Home » Mundo

Maiores túneis do mundo

Os túneis servem como passagem de uma região a outra, diminuindo assim o tempo de viagem, por isso precisam ser bastante extensos.

TúneisA maioria dos túneis já construídos no mundo são vistos como artes tecnológicas construídas pelos homens e usados principalmente para a criação de estradas e ferrovias que ajudam e muito a diminuir o tempo de viagem de uma cidade para a outra. Há enormes túneis de extrema importância construídos pelo mundo, os quais foram projetados por ótimos profissionais da área e que demoraram muito tempo para ficarem pronto, afinal, nada pode abalar a estrutura dos túneis, os quais normalmente são construídos no subsolo. Se você está curioso para conhecer os maiores túneis do mundo, confira:
Túnel Gotthard

Túnel Gotthard

O Túnel Gotthard ainda encontra-se em construção, porém, quando ficar pronto no ano de 2017, será considerado o maior túnel do mundo com uma extensão de 57 quilômetros. Está sendo construído nos Alpes Suíços na Suíça.

Túnel Seikan

Túnel SeikanTrata-se de um canal rodoviário muito estreito da cidade de Tsugaru, no Japão, que liga a cidade de Aomori localizada na ilha de Honshu à ilha de Hokkaido, sendo considerado o segundo túnel mais longo do mundo com uma extensão de 53,8 quilômetros de comprimento e ainda possui um trecho sob o mar com 23,3 quilômetros de extensão.

Túnel Eurotúnel

Túnel EurotúnelChamado pelos britânicos de The Chunnel, o Eurotúnel é considerado um túnel ferroviário submarino que tem a capacidade de atravessar o Canal da mancha, ligando a França à Inglaterra. Sua extensão é de 50,5 quilômetros e foi inaugurado em 1994 com sete anos de obras.

Túnel Lotschberg

Túnel LotschbergConsiderado o maior túnel terrestre do mundo, o Lotschberg possui uma extensão de 34,6 quilômetros e se localiza na região dos Alpes na Suíça. Sua inauguração aconteceu no ano de 1997 e liga as cidades do norte como Frutigen às cidades do sul como Raron, permitindo a passagens de mercadorias, passageiros e trens.

Túnel Laerdal

Túnel LaerdalLocalizado na Noruega e inaugurado em 2000, o Laerdal é considerado o maior túnel rodoviário do mundo que liga a cidade de Oslo à Bergen. Sua extensão é de 24,5 quilômetros de extensão, por isso, recebe o sétimo lugar no ranking dos maiores túneis do mundo, sendo um ótimo aliado na época de inverno na Noruega, pois o tráfego aumenta muito mais quando a neve e o vento chegam ao país.
Túnel Simplon

Túnel Simplon

O Simplon é um túnel ferroviário localizado na cidade Brig que fica nos Alpes da Suíça e se liga à cidade Domodossola na Itália. Simplon é considerado o nono maior túnel do mundo e consiste em dois túneis de via única construído em 1906.

Túnel Vereina

Túnel VereinaLocalizado no leste da Suíça, o Túnel Vereina foi construído no ano de 1999 com o objetivo de melhorar o transporte de Canton Graubunden e Fluela Pass, regiões da Suíça que sofrem frequentemente com avalanches e nevascas no inverno rigoroso. Possui uma extensão de 19,1 quilômetros, ganhando o título de décimo maior túnel do mundo.
Além desses, o ranking dos maiores túneis do mundo ainda é composto pelos túneis localizados na cidade de Moscou na Rússia e são eles, Serpukhovsko – Timiryazevskaya e Kaluzhsko – Rizhskaya.

Tags: , ,
Publicado por Tainah
Revisado em 23/04/2012

Compartilhar