Home » Estudo

Máquinas que facilitam o dia a dia física

Conheça as máquinas simples que tornam a realização de trabalhos diários mais simples e a física como interventora nos mecanismos.

Archimedes pensandoQuando falamos em máquinas logo nos vem à cabeça essas que facilitam nosso trabalho diário, como as máquinas de lavar, os computadores e etc. Porém nesse artigo trataremos das máquinas simples física, que nada mais são que pequenos instrumentos que deixam mais fácil a execução de certas tarefas e delas surgiu todo o avanço tecnológico de muitas máquinas que conhecemos.
Archimedes, um físico grego disse: “Dê-me um ponto de apoio, e moverei o mundo”. Era o princípio da alavanca, adaptada com simplicidade em muitos instrumentos.

Alavanca

pé de cabra abrindo um caixoteBarra utilizada sobre um ponto de apoio para mover um objeto. O famoso “pé de cabra” é uma alavanca em que seu ponto de apoio é a curvatura nas pontas. A alavanca apresenta três tipos: Interfixa – como a tesoura, Interpotente – como a vassoura e Inter-resistente – como o abridor de garrafas.

Roldanas e polias

Homens em academia com aparelhos de ginasticaSão discos com canais à sua volta. Podemos encontrar as roldanas em equipamentos de academia e nos pesos puxados por cabos. Já a máquina de lavar roupa é movimentada por duas polias, uma correia e o motor.

Plano inclinado

Ilustração de homem colocando obejto dentro do caminhãoUm plano inclinado, por exemplo, é aquele igual ao que deve existir nas calçadas para facilitar aos cadeirantes. Se a rampa for curta e muito inclinada será difícil subir, se for mais longa e com leve inclinação, sua subida será mais fácil.

Cunha

Ferramenta em forma de cunhaA cunha é um tipo de ferramenta que pode ser de metal ou madeira em forma de prisma, que serve para cortar, como os machados, por exemplo, ou então para calçar, ajustar ou nivelar alguma outra peça. Segundo pesquisas, alguns tipos de cunha foram usados também para a escrita.

Engrenagens

EngrenagensImagine-se uma bicicleta com marchas. O esforço para fazê-la andar pode ser reduzido com as engrenagens do eixo da roda e da coroa com a mudança da corrente para outra posição. No caso de engrenagens num conjunto único existe a necessidade de uma força, como o motor de um carro, por exemplo.
A Física nos mostra que com pequenos objetos podemos realizar atividades comuns com menor esforço.

Tags: , , ,
Publicado por Adriana
Revisado em 28/12/2011

Compartilhar