Home » Meio ambiente

Meio Ambiente e Cidadania

Hoje em dia estamos vendo muitas catástrofes, mas será que podemos fazer nossa parte para com o meio ambiente e amenizar tudo isso?

Cuidadno do nosso meio ambiente

Princípios Morais para com o Meio Ambiente

Saiba cuidar do nosso meio ambiente

Uma riqueza que nós brasileiros devemos respeitar é o meio ambiente, porem isto não é bem quisto e visto por todos.

No Brasil possui uma grande geração de pessoas que pouco se importam com as questões ambientais, que não possui ética e nem os princípios morais, na qual, a própria raça humana demorou séculos para adquirir.

Hoje estamos vivendo uma época em que a mídia oculta tudo, deixando assim de uma maneira fácil para aqueles que não possuem esta percepção de que se continuarem desrespeitando a natureza ela poderá voltar-se contra você e muitas catástrofes mundiais poderão acontecem e não está pra demorar, pois alguns acontecimentos já se sucedem de maneira brusca.

O que podemos fazer como Cidadãos?

Parece até que é pedir de mais, quando se pede para todos tomarem consciência de que o mundo poderá ser prejudicando com pequenas atitudes que você toma durante o seu dia.

Um exemplo são os lixos jogados na rua, onde entopem bueiros e são causadores de enchentes, e também o tempo de vida de um papel, ou plástico, ou metal, ou qualquer outro material, possuem longo tempo de duração.

meio ambiente e cidadania

Por isso que deve ser jogado em um recipiente, aonde irá para o lixo e em seguida pro caminhão onde levará a separação dos materiais para a reciclagem e assim seguir o seu ciclo de uma forma ecologicamente correta.

Veja outras atitudes de podemos tomar como cidadãos para ajudar o meio Ambiente que a gente vive:

1-Não corte árvores sem autorização, não desmatar florestas, nem provocar queimadas;

2- Nunca altere o percurso das nascentes e rios, e construção de poços artesianos somente com autorização;

3- Não crie animais silvestres em casa sem autorização, pois pode prejudicar a vida deles, evite pescar em períodos de proibição;

4- Separe o lixo reciclável ou reaproveite na sua casa, não jogue lixo nas ruas e no chão;

5- Procure andar a pé ou de bicicleta, evite transportes que contribuam com a poluição;

6- Evite usar venenos ou agrotóxicos em sua plantação ou horta, pois polui o solo;

7- Não desperdice água, sempre feche as torneiras, chuveiros quando não está utilizando. Sempre que puder aproveite a água da chuva;

8- Não desperdice energia elétrica, sempre desligue as luzes e aparelhos eletrônicos quando não está utilizando;

9- Ensine as crianças desde cedo a respeitar a natureza e o meio ambiente onde vive;

Outras atitudes também é cortar uma arvore sem autorização judicial, ou provocar queimadas, desmatamento, consumir excessivamente os bens naturais, enfim não ter o senso na qual a nossa ética nos trás, deixando assim um país conhecido como antiéticos e que não possuem uma cidadania aceitável.

Então ajude-nos a mudar a historia deste país e isto pode começar por você dentro de sua casa com os afazeres do seu dia a dia, e perceba que o consumo deve ser consciente e com muita cidadania.

Meio Ambiente preserve

Meio Ambiente e Cidadania

Mãos envolvendo árvoreMuitas ações se realizam na intenção de preservar o meio ambiente. Uma delas é a Educação Ambiental, a qual, para que funcione se faz necessária a participação da sociedade como um todo e, sendo participativa, colabore para a mudança de hábitos com relação aos problemas ambientais. Evidente que isso não acontecerá do dia para a noite, mas na insistência nesse trabalho de educação, irá possibilitar o engajamento e a participação de todos, isto é, a escola, a família e a comunidade. Importante ressaltar que é obrigação do Estado fornecer as diretrizes para o desenvolvimento das ações.

Meio ambiente conceito

Mundo em gota de folhaO meio ambiente se denomina como o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura física, química e biológica que dará sustentação à vida nas suas mais diversas formas, sendo estas, tudo o que compreende e cerca o meio ambiente. E o progresso de degradação dele tem avançado assustadoramente, haja vista, o que aconteceu no Brasil a partir do seu descobrimento.

Meio ambiente constituição

A Educação Ambiental está inserida e garantida pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. No seu artigo 225 ela estabelece que seja dever do Poder Público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para preservar o meio ambiente.

Meio ambiente educação ambiental

Garota japonesa segurando muda de árvoreÉ claro que a Educação Ambiental, sozinha, não é suficiente na resolução de todos os problemas ambientais, mas é parte indispensável no processo. É a Educação Ambiental que promoverá a formação de cidadãos conscientes no papel da preservação do meio ambiente, os quais estarão aptos a tomar decisões sobre problemas ambientais que servirão no desenvolvimento de uma sociedade sustentável. E o poder público é fundamental, bem como, responsável pela concretização das demandas.

Meio ambiente e cidadania

Mãos em volta de Planeta TerraExercitar a cidadania é a maneira que uma pessoa tem para que seus direitos sejam garantidos e respeitados. Os valores morais ou espirituais do homem, tais como, a honestidade, a verdade, a justiça, a ética, a disciplina, a integridade, a paz e o amor, são elementos fundamentais que o torna um membro ativo da sociedade, exercendo o seu papel de cidadão, para que saiba e possa exigir o que é de seu direito.
Desenvolver ações permanentes para que seja fortalecida uma consciência maior sobre os problemas ambientais, incentivando a participação de todos. A qualidade ambiental está intimamente ligada ao exercício da cidadania.
O meio ambiente não é tão somente as áreas de preservação e lugares bonitos, mas tudo o que se refere à agua, ar, solo, flora, fauna e ao homem, etc. Todos estão sofrendo com algum tipo de degradação.
Tudo se modifica quando o meio ambiente é atingido e quando se altera o clima, a saúde está sendo prejudicada. Preservar é necessidade para a própria preservação da vida.
“Apenas quando o homem matar o último peixe, poluir o último rio e derrubar a última árvore irá compreender que não poderá comer o dinheiro que ganhou”.

Tags: , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 07/12/2009

Compartilhar