Home » Mundo

Maiores bibliotecas do mundo

Algumas bibliotecas impressionam por sua arquitetura e, principalmente por sua exorbitante quantidade de livros disponíveis.

Quadro Escola de Atenas, de Rafael SanzioEm plena era da informação, as bibliotecas às vezes ficam deixadas de lado. Porém, impressionantemente, estima-se que nem 1% do conhecimento mundial esteja disponível na internet. A história nos mostra a biblioteca de Alexandria como um dos maiores centros de cultura e informação que já possuímos, e hoje, ao contrário do que muitos pensam, são muitos os lugares que ultrapassam a antiga biblioteca em tamanho, quantidade de livros e até mesmo em visitação. A seguir, trataremos sobre algumas das maiores bibliotecas disponíveis no mundo.

Biblioteca do Congresso Norte Americano

Biblioteca do Congresso Norte AmericanoA instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos fica localizada na capital do País, Washington D.C. A Biblioteca do Congresso conta com o impressionante número de mais de 144 milhões de itens, que incluem matérias disponíveis em 470 idiomas. Inaugurada em 1800, possui aproximadamente mais de 32 milhões de livros catalogados e é aberta ao público geralmente para pesquisas acadêmicas, apesar de turistas também poderem fazer visitas a esse verdadeiro universo literário.

Biblioteca Nacional da China

Biblioteca Nacional da ChinaA maior biblioteca da Ásia e a segunda maior do mundo se encontra na China. Contendo uma coleção de mais de 27 milhões de livros, a biblioteca possui o mais rico acervo em todo o mundo da literatura chinesa, além de uma quantidade imensurável de documentos históricos. Dentre os itens e coleções notáveis da biblioteca, está uma coleção de mais de 270 mil livros antigos e raros chineses, além de mais de 1,6 milhão de livros chineses tradicionais. Também está disponível para consulta uma coletânea literária e os livros das faculdades da dinastia Qing.

Biblioteca da Academia de Ciências da Rússia

Biblioteca da Academia de Ciências da RússiaA Academia Russa de Ciências é um dos maiores centros culturais do mundo. Fundada em 1724, Possui como estrutura 9 sedes separadas por domínios científicos. São 3 sedes territoriais e 14 centros distribuídos por regiões e áreas do conhecimento. São vários os ex-alunos da Academia premiados com o prêmio Nobel e, dentre eles, está o famoso médico Ivan Pavlov. A rede de bibliotecas da Academia constituem um dos maiores acervos do mundo, trazendo mais de 20 milhões de livros disponíveis para consultas acadêmicas.

Biblioteca Nacional do Canadá

Biblioteca Nacional do CanadáA biblioteca canadense entra em nossa lista por possuir em seu acervo mais de 20 milhões de livros. Mas há um importante diferencial: além do vastíssimo conteúdo orgânico, lá também está o maior acervo de arquivos digitais do mundo. Na biblioteca, já constam mais de 1 Petabyte (correspondente a 1 milhão de Gigabytes) de livros e artigos digitalizado. A arquitetura da biblioteca também preza pela modernidade, é sua construção é considerada revolucionária para os prédios do gênero.
Logo em seguida temos a Biblioteca de Harvard, com 16 milhões de livros; a Biblioteca Nacional do Reino Unido, com 13,9 milhões de obras; e a Biblioteca Nacional da Ucrânia, que possui aproximadamente 13 milhões de livros em seu acervo.

Tags: , ,
Publicado por Amoedo
Revisado em 18/04/2012

Compartilhar