Home » Brasil

Maiores cidades do Brasil

O Brasil é um país rico em diversidade cultural. Quando falamos em cidades, vem-nos a mente as grandes metrópoles. Confira algumas.

O Brasil é uma federação que conta com 26 estados e um Distrito Federal, 5.570 cidades e 202.768.562 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As maiores cidades do país são responsáveis por acolher a maior parte da população que entra como a 5ª maior do mundo.

Maiores-cidades-do-Brasil

Segue abaixo as 5 maiores cidades do Brasil.

1º São Paulo/SP: Com 11.895.893 habitantes, lidera com folga em primeiro lugar no ranking, ela é a única com mais de 10 milhões. Cidade onde se localiza a Avenida Paulista, nos seus mais de 2,8 mil metros de comprimento se distribuem grandes lojas, ótimas opções de gastronomia, vários hotéis, prédios gigantescos, teatros que trazem grandes atrações e o museu mais conhecido da cidade, o Masp, também há atrações históricas e shoppings.

Ibirapuera

O Ibirapuera é uma das regiões mais verdes, lá se localiza o Parque Ibirapuera, além de também ter bares e restaurantes muito elegantes, sem falar no bairro da Liberdade, onde se concentra a população oriental. Na região da Berrini ficam as maiores casas de show, local onde a vida noturna é mais badalada.

2º Rio de Janeiro/RJ: Com 6.453.682 de habitantes, essa cidade é uma ótima opção pra quem gosta de praias. As  mais conhecidas são: Ipanema, Leblon, Joatinga, Praia Velha, Copacabana, Tijuca , além de muitas outras, é claro.

Rio-de-Janeiro

Não podemos falar do Rio sem falar no Cristo Redentor, inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, recebe milhões de turistas todos os anos, é o maior símbolo da cidade carioca, é impossível não se encantar. Rio de Janeiro também é conhecido por ter bons restaurantes, bares, museus, teatros, ótimas opções para quem quer viajar e descontrair.

3º Salvador/ BA: Com 2.902.927 de habitantes, foi a primeira capital do Brasil, onde se mistura credos, culturas e raças, com grandes doses de alegria e humor, com isso atrai muitos turistas brasileiros e estrangeiros o ano todo. É famosa pelas suas festas populares que homenageiam desde o Senhor do Bonfim ao Rei momo, sem falar no carnaval, com seus trios elétricos pelas ruas e praias que arrastão multidões.

Pelourinho

É em Salvador, na parte alta da cidade, que fica a Beleza do colorido Pelourinho, um bairro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade, cheio de casarões dos séculos 17 e 18, lá ficam localizados de terreiros de candomblé até templos católicos.

4º Brasília /DF: Com 2.852.372 de habitantes, é uma cidade que já nasceu à frente do seu tempo, é um grande monumento a céu aberto e é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Rica em riquezas naturais com cachoeiras, lagoas, grutas, parques, tudo para quem gosta de estar em contato com a natureza. Mas também possui uma vida noturna com diversas casas de festas, além de mais de 5 mil bares e restaurantes.

Palácio-da-Alvorada

É a cidade na qual é localizado o Palácio da Alvorada onde ficam os governantes do País. Com um impressionante conjunto arquitetônico e urbanístico faz com que as pessoas contemplem preciosidades como projetos do Oscar Niemeyer.

5º Fortaleza/CE: Com 2.571.896 de habitantes, lá o que não falta são atrações, começando pela linda orla central formada pelas belas praias de Iracema, onde se localizam diversas barracas que oferecem comidas típicas, cadeiras, guarda-sóis e muita diversão.

Fortaleza

É uma metrópole de vida noturna bem agitada, com baladas abertas de segunda a segunda, além de teatros, cinemas, grandes shows, museus, bares e restaurantes.

Para as pessoas que gostam de morar em cidade grande, com mais movimentação e com mais opções de lugares para lazer, para fazer compras e com mais oportunidades de empregos, essas são as principais opções, claro que existem os contra de se morar na cidade grande, dentre eles estão à correria, à distância e muitas vezes até um número maior em relação a violência.

Vida-na-cidade-grande

Já para aqueles que preferem algo mais calmo, sossegado, sem muito tumulto, a dica é fugir desse ranking e procurar uma cidade menor.

São PauloO Brasil tem passado por um grande crescimento no número de seus habitantes. Esse crescimento se dá, com mais frequência, em grandes centros urbanos, pois neles, além do crescimento normal da população, soma-se os efeitos de migração interna. Algumas cidades viram verdadeiros centros urbanos de aglomeração popular. A seguir, algumas das maiores cidades do Brasil, de acordo com a extensão de sua área:

São Paulo (SP)

Estação LuzCom 11.253.503 habitantes (segundo Censo 2010) e área de mais de 1 milhão e meio de quilômetros quadrados. A cidade também é considerada a mais influente no cenário global, vinda do Brasil. É também considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta. O lema da cidade vem do latim “Non ducor, duco” que significa “Não sou conduzido, conduzo”.

Rio de Janeiro (RJ)

Rio de JaneiroMaior rota de turismo América Latina, a cidade de 6.323.037 habitantes será a sede oficial da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. É conhecida como um dos maiores centros culturais e econômicos do país, e é repleta de ícones nacionais como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã e a Pedra da Gávea. Foi a capital do Brasil de 1763 até a década de 1960.

Salvador (BA)

SalvadorA cidade de Salvador tem 2.676.606 habitantes e uma área de 706,8 mil quilômetros quadrados. Quem nasce em Salvador é chamado de soteropolitano. Esse nome vem de Soterópolis, nome em grego criado para a cidade. Os conjuntos arquitetônicos e os prédios da cidade chamam a atenção para o turismo, além de pontos como o Mercado Modelo, passagem considerada obrigatória por muitos turistas que chegam à cidade.

Brasilia (DF)

BrasíliaCapital federal da República Federativa do Brasil e sede do governo do país, a cidade também é chamada de “Capital da Esperança”. Possui 2.562.963 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE e, apesar de ser a quarta maior cidade, possui a segunda maior renda per capita do país (pib dividido pelo número de moradores).Isso provavelmente acontece porque nossos bem-pagos políticos habitam a cidade, que tem como atrações turísticas o Eixo Monumental.
O país tem outras várias grandes cidades. Se isso lhe despertar interesse, vale a pena prosseguir com a pesquisa, através dos links relacionados!

Tags: , ,
Publicado por Lucimari
Revisado em 20/11/2015

Compartilhar