Home » Meio ambiente

Meio ambiente e sustentabilidade

Consciência ambiental e responsabilidade social? Existem atitudes simples e práticas sustentáveis que podem ser tomadas no dia a dia.

Árvore nascendo na palma da mãoCom a defesa crescente da proteção do meio ambiente, os conceitos de sustentabilidade são apontados como práticas racionais e eficientes que podem ser exercidas de forma individual e também coletiva. Entretanto, são poucos aqueles que buscam atitudes sustentáveis para a defesa do meio ambiente. Mas, para revertendo esse caso, quais são as principais atitudes para quem quer ser sustável e garantir a manutenção da qualidade de vida em nosso planeta?
Feche a torneira e incentive seus familiares

Feche a torneira!

Uma ação sustentável pode ser tomada em relação à agua que você consome. Segundo a ONU, o número de 2 bilhões de pessoas que sofrem com a escassez do líquido pode dobrar em 20 anos. Assim, fechar as torneiras enquanto escova os dentes ou ensaboa os pratos já é um início. No banho, não demore além do necessário, vendo a água correr pelo ralo.

Apague a luz e abra as janelas!

Apague a luz e troque suas lampâdas por modelos econômicosExiste algo mais agradável do que a luz natural? Aparelhos condicionadores de ar e outros eletrônicos também devem ter o seu consumo reduzido. Além de interferir diretamente na necessidade de produção de energia, a economia traz reflexos ao seu orçamento. Trocar lâmpadas comuns por fluorescentes também é uma atitude inteligente.
Deixe o carro em casa e vá de metrô!

Deixe o carro em casa!

Tente ir para o trabalho de metrô, de bicicleta ou até mesmo a pé! E por que não se a distância for pequena e uma caminhada não mata ninguém? Três amigos do seu bairro trabalham na mesma empresa? Faça um rodízio de caronas, melhore o trânsito e reduza a emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera.

Coma alimentos orgânicos.

Com alimentos orgânicos você protege sua saúde e o meio ambienteEles são mais saborosos e saudáveis, não usam agrotóxicos, impedindo a contaminação do solo, do ar, da água e do próprio agricultor. Além disso, as plantas que não usam agrotóxicos respeitam os ciclos naturais de produção, contribuindo para o desenvolvimento harmônico da agricultura.
Seja consciente e não esqueça sua ecobag

Evite sacolinhas plásticas.

Elas acabam entupindo esgotos, causando enchentes e nos rios ou mares e são ameaças constantes para vida aquática. Existem cidades que já proibiram o uso, mas, se este não é o caso da sua, tenha sempre em mãos sacolas de tecido ou até mesmo de materiais reaproveitados.

Não use papel desnecessariamente.

Não imprima desnecessarimente e aposte no papel recicladoNão imprima ou desperdice folhas usando um espaço mínimo e destinando-as ao lixo. A fabricação de pape consome florestas e ecossistemas inteiros e o reflorestamento não apresenta uma restauração total do ambiente, já que não devolve à área reflorestada suas espécies nativas, animais e insetos.
Transmita o seu incentivo e influencie seus filhos, familiares, vizinhos e amigos do trabalho. É uma forma de conscientização voluntária muito valorizada.

Tags: , ,
Publicado por Jessica
Revisado em 08/06/2011

Compartilhar