Home » Economia

Maiores blocos econômicos do mundo

Com o objetivo dos países se fortalecerem através de alianças que surgiram os blocos econômicos. Veja quais são os mais conhecidos.

Conhecimento é a melhor ferramenta para se destacar, e atualmente vivemos em um mundo globalizado e altamente influenciado pelo comércio e negociações entre as nações, por isso se faz muito importante o conhecimento dos blocos econômicos, inclusive para os vestibulares.

Maiores-blocos-econômicos-do-mundo

Os blocos econômicos surgem da necessidade dos países se fortalecerem, e nada melhor do que alianças para alcançar seu objetivo. A união fortalece a comunicação e as transações comerciais, resultando muitas vezes em redução de impostos e até facilidade para os cidadãos transitarem pelos países dos blocos.

Os blocos econômicos mais conhecidos pelos brasileiros são: Mercosul e união europeia, mas esses não são os únicos, existem muitos outros de grande relevância como a COMUNIDADE ANDINA DE NAÇÕES – PACTO ANDINO, que foi assinado pelo Peru, Bolívia, Equador e Colômbia em 1969, objetivando maior integração comercial entre eles. Outro acordo importante foi o APEC, um acordo entre a Ásia e o Pacífico constituído em 1993.

O bloco é constituído por países de todo mundo, fazem parte a  China, Japão, Taiwan, Coréia do Sul, Vietnã, Filipinas, Brunei, Indonésia, Tailândia, Malásia, Hong Kong, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Peru, México, Canadá, e Papua Nova Guiné. Embora o bloco já tenha 21 anos, ele não está em pleno funcionamento, estimando que o mesmo possa acontecer em 2020. Almejando se tornar o maior bloco econômico do mundo.

Blocos econômicos: União Europeia

Blocos-econômicos-União-Europeia

A União Europeia representa 20% do PIB mundial, e 7% da população mundial, sendo o maior bloco econômico do planeta. Foi constituída em 1992 através do tratado de Maastricht, tendo dentre os principais objetivos, melhorar as políticas trabalhistas, imigração e combate ao Crime. Para fortalecer as relações econômicas criou-se um bloco financeiro e bancário comum a todos os países participantes, além de uma moeda única, o EURO.

Outro benefício para os membros do bloco é isenção do passaporte para migrar de um país para o outro, os cidadãos dos países pertencentes ao bloco também podem residir em qualquer país do mesmo. Os países que compõem a União Européia são: Alemanha, Franca, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Grécia, Bélgica, Dinamarca, Portugal, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos), Áustria, Finlândia e Suécia.

Blocos econômicos: Mercosul

Blocos-econômicos-Mercosul

O MERCOSUL é um acordo que atingi diretamente os brasileiros, ele foi assinado em 1991 pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela. A missão do bloco é reduzir as barreiras comerciais e aumentar o fluxo de bens e serviços entre as nações.

O acordo beneficiou os cidadãos dos países membros do bloco, onde o trânsito sem passaporte entre os países é livre.

Blocos econômicos: Alca

Blocos-econômicos-Alca

A Área de Livre Comércio das Américas – Alca foi proposta em 1994 pelo ex-presidente norte-americana Bill Clinton, mas nunca saiu do papel. O bloco econômico tinha como objetivo o livre comércio entre os 34 países americanos, derrubando as barreiras alfandegárias.

Estando em prática a Alca se tornaria o maior bloco econômico do planeta, mas foi engavetado em 2005, uma vez que a disparidade entre as economias dos países da América é muito grande, sendo necessário elevados investimentos em infra-estruturara para o bloco funcionar.

Publicado por Programador
Revisado em 20/11/2015

Compartilhar

Receba novidades

Comentar