Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Mundo

Maiores cidades do mundo

Ao longo dos anos muitas cidades cresceram, e em grande escala. Conheça as maiores cidades em território e população que existem.

Cidade GrandeDesde a metade do século XX as maiores cidades do mundo são comparadas por escritores e artistas com “selvas de pedras”.

Muitos dedicaram grandes obras para falar direta ou indiretamente da importância das cidades e do espaço urbano.

E nessa profusão de forma e concreto, é assombroso visto em termos de dimensão a amplitude que assume uma metrópole, chegando muitas vezes a parecer um país ou até um universo totalmente novo e diferente daquele que conhecemos.

Esses organismos pulsantes são complexos, e envolvem anos de desenvolvimento e de um caos ordenado, que resultam nas megalópoles da Terra.

Conheça algumas destas cidades gigantescas:

Maiores cidades do mundo em extensão

Nova York a noite

Definir a extensão urbana é um processo delicado, que envolve uma série de determinados fatores, como por exemplo, as extensões geográficas.

Afinal, desde o começo do século passado, quando ficou claro que o mundo não é tão grande assim, muitas cidades têm literalmente crescido, ou seja, verticalmente. Mas ao se pensar em dimensões de quilômetros, algumas cidades sozinhas podem atingir o tamanho de boa parte de alguns estados pequenos.

É o caso de Nova York, a maior cidade do planeta. Sua extensão é tão ampla que cresce por diferentes ilhas, em cada região da cidade um turista ou um viajante desavisado teria a sensação de ter atravessado um portal, e ter chegado a um lugar completamente diferente.

Outra cidade que cresceu de modo assustador está localizada aqui no Brasil mesmo. São Paulo é a terceira maior cidade da Terra, e com toda sua região metropolitana consegue ocupar uma das áreas mais amplas de nosso país. Sendo uma cidade em profundo desenvolvimento, talvez a que mais cresce em nosso país emergente, especialistas ainda apontam a assustadora inevitabilidade de um crescimento ainda maior da cidade.

Maiores cidades do mundo em população

Pequi,E se engana quem pensa que uma cidade precisa apenas de espaço para se desenvolver. A falta deste não impede que a cidade cresça, e um exemplo disto é Pequim. Sendo muito menor que Nova York, sua população é quase três vezes maior. Isso faz dela uma das, se não a maior, cidade do mundo em termos de população.

E o caso é tão sério que além da lei nacional de controle populacional na China, Pequim possui uma lei própria que serve para tornar ainda mais rigorosa essa lei.

E é ainda na China que podemos encontrar a cidade com o maior número populacional do mundo. Xangai é a cidade com a maior região metropolitana do planeta, com uma faixa populacional de mais de 30 milhões de habitantes.

Outra cidade com uma faixa de habitantes enormes também se localiza no oriente. Tóquio é uma das mais modernizadas cidades do mundo, inclusive em termos de arquitetura e urbanismo, o que é necessário para abarcar tanta gente. Isso porque o espaço reduzido da cidade não a impediu de crescer até mais de 8 milhões de habitantes. Um número que é bem menor que o de Xangai, mas que é assustador para uma cidade dez vezes menor.

O crescimento demográfico do mundo que vivemos é constante e ocorre rápido demais!

São Paulo

O mundo está repleto de diferentes territórios e populações, cada um dos países possui uma série de cidades, fazendo com que o mesmo torne-se mais ou menos conceituado de acordo com a popularidade destas cidades, por exemplo, além de fazer com que o território seja renomeado por ser maior ou menor em questão de extensão.

É possível destacar as maiores cidades do mundo, estas se dividem entre os maiores territórios, ou seja, em questão de extensão, além de também poder constar quais as maiores cidades ao visualizar a população das mesmas. Conheça quais as maiores cidades em questão de território e população.

Maiores cidades do mundo em extensão

Hulunbuir China

Há uma série de cidades que podem ser consideradas as maiores do mundo, sua extensão, no caso, é uma das características observadas para que seja possível inseri-lo na lista dos principais locais. As maiores cidades apresentam uma quilometragem extraordinária referente à extensão do território, fazendo com que o mesmo se torne renomado, fazendo com que seus aspectos geográficos possam indicar quais as maiores regiões. Dentre as maiores cidades de todo o mundo, é possível destacar três delas.

Hulunbuir – Mesmo que esta cidade não seja muito conhecida por seu nome, esta é considerada uma das maiores em questão de território. Localizada na China, a área desta cidade, em milhas, é de 101,913, fazendo com que sua extensão seja imensa.

Altamira 2

Altamira – Ainda que poucas pessoas saibam que esta é uma das maiores cidades, a mesma está localizada no Brasil, porém sem o conhecimento até mesmo dos brasileiros, apresentando uma área de 61,659 em milhas.

City Os Kalgoorlie-Boulder – Esta cidade está localizada na Austrália, sendo considerada uma das maiores em questão de seu território, apresentando a extensão de 36,901 contadas por meio de milhas.

Maiores cidades do mundo em população

Tokio

Sobre a população que reside nas cidades, também é possível destacar as maiores por meio da contagem de seus habitantes, fazendo com que as mesmas tornem-se muito famosas por serem populosas. É possível, também, destacar três das cidades que apresentam maior número de habitantes de todo o mundo.

Tokyo – Localizada no Japão, esta é uma das maiores cidades em questão de população, o número de habitantes que vivem no local, totalizando 35,67 milhões, é um dos marcos, fazendo com que a mesma se torne muito renomeada e popular perante outras nações por seu reconhecimento.

New York

New York – Outra das cidades mais populares pelo número de habitantes é New York, ela está localizada nos Estados Unidos, totalizando a presença de 19,04 milhões de habitantes que vivem no local.

Ciudad de México – Por fim, há a Ciudad de México, localizada no México, apresentando o número extraordinário de 19,02 milhões de habitantes que residem no território, alcançando sua popularidade e reconhecimento perante os dados.

Além das cidades citadas acima, há uma série de outras regiões e territórios que podem ser constatados como os maiores por questões territoriais ou populacionais, fazendo com que tais locais se tornem renomeados pela quilometragem ou pelo número de seus habitantes que vivem na região. Conheça mais algumas no vídeo:

Maiores cidades do mundo
Conceito de cidade é nada menos do que uma área urbanizada nos quais se incluem critérios como densidade populacional, população ou estatuto legal. Uma cidade pode variar com dezenas de habitantes até milhões de habitantes. Já metrópole nada mais é do que o termo usado para designar a principal cidade de uma área urbana conturbada.
As 10 maiores metrópoles do Mundo estão localizadas na Ásia e nas Américas.
cidade de toquio
No topo da lista, vem a região metropolitana de Tóquio, no Japão, com 35,67 milhões de habitantes. É a capital do seu país, formam a metrópole as cidades de Tóquio, Yokohama, Kawasaki, Saitama, entre outras.
cidade de nova york
Em segundo lugar aparece a metrópole de Nova York, nos Estados Unidos da América com seus 19,04 milhões de habitantes. A região é conurbada de tal forma, que aparentemente não existem limites físicos separando as cidades. Nova York, Nova Jersey, Edison, Union, Wayne são algumas de suas principais cidades.
cidade do mexico
Na terceira posição está a Cidade do México, capital do México. Formada por 19,02 milhões de habitantes é a principal área econômica do país. As se cidades que se destacam na região são Cidade do México, Ecatepec de Morelos, Nezahualcóyotl e Naucalpan.
cidade de bombaim
Bombaim, na Índia é a quarta colocada. Habitada por 18,97 milhões de pessoas tem como destaque ser a capital financeira, do entretenimento e comercial do país.
cidade de sao paulo
Em quinto lugar aparece a região metropolitana de São Paulo, Brasil. Reúne 18,84 milhões de habitantes e cerca de 39 municípios em conurbação. Caracteriza-se por ser o centro da riqueza do Brasil, com renda suficiente para ser um país. São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Guarulhos, Osasco, Suzano Diadema, Barueri estão entre os municípios mais importantes da metrópole.
cidade de nova delhi
Completam a lista, Nova Delhi, na Índia 15,92 milhões de habitantes, Xangai na China com um total de 14,98 milhões de habitantes, novamente na Índia, com a cidade de Calcutá possuindo 14,78 milhões de pessoas, Daca em Bangladesh, 13,48 milhões. E por fim Buenos Aires, na vizinha Argentina, possuindo cerca de 12,97 milhões de habitantes.

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 27/11/2013

Compartilhar