemplos bons são:

O menino que quase morreu afogado no lixo: obra de Ruth Rocha, conta a história de Ronaldinho, um menino que não gostava de arrumar suas coisas nem de jogar o lixo, cujos pais fazem uma viagem e ele fica em casa e deixa a sujeira toda acumular.

O mistério da fábrica de livros: escrito por Pedro Bandeira, conta dois enredos entrelaçados, o processo de produção de um livro e a emoção do primeiro amor de Laurinha, registrado em um eucalipto o qual é derrubado.

O Estranho caso da Caverna: obra de Graziela Bozano Hetzel, trata da história de Felipe que, acompanhado de seu cachorro Biscoito, resolve investigar uma caverna descoberta perto de casa e passam por várias aventuras.

Essas dicas são um bom começo para incentivar a leitura para que ela se torne um hábito prazeroso e bem aproveitado pelas pessoas sem ser trocada por outras atividades ou considerada monótona.

Lembre-se, é importante conhecer o livro a ser escolhido através de resenhas para não tem uma primeira impressão ruim e escolher da melhor forma possível.

Assista ao vídeo no Canal do Portal ZUN no YouTube, e conheça alguns escritores brasileiros famosos e atuais.

Tags: ,
Publicado por Viviana
Revisado em 16/10/2013

Compartilhar