Home » Mundo

Maiores arquitetos do mundo

Arquitetura não é apenas construir, é criar harmonia e forma em um lugar físico. Conheça alguns mestres da arquitetura!

Projeto arquetetônicoMuito mais do que construir casas e fazer plantas, o trabalho de um arquiteto está intimamente ligado com a noção de forma e harmonia, em níveis que fogem da mera funcionalidade para adentrar os campos da arte.

Deste modo, quando um grande arquiteto se destaca, ao certo, não se trata apenas de sua habilidade para construir habitações e outros tipos de prédios, mas sim de seu elevado valor artístico. E isso não é novidade.

Desde o século XIX vários pensadores comparavam a figura do arquiteto com a do artista. Conheça mais sobre alguns desses artistas, cujo trabalho arquitetônico marcou-os para sempre no mundo da arte.

 Maiores arquitetos internacionais

Frank Lloyd WrightUm dos maiores nomes europeus da arquitetura no século XX, o francês Charles-Edouard Jeanneret-Gris, se tornou imortal no mundo inteiro com o pseudônimo de Le Corbusier.

Sua vida artística foi bem versátil, e atuou em várias áreas além da arquitetura, como a pintura, por exemplo, tendo quadros atualmente no valor de alguns milhares de dólares.

Sua importância começa com o fato dele ter sido o criador do estilo Unité d'Habitation, que foi uma forma de arquitetura muito empregada no século XX.

Seu estilo revolucionou, pois fugia das formas nacionalistas utilizadas até em tão, para empregar um modelo que fosse calcado na necessidade humana. Seu estilo influenciou outros grandes nomes do século.

Outro grande nome de atuação versátil na arte foi o americano Frank Lloyd Wright. Ele também foi escritor e educador, mas sua obra verdadeiramente se destaca por seu papel na arquitetura. Realizou mais de mil projetos, dos quais, mais de 500 foram construídos. Sua teoria é que uma obra deveria ser individual, influenciada primordialmente pela localização e finalidade.

O canadense Frank Gehry também entra nessa lista de grandes arquitetos. Com um estilo que combina o livre-arbítrio da arte com formas concretas da física, Frank se tornou um dos sinônimos de arte quando o assunto é arquitetura. A importância de seu trabalho é afirmada pelo diálogo entre a arquitetura e as novas tecnologias da pós-modernidade, período onde ainda se busca essa relação, e na qual ele promove obras de profunda beleza.

Maiores arquitetos brasileiros

BrasíliaNo Brasil, sem dúvida, o nome de maior peso no campo da arquitetura é do mundialmente famoso (e considerado um dos maiores arquitetos do planeta em todo mundo), Oscar Niemeyer.

Nascido Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, em sua vida ganhou o posto de um dos maiores representantes e criadores da arquitetura moderna.

Foi fortemente influenciado por Le Corbusier apesar de buscar seu estilo próprio. Foi reconhecido mundialmente como escultor-arquiteto, pela beleza de suas obras, e entre seus feitos mais notáveis estão Brasília e sua participação na construção da sede da ONU.

Paulo Archias Mendes da Rocha é outro grande nome de nossa arquitetura. Ganhador do Prêmio Pritzker em 2006, sua obra é polemica, e divide a crítica. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão o Museu Brasileiro de Escultura, o Clube Atlético Paulistano, o Pavilhão brasileiro da Feira Internacional de Osaka e as novas instalações do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

Para Niemeyer, bonito mesmo era a curva! Assista a sua entrevista nesse vídeo do Youtube:

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 05/11/2013

Compartilhar